A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

10. Aprenda a crer Nesta lição você vai aprender:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "10. Aprenda a crer Nesta lição você vai aprender:"— Transcrição da apresentação:

1 10. Aprenda a crer Nesta lição você vai aprender:
O que é fé e quais são os tipos de fé. Como podemos obter fé. Dicas de como exercitar a sua fé.

2 1. O que é fé? A Palavra de Deus diz que “A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hb. 11:1). A fé bíblica procede do coração e não da mente. Não basta uma mera concordância mental: é preciso aplicar o coração para crer na Palavra de Deus. A fé que procede do coração tem o poder de remover montanhas. Jesus disse que, “Se alguém disser a este monte ...Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.” (Mc. 11:23). Você pode ser como Abraão (Rm 4:17-21). A fé de Abraão era contra as evidências. Tudo parecia contrário, mas ele perseverou em crer e viu o cumprimento da promessa de Deus. Ou você pode ter fé como Tomé, que era um dos doze, e não estava com os outros discípulos quando Jesus apareceu (Jo 20: 24-29). A fé de Tomé era baseada no que ele via. Ele foi seriamente repreendido por Jesus. Não espere ver para depois crer. Tal fé não tem valor para Deus. Mas creia e você trará ao mundo visível aquilo que já é realidade no mundo invisível da fé e das promessas de Deus.

3 2. Existem três tipos de fé na Palavra de Deus
a. A fé para a salvação Cada homem recebeu uma porção de fé para poder receber a salvação. Sem esta fé você nunca poderia ter sido salvo. Efésios 2:8-9 diz que “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” b. A medida de fé para a vida cristã Depois que você se converteu, você recebeu uma nova medida de fé. ...Cada um dentre vós ... pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (Rm 12:3). Esta medida de fé é para capacitá-lo a viver a vida cristã como Deus planejou: em vitória. Esta fé pode e deve ser desenvolvida e, sem exercitá-la, você não poderá receber nada da parte de Deus. c. O dom da fé O terceiro tipo de fé não é concedida a todos os cristãos. Ela é um dom espiritual. “Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar” (I Cor 12:8-9). É por meio do dom da fé que os mortos são ressuscitados e os grandes sinais de Deus acontecem. Para realizar os sinais de Deus, precisamos do dom da fé.

4 3. A diferença entre fé e esperança.
A maioria das pessoas confunde fé com esperança. Mas as duas são muito diferentes como diz I Coríntios 13:13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor: estes três...” A fé está no tempo presente e a esperança está no tempo futuro. Fé é simplesmente dizer aquilo que Deus diz na sua Palavra. A fé declara como já tendo acontecido no passado aquilo que se busca e a esperança sempre olha para o futuro aquilo que se anseia. As coisas pelas quais a Bíblia nos ensina a esperar não dependem de nossa fé. Por exemplo, a volta de Jesus: quer creiamos, quer não, Ele voltará do mesmo jeito; por isso O esperamos. Por outro lado, aquilo que depende de fé somente acontecerá se ela for exercitada. Jesus disse: “Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco” (Mc. 11:24). Ele não disse: crede que recebereis, nem disse, espere receber, mas disse, crede que recebestes. O verbo está no passado. Para aquele que crê a promessa já é uma realidade realizada, e não algo para se esperar.

5 4. Como podemos obter fé? Já vimos que todo crente já recebeu uma medida de fé, mas você precisa exercitá-la para desenvolvê-la. Deus pode nos ministrar fé de muitas formas. Basicamente, obtemos fé de três formas: a. Pela Palavra de Deus Romanos 10:17 diz que “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” b. Orando em espírito Paulo explica em I Coríntios 14:14 que se você “Orar em outra língua, o seu espírito ora de fato, mas a sua mente fica infrutífera.” Assim ficamos sabendo que orar em espírito é orar em línguas. Judas 1:20 diz que “Precisamos edificar a nossa fé santíssima, orando no Espírito Santo.” Por isso, invista tempo orando em línguas, assim a sua fé será tremendamente edificada.

6 4. Como podemos obter fé? c. Vendo o resultado da fé
Há uma seqüência normal para a manifestação da fé. Você pode ver isto na ocasião em que Pedro pediu para andar sobre as águas com Jesus, em Mt 14:28-31: “Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?” Você pode ver claramente a equação da vitória na vida de Pedro. Primeiro ele ouviu a Palavra, depois ele creu na Palavra, e por fim, obedeceu a Palavra. O resultado dessa equação é fé e vitória. Por causa disso, Pedro pôde andar sobre as águas, mas ele logo começou a afundar. Ele perdeu a fé. E por que isso aconteceu? Ele obedeceu a uma outra equação: a equação da incredulidade: ele olhou para as circunstâncias; conseqüentemente teve medo, que produziu dúvida e o resultado foi o fracasso e a derrota. A equação da fé: Ouvir a Palavra + crer na Palavra + obedecer a Palavra = vitória A equação da incredulidade: Olhar para as circunstâncias + ter medo + duvidar = fracasso

7 5. Dicas de como exercitar a fé
Busque uma promessa na Palavra de Deus no tocante àquilo que você está procurando. Não adianta tentar crer por algo que não está na Palavra de Deus, pois é a Palavra que gera fé. Creia na Palavra de Deus. Simplesmente considere como um fato aquilo que Deus prometeu, pois ele é fiel para cumprir o que disse. Recuse-se a considerar as circunstâncias contrárias e aquilo que os sentidos físicos dizem. Louve a Deus pela resposta.

8 6. Confissão e fé Segundo o dicionário, confessar é reconhecer ou admitir, é declarar fé em algo. Pode ser ainda confissão de falhas e pecados. Você já aprendeu a confessar os seus pecados, mas você ainda precisa aprender a confessar a Palavra de Deus. A confissão da Palavra de Deus é importante por três razões: a. A confissão gera fé. b. A confissão dissipa o medo. c. A confissão traz apropriação. Só podemos ter aquilo que confessamos Jesus disse que, “todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10:32-33). Em Romanos 10:10 lemos que “com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” Para que as montanhas possam se lançar ao mar é necessário que você fale com elas. Foi Jesus quem disse: “Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco” (Mc 11:22-24).


Carregar ppt "10. Aprenda a crer Nesta lição você vai aprender:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google