A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ariel Levy Macaé – 2010/1 Prática VI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ariel Levy Macaé – 2010/1 Prática VI."— Transcrição da apresentação:

1 Ariel Levy Macaé – 2010/1 Prática VI

2 Objetivos Demonstrar as habilidades básicas demandadas pelas empresas.
Demonstrar habilidade para analisar problemas de negócios e processos e gerar e avaliar soluções para os problemas. Ter capacidade para apresentar idéias e conclusões de forma oral e escrita, de maneira compreensível para os outros. Demonstrar capacidade de entender relações entre diferentes funções dentro das organizações. Dispor de uma visão integradora, possibilitando o entendimento da estrutura e do funcionamento do campo de conhecimento da Gestão Empresarial e Pública.

3 Áreas Temáticas Gestão de Recursos Humanos Gestão de Marketing
Contabilidade para Executivos Planejamento Estratégico Finanças Empresariais Gestão Estratégica de Custos Gerenciamento de Projetos Gestão da Qualidade Orçamento e Controle Administração de Recursos Mercado de Capitais Planejamento Tributário Derivativos ARTIGO CIENTÍFICO O artigo científico é um texto para ser publicado, escrito a partir de uma pesquisa documental ou experimental, possuindo três definições conforme a ABNT: 1. Artigo Científico: parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias de diversas áreas do conhecimento. 2. Artigo de Revisão: parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas. 3. Artigo Original: parte de uma publicação que abordem temas originais. Antes de iniciar a redação de um artigo científico, é conveniente considerar alguns aspectos sobre o que escrever, levando em consideração o interesse do autor pelo tema abordado, seu estilo próprio e a pesquisa realizada. Características básicas de um artigo Um bom artigo caracteriza-se por sua qualidade, atualidade e cientificidade, considerando-se (GONÇALVES, 2004): Clareza: já no resumo o leitor tem que ter clareza do que trata o artigo. Concisão: o assunto deve ser abordado com clareza. Criatividade: o texto deve ser criativo para chamar a atenção do leitor. Encadeamento: o texto deve ter uma seqüência lógica entre parágrafos, tendo início, meio e fim. Precisão: as informações devem ser precisas e verdadeiras. Originalidade: o assunto deve ser tratado de forma original, sem utilização de palavras rebuscadas. Extensão: o tamanho do artigo vai depender do número de páginas exigidos Fidelidade: o texto deve ser escrito dentro de parâmetros éticos, tendo respeito pelo objeto estudado.

4 Característica I - Apresentação Um artigo científico Título Autor
Resumo (Abstract) Apresenta-se de forma sintética o problema, a abordagem utilizada e as principais conclusões. Palavras Chaves Título (Title). Descreve de forma lógica, rigorosa, breve e gramaticalmente correta a essência do artigo. Por vezes, opta-se por títulos com duas partes, como o deste texto. Autor e filiação (Author and affiliation).  Indicação do nome do autor (ou autores) e da instituição a que pertence(m). É freqüente indicar também o endereço de correio electrónico. Resumo (Abstract). Não deve exceder 200 palavras e deve especificar de forma concisa, mas não telegraficamente:                                             1. O que é que o autor fez.                                             2. Como o fez (se for relevante).                                             3. Os principais resultados (numericamente, se for caso disso).                                             4. A importância e alcance dos resultados. O resumo não é uma introdução ao artigo, mas sim uma descrição sumária da sua totalidade, na qual se procura realçar os aspectos mencionados. Deverá ser discursivo, e não apenas uma lista dos tópicos que o artigo cobre. Deve-se entrar na essência do resumo logo na primeira frase, sem rodeios introdutórios nem recorrendo à fórmula estafada "Neste artigo ...". Deve-se evitar a citação de referências bibliográficas no resumo. Convém lembrar que um resumo pode vir a ser posteriormente reproduzido em publicações que listam resumos (de grande utilidade para o leitor decidir se está ou não interessado em obter e ler a totalidade do artigo). Palavras-chaves (Keywords). Por vezes é pedido que um artigo seja acompanhado por um conjunto de palavras-chaves que caracterizem o domínio ou domínios em que ele se inscreve. Estas palavras são normalmente utilizadas para permitir que o artigo seja posteriormente encontrado em sistemas eletrônicos de pesquisa. Por isso, devem escolher-se palavras-chaves tão gerais e comuns quanto possível. Um bom critério é selecionar as que usaríamos para procurar na Web um artigo semelhante ao nosso. Para ganhar sensibilidade, ao escolher as palavras-chaves, pode ser útil consultar o sistema anual de classificação das ACM Computing Reviews.

5 Artigo científico Introdução
A introdução deve revelar o percurso seguido pelo pesquisador, desde a motivação para a pesquisa até às conclusões finais. Enquadramento Natureza do problema A essência do conhecimento – estado da arte Objetivos primários e secundários Justificativas ou relevância - motivação Metodologia Estrutura A introdução fornece ao leitor o enquadramento para a leitura do artigo, e deve esclarecer: a natureza do problema cuja resolução se descreve no artigo; a essência do estado da arte no domínio abordado (com referências bibliográficas); e o objetivo do artigo e sua relevância (justificativas) para fazer progredir o estado da arte; ou seja, a introdução deve revelar o percurso seguido pelo pesquisador, desde a motivação para a pesquisa até às conclusões finais; Quando for caso disso, deve incluir ainda:                       5. a indicação dos métodos usados para atacar o problema, e                     6. a descrição da forma como o artigo está estruturado.

6 Artigo Científico Corpo do artigo
Constitui a descrição, ao longo de vários parágrafos, de todos os pontos relevantes do trabalho realizado. O corpo do artigo pode ser dividido em títulos e subtítulos.                     6. a descrição da forma como o artigo está estruturado. Corpo do artigo (Body of the paper ).  Constitui a descrição, ao longo de vários parágrafos, de todos os pontos relevantes do trabalho realizado. O corpo do artigo pode ser dividido em títulos e subtítulos. O que torna o texto mais preciso e a sua leitura e compreensão mais agradável. Conclusões (Conclusions). Devem ser enunciadas claramente, e deverão cobrir:                     1. o que é que o trabalho descrito no artigo conseguiu e qual a sua relevância, e                     2. as vantagens e limitações das propostas que o artigo apresenta .   Quando for caso disso, deve incluir ainda:                       4. referência a eventuais aplicações dos resultados obtidos, e                     5. recomendações para um trabalho futuro. Referências (References). Trata-se de uma listagem dos livros, artigos ou outros elementos bibliográficos que foram referenciados ao longo do artigo. Existem várias normas de referenciação. A que foi aqui usada é a recomendada pela ACM (Association for Computing Machinery). Conclusões   Pretendeu-se que este trabalho proporcionasse, de forma muito sintética, mas objetiva e estruturante, uma familiarização com os principais cuidados a ter na escrita de um artigo científico. Para satisfazer este objetivo, optou-se por uma descrição seqüencial das componentes típicas de um documento desta natureza. Pensa-se que o resultado obtido satisfaz os requisitos de objetividade e pequena dimensão que pretendia atingir. Pensa-se também que constituirá um auxiliar útil, de referência freqüente para o leitor que pretenda construir a sua competência na escrita de artigos científicos. Faz-se notar, todavia, que ninguém se pode considerar perfeito neste tipo de tarefa. A arte de escrever artigos científicos constrói-se no dia-a-dia, através da experiência e da cultura. Assim, as indicações deste texto deverão ser entendidas como um mero primeiro passo, enquadrador, para uma jornada plena de aliciantes, mas que nunca terá fim.

7 Artigo Científico Conclusões
Descreve os resultados obtidos e sua relevância. As vantagens e limitações das propostas apresentadas. Referência a eventuais aplicações dos resultados obtidos. Recomendações para um trabalho futuro.

8 Artigo científico Referências
Trata-se de uma listagem dos livros, artigos ou outros elementos bibliográficos que foram referenciados ao longo do artigo. Existem várias normas de referenciação. Recomendo a da ABNT

9 Característica II- Linguagem Impessoalidade Estilo Científico
linguagem correta e precisa, coerência na argumentação, clareza na exposição das idéias, objetividade, concisão e fidelidade às fontes citadas. Impessoalidade Estilo Científico Vocabulário técnico Correção gramatical Recursos ilustrativos Impessoalidade: redigir o trabalho na 3ª pessoa do singular; - Objetividade: a linguagem objetiva deve afastar as expressões: “eu penso”, “eu acho”, “parece-me” que dão margem a interpretações simplórias e sem valor científico; - Estilo científico: a linguagem científica é informativa, de ordem racional, firmada em dados concretos, onde pode-se apresentar argumentos de ordem subjetiva, porém dentro de um ponto de vista científico; - Vocabulário técnico: a linguagem científica serve-se do vocabulário comum, utilizado com clareza e precisão, mas cada ramo da ciência possui uma terminologia técnica própria que deve ser observada; - A correção gramatical é indispensável, onde se deve procurar relatar a pesquisa com frases curtas, evitando muitas orações subordinadas, intercaladas com parênteses, num único período. O uso de parágrafos deve ser dosado na medida necessária para articular o raciocínio: toda vez que se dá um passo a mais no desenvolvimento do raciocínio, muda-se o parágrafo. - Os recursos ilustrativos como gráficos estatísticos, desenhos, tabelas são considerados como figuras e devem ser criteriosamente distribuídos no texto, tendo suas fontes citadas em notas de rodapé. (PÁDUA, 1996, p. 82). Para a redação ser bem concisa e clara, não se deve seguir o ritmo comum do nosso pensamento, que geralmente se baseia na associação livre de idéias e imagens. Assim, ao explanar as idéias de modo coerente, se fazem necessários cortes e adições de palavras ou frases. A estrutura da redação assemelha-se a um esqueleto, constituído de vértebras interligadas entre si. O parágrafo é a unidade que se desenvolve uma idéia central que se encontra ligada às idéias secundárias devido ao mesmo sentido. Deste modo, quando se muda de assunto, muda-se de parágrafo. Um parágrafo segue a mesma circularidade lógica de toda a redação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Convém iniciar cada parágrafo através do tópico frasal (oração principal), onde se expressa a idéia predominante. Por sua vez, esta é desdobrada pelas idéias secundárias; todavia, no final, ela deve aparecer mais uma vez. Assim, o que caracteriza um parágrafo é a unidade (uma só idéia principal), a coerência (articulação entre as idéias) e a ênfase (volta à idéia principal). A condição primeira e indispensável de uma boa redação científica é a clareza e a precisão das idéias. Saber-se-á como expressar adequadamente um pensamento, se for claro o que se desejar manifestar. O autor, antes de iniciar a redação, precisa ter assimilado o assunto em todas as suas dimensões, no seu todo como em cada uma de suas partes, pois ela é sempre uma etapa posterior ao processo criador de idéias.

10

11

12

13

14

15 O que é EaD? Educação a distância é o processo de ensino- aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Um novo paradigma da educação, centrado no conteúdo, e no aproveitamento dos recursos, e da intertemporalidade.

16 Nada do que foi será... Com as tecnologias cada vez mais rápidas e integradas, o conceito de presença e distância se altera profundamente e as formas de ensinar e aprender também. Antes de prosseguirmos experimente um dos recursos de EaD e clique nas figuras

17 A educação a distância Presupõe o acesso ao conhecimento como condição de sucesso e valorização. Tem a capacidade de lidar com a crescente complexidade da educação. É uma resposta dos educadores as diferentes percepções, reconstruções e traduções da realidade.

18 Desvantagens da EaD O acesso aos recursos tecnológicos ainda é um limitante em termos de abrangência. Necessidade de maior disciplina e capacidade de organização do aluno para se manter no conteúdo. A necessidade de retreinar os professores. O despreparo das escolas para lidar com este novo paradígma. Confiabilidade das fontes de informação.

19 As vantagens Incorpora dimensões antes menos integradas ou visíveis, como as competências intelectuais, emocionais e éticas. Sai do espaço físico para muitos espaços virtuais ou reais. Modifica o papel do professor como mediador do conhecimento. Valoriza a educação colaborativa.

20 Tem mais vantagens... A atualização dos conteúdos e tecnologia é facilitada e adaptável ao acesso e momento do aluno. Facilita a compreensão dos conteúdos e ligações interdisciplinares. Atribui forte autonomia ao aluno sobre o processode aprendizagem.

21 Como se dá esta autonomia ao aluno no EaD?
Ao disponibilizar o acesso aos contéudos relacionados, na distância de um clique, dos hiperlinks. Experimente mais um pouco. Clique nas palavras em Azul. São exemplos de hyperlinks . Dentro destes documentos e mídias há outras ligações que tornam esta experiência única. EaD uma nova luz no ensinar e aprender

22 Outras ferramentas Agora que já aprendemos mais sobre alguns instrumentos vejamos outros. Forum de discussão é uma ferramenta para páginas de internet destinada a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão. Chat Um chat, que em português significa "conversação", ou "bate-papo" usado noBrasil, é um neologismo para designar aplicações de conversação em tempo real. Esta definição inclui programas de IRC, conversação em sítio ou mensageiros instantãneos. A experiência de aprendizadose altera com os novos links de chat ou forum na wikipédia.com

23 A primeira tarefa é: Aprender a ver...


Carregar ppt "Ariel Levy Macaé – 2010/1 Prática VI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google