A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Posição da Terra no Universo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Posição da Terra no Universo"— Transcrição da apresentação:

1 Posição da Terra no Universo
Prof. Ana Rita Rainho

2 Os primórdios da Ciência…

3 As coisas importantes ocupam uma posição central.
Por isso a Terra só pode estar no centro do Universo. Além disso, todos conseguem ver o sol a deslocar-se todos os dias sobre as nossas cabeças. Aristóteles a.C.

4 Aristarco de Samos a.C. Fui a primeira pessoa a achar que é a Terra que se move em torno do Sol. O movimento do sol no céu é apenas aparente. Mas todos achavam que Aristóteles é que tinha razão.

5 Ptolomeu d.C.

6 Geocentrismo Geo = Terra
A Terra está no centro do Universo, e o sol e todos os outros planetas giram à sua volta.

7 Nicolau Copérnico

8 Heliocentrismo Helios = Sol
O Sol está no centro do Universo, e todos os planetas giram à sua volta.

9 Galileu Galilei

10 Com o meu telescópio vi as crateras da lua, analisei o movimento dos planetas e do sol. Afinal de contas Vénus não gira à volta da Terra como todos pensam. Os meus cálculos mostram que é a Terra que se move e o sol está imóvel no centro do Sistema Solar.

11 Impossível! O Homem foi criado por Deus e por isso a Terra que habitamos tem de estar no Centro do Universo! Se continuas a defender as tuas teorias declaramos que és contra Deus e serás condenado à morte!!!

12

13 Posição da Terra no Universo
Interpretação Atual

14 Afinal onde está a Terra?
Faz parte do Sistema Solar. Um Sistema é um conjunto formado por uma estrela e todos os objetos que orbitam à sua volta. Quando vários sistemas se encontram reunidos num grupo, passam a constituir uma galáxia. A nossa galáxia chama-se Via Láctea.

15 Algumas definições importantes
Universo = constituído pelo conjunto total das galáxias Galáxia = grupo de estrelas reunidas num mesmo conjunto. Via Láctea = Galáxia da qual o sol e todo o Sistema Solar fazem parte.

16 Então o Universo é formado por milhões de galáxias, cada uma delas formada por milhares de sistemas de estrelas e respetivos planetas!

17 925,000,000,000,000,000 km A Via Láctea, vista de “perfil”

18 Sistema Solar

19 Sistema Solar Sistema Solar = conjunto formado pelo sol e todos os corpos celestes que giram à sua volta

20 Planetas do Sistema Solar

21 Os planetas anões O que são?
São corpos celestes esféricos muito semelhantes a planetas mas: São de menores dimensões A sua órbita não está desimpedida: é cruzada por outros corpos.

22 Planetas anões do Sistema Solar

23 Corpo celeste Massa (MT*) Mercúrio 0,055 Vénus 0,815 Terra 1,00 Marte
0,107 Ceres 1,5×10-4 Júpiter 317,7 Saturno 95,2 Urano 14,5 Neptuno 17,1 Plutão 0,0022 Haumea 0,00067 Makemake Éris 0,0028 *MT massa da Terra.

24 Plutão e os seus satélites
S/2005 P1 Até 2006, Plutão foi considerado um planeta principal do Sistema Solar, mas a descoberta recente de vários corpos de tamanho semelhante e, em alguns casos, maiores, no Cinturão de Kuiper, fez com que a União Astronómica Internacional (U.A.I.) decidisse, em 24 de Agosto de 2006, considerá-lo um “planeta anão”, juntamente com Éris e Ceres, o maior dos asteróides. Plutão é agora visto como o primeiro de uma categoria de objectos trans-neptunianos e foi-lhe atribuído o número no catálogo de planetas menores. A descoberta do seu satélite Caronte, em 1978, permitiu a determinação da massa do sistema Plutão-Caronte, por meio da simples aplicação da fórmula newtoniana da 3.ª lei de Kepler. O diâmetro de Plutão foi finalmente calculado, sendo equivalente a menos de 0,2 do da Lua. As características físicas de Plutão são, em grande parte, desconhecidas, porque ainda não recebeu a visita de uma nave espacial e a distância a que se encontra da Terra dificulta investigações mais detalhadas. Actualmente a sonda da NASA “New Horizons” (a mais veloz até hoje construída pelo homem) dirige-se para Plutão, cuja atmosfera vai investigar em 2015. Charon S/2005 P2 Fotografia tirada pelo telescópio espacial Hubble em 15 de Fevereiro de 2006

25 Éris Maior planeta anão do sistema solar
Localizado entre Neptuno e Plutão Tem um satélite, Dysmonia Dimensões superiores a Plutão (massa 27% superior)

26 Outros corpos celestes do Sistema Solar
Asteróides Corpos rochosos ou metálicos, irregulares, de dimensões reduzidas quando comparados com os planetas. Asteróide Ida e a sua lua

27 Cometas Constituídos por fragmentos de rocha e cristais de gelo e por gases congelados Cometa Hale-Bopp, fotografado aquando da sua passagem pela Terra em 1997

28 E muito mais há para descobrir…
Prof. Ana Rita Rainho Ciências Naturais 7 E muito mais há para descobrir…

29 Mais material disponível em:


Carregar ppt "Posição da Terra no Universo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google