A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vírus do Papiloma Humano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vírus do Papiloma Humano"— Transcrição da apresentação:

1 Vírus do Papiloma Humano

2 HPV ou também conhecido como Vírus do Papiloma Humano:
HPV é a abreviação usada para designar um vírus comum, o vírus do Papiloma humano, responsável por verrugas de vários tipos, incluindo as verrugas genitais, plantares e planas. Alguns tipos de HPV causam verrugas nas extremidades, mas outros tipos de HPV causam verrugas genitais. Centenas de milhares de casos de HPV ocorrem nos Estados Unidos todos os anos.

3 Causas do HPV O meio mais comum da transmissão deste vírus são as relações sexuais e qualquer tipo de contacto de pele a pele. A infecção do vírus do HPV pode também ser transmitida através do parto.

4 Sinais e sintomas O tipo e gravidade dos sintomas dependem do tipo de HPV e do local de infecção. E também há vários tipos de vírus: os que infectam as superfícies cutâneas em geral, e os que infectam a região genital. Seja qual for a região afectada, na maior parte dos casos a infecção é assintomática e resolve-se rapidamente em sem deixar sequelas. Alguns tipos de vírus, contudo, e em especial os que afectam a área genital e pode provocar alterações.

5 Verrugas Verrugas no hálux
A manifestação mais característica e frequente da infecção por HPV é a formação de verrugas, que são papilomas de onde deriva o nome do vírus. Contudo, diferentes subtipos de HPV são responsáveis por infecção preferencial em diferentes zonas, sendo capazes de causar diversas patologias. Verrugas no hálux

6 Cancro O cancro, é a consequência mais grave da infecção por HPV, e vários tipos, de entre os quais o 16, 18, 31 e 45, são considerados de risco elevado para o desenvolvimento de cancro. Os tipos de cancro que estão em alguma medida associados com o HPV incluem cancro do colo útero, do ânus, da vulva, do pénis e da cabeça e pescoço. Destes, o mais importante é o cancro do colo do útero, considerando-se que 95% dos casos, ou até mais, são devidos ao HPV. A transformação em células malignas é um processo lento, e ocorre em pessoas que têm uma infecção persistente durante muitos anos. Frequência mundial do cancro, e relação com o HPV (a vermelho).

7 Rastreio e Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito através de exame físico, clínicos e exames complementares. O rastreio da sequela mais importante (o cancro do colo do útero) é feito por rotina através do Papanicolau, que embora não detecte a presença do vírus, permite reconhecer as alterações que ele causa nas células. A biópsia é utilizada para a observação e caracterização das alterações celulares através da análise microscópica de uma amostra, embora apenas seja efectuada em situações concretas. A colposcopia e peniscopia são técnicas que permitem a pesquisa de condilomas de reduzidas dimensões nas mucosas, que constituem um sinal claro da infecção por HPV. Amostra com coloração Papanicolau

8 Quais os tratamentos disponíveis para o tratamento do HPV?
As verrugas são geralmente tratadas com substâncias químicas que matam o vírus ou crioterapia. A dislepsia cervical é geralmente tratada com procedimentos cirúrgicos tais como o loop eléctrico, LEEP, vaporização à laser, e bópsia em cone. Outras terapias alternativas tais como Beta-mannan parecem ter mais sucesso que procedimentos cirúrgicos. No resultado final observa-se que a melhor terapia é aquela que auxilia o corpo a desenvolver imunidade ao vírus do HPV ou vírus do papiloma humano. Vacina para o HPV

9 Quais os efeitos do vírus do HPV na gravidez?
Durante a gravidez, o vírus do HPV pode manifestar alguns sinais e sintomas de infecção do vírus do papiloma humano. Como resultado o feto pode ficar infectado. Acha-se que alguns abortos podem ser causados por infecção com o HPV. O vírus pode também causar uma diminuição no nível de fertilidade. Em geral, é melhor evitar a gravidez até que o vírus seja eliminado ou pelo menos até que os sinais e sintomas do HPV tenham desaparecido.

10 9ºB Trabalho realizado por: Ana Patrícia nº4 Carla Sofia nº6
Catarina Madalena nº8 9ºB


Carregar ppt "Vírus do Papiloma Humano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google