A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é diversidade, afinal?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é diversidade, afinal?"— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é diversidade, afinal?
Pressupostos: o problema do racismo dissimulado e o mito da democracia racial; Binários/binômios de oposição: Homem X Mulher, Branco X Afrodescendente, etc.; Necessidades das empresas de serem socialmente responsáveis; Evitar o distanciamento social e buscar uma proximidade real com o entorno da instituição.

3 Responsabilidade social figura

4 Leis e ações afirmativas
1999 – Primeira Lei das cotas no Brasil portadores de necessidades especiais; Áreas de atuação: “chão de fábrica”. Conceito de ação afirmativa: “uma estratégia para oportunizar a igualdade entre as pessoas dentro das instituições. Reduzir as desvantagens entre os grupos sociais”. Por isso, é importante lembrar a História do Brasil antes de se fazer qualquer julgamento temerário.

5 Quem não conhece sua História, está condenado a repeti-la…
Vídeo Eduardo Bueno: escravidão no Brasil.

6 É necessário ao menos tentar…
O nosso passado é um passado de discriminação social; Todos os eventos sociais não são naturais. Eles acontecem por algum motivo… Contudo, atualmente, o preconceito social é muito mais sutil, sendo que, muitas vezes, a própria vítima não percebe a discriminação. Tudo isso é recente… Nos EUA: a primeira lei “Affirmative Action”, em 1960: aceitação de imigrantes… Somente em 1991, a inclusão de pessoas com necessidades especiais.

7 Resultados surgem… …mas com grande lentidão (EUA)…
De 1940 até 1999, os negros melhoraram suas condições de vida, mas poucos se equipararam ao poder econômico dos brancos; Maior sucesso econômico e abertura do governo=melhoria de vida dos negros (anos 40,60,70). Governos mais conservadores: (anos 50, 80 e 90), com menor desenvolvimento econômico para os negros.

8

9 Conceito de diversidade
Engloba diferenças primárias humanas imutáveis: idade, raça, etnia e diferenças secundárias humanas mutáveis: formação educacional , experiência de trabalho, interesses pessoais; Aceitação da multiculturalidade: vantagem competitiva que deve ser posta em evidência; Tema em evidência atualmente nos EUA e no Brasil. No período militar (que durou mais de 20 anos), as pessoas eram proibidas de pensar de modo diferente do padrão.

10 Somos multiculturais no BR?
Somos sim, mas isso não é sinônimo de igualdade. Pelé é mais valorizado do que Joaquim Barbosa; Desserviço militar: Brasil: ame-o ou deixei-o. Donde surge a ideia de que, no Brasil, as relações de poder sempre são assimétricas. Fazer de conta que a História não aconteceu parece ser uma máxima no país: visão extremamente pragmatista o que vale é o agora… Negar é mais fácil do que compreender...

11

12

13 Diversidade e sua implantação: um verdadeiro cabo de guerra entre o público e o privado

14 Os dilemas da diversidade
É lei (compreende-se como algo feito à forceps, goela abaixo). Então é algo obrigatório. Pode ser apenas um marketing positivo e só! Nossas diferenças marcam o nosso diferencial (positivo) ou o nosso diferencial são nossas divergências (negativo)???? Além disso, lembrar destas 2 diferenças marcantes dentro das instituições: Sexo: mulheres e homens; Idade: jovens e adultos. Esconder ou mostrar: eis o maior dilema da diversidade: aceitamos ou negamos?

15 Binário Homem e Mulher Emancipação relativa da mulher: hoje ela desempenha funções que eram exclusivamente masculinas: motoristas de caminhão/ônibus; mestre-de-obras, policiais… Pesquisa nacional do trabalho feminino: (Inst. Ethos) 65% homens X 35% mulheres diversas funções. 91% homens X 9% mulheres  cargos executivos. OIT – 40% da força mundial de trabalho é feminina, mas apenas 3% das mulheres ocupam altos cargos administrativos.

16 Mesmo com o mesmo grau de instrução, o salário é menor…
…em média, a mulher ganha 70% do rendimento do homem… O desemprego é maior entre as mulheres. Justificativa falsa: o homem precisa sustentar a casa. Funções normalmente atribuídas às pessoas: no máximo, coordenadorias ou gerências. Cargos de diretorias já revelam uma diferença espantosa: 10,34% para elas… Cargos acima de diretoria: apenas 3,70%.

17 E a igualdade que tanto queremos…
Virá ou não virá: só o tempo nos dirá… Fatos importantes: (UNIFEM - ONU). 1 – Mulheres com empregos precários: “bicos”. 2 – Diferença de salários entre os sexos ainda é grande em todos os níveis; 3 – Dupla jornada de trabalho; 4 – O salário da mulher influencia na melhoria de vida das famílias, mesmo sendo baixo.

18 Figura: desigualdade sexual.

19 A história tem a cara do seu contador…
Se é o “macho” a contar…Se é a mulher a contar…Se for o negro a contar…Se for o homossexual, etc… Contudo, sempre há uma predominância do masculino sobre o feminino. E o que é pior: a história se repete…invisivelmente, simbólicamente… Foucault: o poder se manifesta através do discurso. Método mais eficaz e menos violento de controle. Homem ou ser humano?! Ciências Humanas ou Ciências do Homem…

20 Branco X Afrodescendente
Bourdieu e mito da meritocracia social; Escola como local de diferenciação, socialização e assemelhação; Desigualdade é a palavra-chave… Distanciamento enorme entre os dois opostos e isso é inegável; No Brasil, a cor define e influencia muita coisa; A lei de cotas tenta resolver alguns pontos bem interessantes da realidade social. Porém, entre “o real e o abstrato, eu me sinto um estrangeiro, passageiro de algum trem que não passa por aqui…”

21 Pontos críticos do debate racial no Brasil: acusações e respostas…
1 – Limitam o caráter meritocrático do mercado de trabalho. R. só se admitirmos que os negros merecem ganhar menos ou serem pobres; 2 – Geram mais preconceitos sociais. R.: basta ver em outros países que adotaram tais medidas que o preconceito, ao contrário, diminuiu; 3 – São ajudam a economia nacional. R. o combate à discriminação ajuda a melhorar a vida das pessoas; *Lembre-se: A empresa é um microcosmos dentro do macrocosmos. Nós não deixamos de ser nós mesmos dentro do ambiente empresarial. Nós reproduzimos aquilo que vemos na sociedade dentro da empresa.

22 Vídeo da Preta Gil…

23 É fácil esquecer a História…
Você é descendente de escravos? É fácil criticar um povo que serviu o país por 3 séculos e agora não tem mais direito a nada… É fácil falar que o negro é malandro, é vadio, é ladrão, mas após a abolição da escravatura, ele foi deixado “à deriva como guia da sua própria sorte”. Se um branco tiver 2 anos de estudo a mais do que um negro em seu currículo profissional, o seu salário duplica. Em Salvador-BA, 3 anos a mais, o salário triplica…

24 Clipe: Selvagem?!

25 Heterossexual X Homossexual
Primeiro movimento oficial nos EUA, em 1969 no bar “Stonewall”(NY) contra a violência abusiva dos policiais contra este grupo social; Relatório Kinsey, em 1948, afirmava que até 10% da população estadunidense é homossexual… No ambiente empresarial, é necessário escamotear a orientação sexual a fim de evitar atitudes de escárnio ou vilipêndio… “Você até pode ser gay, mas aqui na empresa seja ‘normal’”…

26

27 Surge o problema do tabu sobre a homoafetividade;
Aparece o estigma de ser diferente em algo que deve ser ocultado ou escondido dos demais colegas de trabalho; Aquele que se assume como tal, precisa simular uma liberdade, que no fundo, não é real… Separar vida pessoal de vida particular… Predominância da “heteronormatividade”. *Lembrete: Nossa vida é uma construção histórica, nossas escolhas são influenciadas pelo mundo no qual vivemos…Aceitar aquilo que é aceito pela maioria, às vezes, pode ser uma prisão ou um porto seguro…

28

29 Dados interessantes Em SP, 41% dos alunos (EF e EM) do sexo masculino não gostariam de estudar com um adolescente homoafetivo; e 28% não gostariam de estudar com meninos e meninas homoafetivas. De 5000 professores do EF e EM, 59,7% não gostariam de lecionar para adolescentes homoafetivos e 21% destes, não gostaria de ter um homossexual como vizinho. Isso nos remete a uma questão histórica advinda da Europa: nos séculos XVIII e XIX, a homossexualidade era vista como crime…

30 Por que esse mal estar é tão forte?
Difícil responder mas… Pode gerar medo e curiosidade… Parece doença, gera difamação… No mundo feminino, há mais “tolerância”… A Igreja ainda impõe o seu ponto de vista da heterossexualidade: “a felicidade conjugal humana só pode se dar em um casamento heterossexual monogâmico”. Tenho um amigo gay, mas ele não pratica. (Pastor Feliciano).

31 Atualmente, o dilema persiste…
Nasci assim ou “fiquei” assim!? (Super Interessante)… Cobrança familiar, social e religiosa; Violência severa de ordem física, psicológica e moral… Discriminação no tratamento: inferiorização ou desprezo dos colegas. * Por isso mesmo, precisamos de mais humanização…


Carregar ppt "O que é diversidade, afinal?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google