A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos
AULA 8 Assunto: Plano Operacional (IV parte) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS

2 2. Análise de Mercado 3. Plano de Marketing 3. 1
2. Análise de Mercado 3. Plano de Marketing 3.1. Descrição dos principais produtos e serviços Preço Estratégias promocionais Estrutura de comercialização 3.5. Localização do negócio 4. Plano Operacional 5. Plano Financeiro

3 4. Plano Operacional 4.1. Layout
O que significa layout de uma organização ?

4 4. Plano Operacional 4.1. Layout
Por meio do layout (arranjo físico) define-se como será a distribuição dos diversos setores da empresa, de alguns recursos (mercadorias, matérias-primas, produtos acabados, estantes, gôndolas, vitrines, prateleiras, equipamentos, móveis, matéria-prima etc.) e das pessoas no espaço disponível.

5 Quais benefícios Um arranjo físico bem estruturado traz a uma organização?

6 Um arranjo físico bem estruturado traz uma série de benefícios, como:
Benefícios internos: aumento da produtividade e conseqüentemente lucratividade; diminuição do desperdício e do retrabalho; redução ou aumento de grupos informais; melhoria na comunicação entre os setores e as pessoas. Benefícios externos: maior facilidade na localização dos produtos pelos clientes na área de vendas e melhoria de imagem da empresa.

7 DICAS Verifique se há exigências específicas quanto ao layout, conforme a legislação vigente para o seu tipo de negócio; Certifique se é possível adequar o layout da empresa para pessoas portadoras de necessidades especiais, pois dependendo do ramo de atividade existem exigências em forma de lei. O ideal é contratar um profissional qualificado para ajudá-lo nessa tarefa, se isso não for possível, rascunhe você mesmo um esquema, distribuindo as áreas da empresa, os equipamentos, móveis e as pessoas de forma racional e sensata.

8 4.2. Capacidade produtiva/comercial/serviços:
É importante estimar a capacidade instalada da empresa, isto é, o quanto pode ser produzido ou quantos clientes podem ser atendidos com a estrutura existente. Com isso é possível diminuir a ociosidade e o desperdício. Seja realista e considere na projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços,o tipo de produto ou serviço, as suas instalações e maquinários, sua disponibilidade financeira, o fornecimento de matérias-primas e ou mercadorias, o tamanho do mercado e a sazonalidade (as oscilações do mercado).

9 4.3. Processos operacionais
É o momento de registrar como a empresa irá funcionar, ou seja, como serão feitas as várias atividades, descrevendo, etapa por etapa: Como será a fabricação dos produtos, a venda de mercadorias, a prestação dos serviços e, até mesmo, as rotinas administrativas. Identifique que trabalhos serão realizados, quem serão os responsáveis, assim como os materiais e equipamentos necessários. OBS: Sugere-se a elaboração de um roteiro com essas informações (fluxograma).

10 4.4. Necessidade de pessoal
Trata-se da projeção do pessoal necessário para o funcionamento do negócio: o(s) sócio(s), os familiares (se for o caso) e as pessoas a serem contratadas. DICAS: Verifique a disponibilidade de mão-de-obra qualificada na região. Se não for essa a situação, procure investir no treinamento de uma (sua) equipe. Lembre-se de consultar os sindicatos de classe a fim de obter informações sobre a legislação específica, acordos coletivos, piso salarial, quadro de horários, etc.

11 EXERCICIO VIII 4. Plano Operacional 4.1. Layout Obs: rascunho do layout 4.2. Capacidade produtiva/comercial/serviços: Qual será a capacidade máxima de produção (ou serviços) e comercialização? Qual será o volume de produção (ou serviços) e comercialização iniciais? 4.3. Processos operacionais Descreva como serão feitas as principais atividades do negócio Necessidade de pessoal: cargo, função, qualificações necessárias


Carregar ppt "Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google