A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CÉREBRO VAI PARA A ESCOLA Reflexões para a educação infantil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CÉREBRO VAI PARA A ESCOLA Reflexões para a educação infantil."— Transcrição da apresentação:

1 O CÉREBRO VAI PARA A ESCOLA Reflexões para a educação infantil.
E O CORAÇÃO VAI JUNTO. Reflexões para a educação infantil.

2 QUAL É A MENSAGEM MAIS APROPRIADA AO TEMA?
TANTO O CÉREBRO QUANTO O CORAÇÃO ESTÃO NO CORPO DO EDUCADOR E DO APRENDIZ. O EDUCADOR TEM QUE PENSAR NO QUE VAI ENSINAR, GOSTAR DO ASSUNTO E INTERESSAR OS APRENDIZES. O EDUCADOR DEVE SER AFETUOSO .

3 A importância do cérebro, INDISPENSÁVEL, tANTO NA COGNIÇÃO
Todas são apropriadas, Faltando acrescentar A importância do cérebro, QUE DESEMPENHA pAPEL INDISPENSÁVEL, tANTO NA COGNIÇÃO QUANTO NA AFETIVIDADE.

4 1- Temos baseado o processo
PRESSUPOSTOS QUE JUSTIFICAM O TEMA 1- Temos baseado o processo ensino-aprendizagem mais no controle autoritário, do que no afeto, com amorosidade!

5 3-Mais no autoritarismo do, do que na colaboração..
2-Mais na transmissão de informações do que na autoria de pensamento, 3-Mais no autoritarismo do, do que na colaboração..

6 A história do “ presta a atenção”...

7 Com o coração na escola. O que pretendemos?
Analisar, criticamente, o encontro ou o desencontro que ocorre na relação entre o aluno, o professor e os “objetos” de conhecimento, favorecendo ou não, a efetivação da aprendizagem. Em outras palavras: TRATAR DA INCLUSÃO DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E NA PARTICIPAÇÃO, prazerosamente.

8 Pedagogia da Afetividade.
A afetividade é um componente básico no processo ensino-aprendizagem porque dinamiza as interações, facilita a comunicação, afeta os participantes, promove a união e multiplica as potencialidades .

9 ALGUNS CUIDADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DEMONSTRAÇÕES DE AFETIVIDADE EFUSIVAS POR MEIO DE PALAVRAS E DE GESTOS, PARA ALGUNS ALUNOS; REPREENSÕES PÚBLICAS; ENCAMINHAR O ALUNO PARA FORA DA SALA DE AULAS; FAZER QUEIXAS AOS PAIS.... OS EXEMPLOS QUE OFERECEMOS !

10 Criança imita os adultos...

11 Dentro da escola muitos alunos são excluídos pelos professores e colegas. São excluídos quando nunca falamos deles, quando não os valorizamos, quando os ignoramos continuamente. São excluídos quando supervalorizamos alguns, colocando-os como exemplos, em detrimento de outros.

12 A prática educativa na escola implica na presença de um professor e de um aprendiz, interagindo nas mais diversas situações, afetando e sendo afetados um pelo outro.

13 O CÉREBRO NA ESCOLA

14 NO DIA-A- DIA DA SALA DE AULA, PARA QUE SE EFETIVE
A APRENDIZAGEM O EDUCADOR DEVE DESENVOLVER: ALGUNS PROCESSOS COGNITIVOS COMO : ATENÇÃO PERCEPÇÃO MEMÓRIA LINGUAGEM E PENSAMENTO ALGUMAS DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS COMO: CONTROLE DA ATENÇÃO PLANEJAMENTO, FLEXIBILIDADE COGNITIVA, FLUÊNCIA VERBAL, RACIOCÍNIO...

15 ATENÇÃO DIVIDIDA E ALTERNADA
Priorização no emprego da energia psíquica para o processamento de certas categorias de informação ATENÇÃO SELETIVA CONCENTRADA E SUSTENTADA ATENÇÃO DIVIDIDA E ALTERNADA

16 A ATENÇÃO, SEGUNDO VYGOTSKY

17 Vamos testar nossa atenção e percepção?

18 O QUE PODEMOS VER NESTA FIGURA?
Percepção visual O QUE PODEMOS VER NESTA FIGURA? FOCALIZE AQUI, E VEJA O SAPO A percepção é uma função cerebral que nos permite atribuir significados a estímulos sensoriais, a partir do histórico de nossas vivências passadas.

19 SÓ FOCALIZE ONDE APONTADO E VEJA A CABEÇA DE UM CAVALO SAINDO DA ÁGUA
NARINAS FOCINHO BOCA OLHOS ORELHAS PESCOÇO

20 SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A ATENÇÃO E A PERCEPÇAO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

21

22

23 LINGUAGEM E PENSAMENTO

24 A PROFESSORA SOLICITA ÀS CRIANÇAS QUE BRINQUEM COM AS PALAVRAS, DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COM ALITERAÇÃO: FONÊMICA E SILÁBICA

25 CHARADA ONDE 10 E 10 NÃO SÃO 20 E, SE SOMARMOS 50 , O TOTAL É 11?
VAMOS TESTAR NOSSO PENSAMENTO LÓGICO? CHARADA ONDE 10 E 10 NÃO SÃO 20 E, SE SOMARMOS 50 , O TOTAL É 11? No relógio quando marca 10h e 10 minutos. Somando-se 50 minutos.... temos 11 horas!!!

26 as áreas de Wernicke e de Broca..
Se a charada é apresentada verbalmente são estimuladas muitas regiões cerebrais, com destaque para as áreas de Wernicke e de Broca.. 4 3 2 1 5

27 As funções executivas São aquelas que nos diferenciam dos animais porque compreendem os processos cognitivos orientados a determinada meta. Para tanto nós, seres humanos, temos a habilidade de processar atividades com atenção sustentada, memória operacional, inibição de impulsos, fluência verbal e, especialmente, pensamento abstrato.

28 SUGESTÕES PARA COLOCAR JUNTOS- CÉREBRO E CORAÇÃO-
NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A educação precisa estimular a cultura do pensamento na vida dos alunos; desenvolver atividades de cooperação (trabalhos em grupo) e as de comunicação (como o teatro ou outras manifestações artísticas).

29 livre expressão dos alunos
Estimular a cooperação e a solidariedade... Facilitar a livre expressão dos alunos

30 Estabelecer limites, com amorosidade.

31 Criar um clima de alegria, em ambientes
enfeitados pelos próprios alunos para tornar a aprendizagem prazerosa.

32 O educador deve servir de exemplo
como pessoa que constrói conhecimentos –usando o cérebro -e que trabalha com amorosidade – usando o “coração”.

33 Depende de nós

34 MUITO GRATA ! Rosita Edler Carvalho Tel:


Carregar ppt "O CÉREBRO VAI PARA A ESCOLA Reflexões para a educação infantil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google