A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Profa. Karina

2 Objetivo Auxiliar na elaboração da estratégia dos
recursos informatizados da empresa, entender o que é Gestão de TI e trazer conceitos de novas tecnologias

3 Conteúdo Perspectiva Empresarial Tipos de Sistema de Informação
A Empresa em Redes Banco de dados Sistemas ERP CRM Datamining e DataWarehouse Plano Diretor de TI Tecnologias e ITIL

4 Avaliações - Conhecimento
O conhecimento será avaliado através das provas e das apresentações. Formatação dos trabalhos de acordo com a metodologia da faculdade. Conteúdo das apresentações

5 Avaliações - Habilidade
A habilidade será verificada através da: Apresentação oral, fluência, Postura, apresentação pessoal Qualidade dos slides, Apresentação escrita dos trabalhos,

6 Avaliações - Atitude A atitude será observada pela: Pontualidade,
Permanência, Comportamento, Interesse, Participação do aluno nas aulas, Pró-atividade do aluno, Não fazer cópia de trabalhos, Respeito pelos colegas, Comportamento pessoal/profissional.

7 Avaliações 2 provas Seminario

8 Introdução

9 Considerações Porque existe uma estrutura organizacional?
Porque os humanos não tem capacidade de controlar muitas pessoas e estratégias. Por isso é preciso delegar, dividir, hierarquizar. Usar instrumentos apoiados pela TI promovendo aumento da produtividade, coleta eficaz e rápida de informações. A rápida troca de informações dos níveis gerenciais até o nível operacional é fundamental para o sucesso da organização.

10 Por que as vezes não há sinergia na empresa?
Pela falta de acesso a mesma informação!!! É preciso ter mecanismos que suportam tráfego da informação e a qualidade da própria informação são fatores estratégicos.

11 Porém, como garantir a qualidade e pontualidade da informação?
R.: Uso adequado dos recursos de TI.

12 O que é TI? O termo "Tecnologia da Informação" serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. A TI está fundamentada nos seguintes componentes (Rezende, 2000):

13 Por que usar a TI? Única maneira de fazer determinado trabalho;
Melhorar processos internos; Aplicar controles melhores; Reduzir custos; Melhorar a qualidade e disponibilidade das informações importantes interna e externamente à organização; Agregar valor aos serviços e produtos ofertados por uma organização.

14 Como estruturar a TI para garantir o potencial competitivo das organizações?
Organograma e Mapa Ocupacional

15 Organograma Tradicional
Quanto maiores a responsabilidade e autonomia, mais alta será a posição ocupada pelo cargo/setor. Funções de Staff (assessorias), que respondem a um superior mas não têm autoridade total sobre os níveis abaixo, são colocadas em níveis intermediários. Por exemplo, o RD tem sua autoridade limitada aos assuntos da Qualidade, portanto somente nesses assuntos ele tem ascendência sobre os gerentes, não em outros temas.

16 Organograma Circular e por atividades

17 Organograma Solar / Flor

18 Mapa de carreiras Identificação dos grupos e níveis de carreira

19 Mapa de carreiras / Área funcional
Uma área funcional possui uma série de cargos ou posições, que têm em comum um conjunto de responsabilidades e/ou processos. Estes cargos/posições possuem diferentes níveis de conhecimentos e responsabilidades. Descrição das áreas funcionais (Exemplo para Gestor de TI) Descrição: Planeja e coordena as atividades relacionadas com a estratégia e os sistemas e tecnologias de informação da organização... Funções: Definir, em cooperação com a hierarquia, as políticas e os objetivos relacionados com os da TI. Elaborar ou participar na elaboração de planos de atividades e orçamentos... Requisitos: Nível superior em TI e 10 anos em TI Vagas disponíveis, vagas ocupadas e vagas em 2 anos

20 Sistema de Informação É conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coleta, armazena, processa e distribui dados e informações com a finalidade de dar suporte às atividades de uma organização. (planejamento, direção, execução e controle). (Laudon e Laudon, 2001).

21 Evolução do TI Anos 60 - “Era do Processamento de Dados”   (Grover,Teng,e Fiedler,1998), a utilização da TI era caracterizada por sistemas centralizados cujo principal objetivo era o de automatizar funções operacionais em larga escala com a finalidade de aumentar a eficiência das operações,sendo utilizados basicamente para automatizar processos como contabilidade e folha de pagamentos.

22 A alta gerência ainda visse a TI como despesa ou como mera utilidade.
Evolução do TI Anos 70- aumento da velocidade de processamento, foi possível utilizar os computadores para fornecer relatórios. Neste momento surgi, a “Era dos Sistemas de Informação” A alta gerência ainda visse a TI como despesa ou como mera utilidade.

23 Evolução do TI Anos 80 - Com advento dos microcomputadores no início dos anos 80 houve uma mudança de paradigma na computação empresarial. Os dados, antes centralizados nos mainframes, passaram a ser colocados nas mesas dos usuários e gerentes. Ainda que a TI atingisse os níveis mais altos da organização, seu foco estava no aumento da eficiência interna e no aumento da produtividade pessoal.

24 Evolução do TI Anos 90 - A TI tomou conta das corporações, e aspectos como o alinhamento da TI aos negócios e a convergência da informática com as telecomunicações tornaram-se prementes para as empresas.Iniciou-se então a “Era da Tecnologia da Informação ”.

25 No final da década, a Internet reforçou essa tendência, e presenciou-se o nascimento do e- business, que sem dúvida marca o início de nova era na computação empresarial. Dois grandes fatores poderiam ser utilizados para representar o momento atual da TI em empresas: a Internet e a computação móvel, representada pelo crescente uso de dispositivos móveis com acesso a dados, tais como celulares e palmtops

26 Novo Papel da Tecnologia da Informação

27 Informação Economia da informação - o sucesso é determinado pelo que você sabe ou de quanto informado você está, e não pelo que você possui. É de consenso geral no mundo empresarial, que a informação é, ao mesmo tempo, matéria-prima e produto acabado nos diversos ramos de atividade. A informação constitui, então, um dos maiores e mais valiosos ativos da empresa. Quando adequadamente estruturada, a informação contribui para que a empresa se torne cada vez mais dinâmica. McGee e Prusak (1994)

28 Informação Como podemos distinguir os três termos abaixo ? Dados
Conhecimento


Carregar ppt "GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google