A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA E MORAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA E MORAL."— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E MORAL

2 Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as acções humanas. Pode ser entendida também como a própria realização de um tipo de comportamento.

3 MORAL E ÉTICA ANDAM DE MÃOS DADAS E CONFUNDEM-SE.
O estudo da ética defronta-se com problemas de variação de costumes. O que é moral na Etiópia não é moral em Portugal, por exemplo, a bigamia: Para os mulçumanos é honroso ter mais de uma esposa. Já os países católicos pregam a monogamia – casamento único. MORAL E ÉTICA ANDAM DE MÃOS DADAS E CONFUNDEM-SE. No centro da ética aparece o dever, ou obrigação moral, conduta correcta.

4 A ÉTICA NA ANTIGA GRÉCIA
Historicamente, a idéia de Ética surgiu na antiga Grécia, por volta de 500 a 300 a.C, através das observações de Sócrates e seus Discípulos.

5 Duas formulações mais conhecidas: “Só sei que nada sei.”
Sócrates reflectiu sobre a natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto de conduta. Duas formulações mais conhecidas: Sócrates “Só sei que nada sei.” “Uma coisa posso afirmar e provar com palavras e actos: é que nos tornamos melhores se cremos que é nosso dever seguir em busca da verdade desconhecida.” “Nada em excesso” “Conhece-te a ti mesmo”

6 Platão, discípulo de Sócrates,
Virtudes: Justiça ordena e harmoniza Prudência ou sabedoria põe ordem em nossos pensamentos Fortaleza ou valor faz com que o prazer se subordine ao dever Temperança serenidade, autodomínio Platão, discípulo de Sócrates, colocava a busca da felicidade (Sumo BEM) como o centro das preocupações éticas. O Homem só encontra a felicidade na prática das virtudes. O ideal buscado pelo homem virtuoso é a imitação de Deus: aderir ao divino.

7 Ele não pode apenas viver, mas viver racionalmente, com a razão.
O homem tem seu ser no VIVER, no SENTIR e na RAZÃO. Ele não pode apenas viver, mas viver racionalmente, com a razão. O maior bem? A vida virtuosa. A maior virtude: a inteligência. Aristóteles, Discípulo de Platão, Estudou as virtudes e os vícios, concluindo que existem vários bens em concreto para o homem. O homem, como um ser complexo, precisa de vários bens, tais como: Amizade, saúde, e até riqueza.

8 A ética grega fundou-se na busca da felicidade.
Para Aristóteles, o fim do homem é a felicidade, a que é necessária à virtude, e a esta é necessária a razão. A característica fundamental da moral aristotélica é, portanto, o racionalismo, visto ser a virtude acção consciente segundo a razão. Se a virtude é uma actividade segundo a razão, mais precisamente é ela um hábito, um costume moral, adquire-se mediante a acção, a prática, o exercício e, uma vez adquirida, estabiliza-se, mecaniza-se; torna-se quase uma segunda natureza e, logo, torna-se de fácil execução - como o vício.

9 É T I C A N A I D A D E M É D I A ÉTICA E RELIGIÃO
Na Idade Média, o pensamento ético passou a ser ligado à religião, à interpretação da Bíblia e à teologia. ÉTICA E RELIGIÃO A religião trás em si uma mensagem ética profunda de liberdade, de amor, de fraternidade universal. Estabeleceu muitas regras de conduta, trazendo, sem dúvida, um grande progresso moral à humanidade.

10 É T I C A N A I D A D E M O D E R N A GRANDES PENSADORES MODERNOS:
Ludwig Feuerbach ( ): tentou traduzir a verdade da religião num estudo filosófico ao alcance de todos os homens instruídos. Teve muitos seguidores. Na Idade Moderna ( ) encontramos duas tendências: A busca de uma ética racional pura – subjectividade humana; Tentativa de unir a ética religiosa às reflexões filosóficas.

11 GRANDES PENSADORES MODERNOS:
Karl Marx - desenvolveu uma nova visão do mundo e da história humana, que veio substituir a da religião: a moral revolucionária. A moral revolucionária foi muito influenciada pela tradição ética cristã. O marxismo é uma grande tradição de preocupações éticas, onde persistem elementos do cristianismo. “Os filósofos limitaram-se até agora a interpretar o mundo de diferentes modos; do que se trata é de o transformar .” (Karl Marx)

12 A sua teoria procura basear-se nas leis do pensamento e da vontade.
CONTEMPORANEAMENTE: Temos as ideias de Immanuel Kant, através da teoria da Concepção racionalista: É da natureza humana que extraímos as formas correctas da acção moral. Uma acção moralmente boa é aquela que pode ser universalizável. Ex.: a tortura. A sua teoria procura basear-se nas leis do pensamento e da vontade.

13 Mas, afinal, quais os critérios da moralidade?
Para os cristãos da idade média: o ideal ético é o da vida espiritual, de amor e fraternidade (Santo Agostinho). Idade moderna (iluminismo e renascimento): ideal seria viver de acordo com a própria liberdade pessoal. Critério da moralidade é ser racional, autónomo, autodeterminado, agir segundo a razão e a liberdade (Kant). Mas, afinal, quais os critérios da moralidade? Agir moralmente significa agir de acordo com a própria consciência. Quais, então, os ideais éticos? Para os gregos: a busca do bem supremo (Platão) e da felicidade, através de uma vida virtuosa (Aristóteles).

14 A LIBERDADE Falar de ética significa falar de liberdade. Liberdade para decidir entre o bem e o mal. Liberdade para decidir sobre o certo e o errado. Liberdade de conduta. Liberdade com responsabilidade A liberdade não pode ser apenas exterior, nem apenas interior. Ela desenvolve-se na consciência e nas estruturas. A liberdade aumenta com a consciência que se tem dela. (Hegel, ) A ética preocupa-se com a forma humana de resolver as contradições entre necessidade e possibilidade

15 Contradições A ética preocupa-se com a forma humana de resolver as contradições entre: necessidade e possibilidade; tempo e eternidade; o indivíduo e o social; o económico e o moral; o corporal e o psíquico; o natural e o cultural; a inteligência e a vontade. “Meu dilema não significa, em primeiro lugar, que se escolha entre o bem e o mal; ele designa a escolha pela qual se exclui ou se escolhe o bem e o mal” (Kierkegaard, , filósofo dinamarquês)

16


Carregar ppt "ÉTICA E MORAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google