A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: Constituição de novos empreendimentos Aula 4 Assunto: O Plano de Negócios segundo o modelo do SEBRAE Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: Constituição de novos empreendimentos Aula 4 Assunto: O Plano de Negócios segundo o modelo do SEBRAE Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: Constituição de novos empreendimentos Aula 4 Assunto: O Plano de Negócios segundo o modelo do SEBRAE Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: MSN: Blog: keillalopes.wordpress.com

2 ATENÇÃO Embora sejam mencionados nesta aula, tanto o Sumário Executivo quanto o Resumo devem ser feitos ao final do Plano de negócio!

3 Sumário Executivo: O sumário executivo é uma enumeração do conteúdo do Plano de Negócio. Não se trata de resumo descritivo ou uma introdução ou uma justificativa e, sim, um índice contendo apenas os pontos mais importantes. Informações mais detalhadas virão nas partes seguintes.

4 Lembre-se: Embora o sumário executivo compreenda o primeiro item ele só deve ser finalizado após a conclusão do plano de negócio. Encare o modelo deste sumário como um uma sugestão. Provavelmente, será preciso ajustes para que seu plano esteja adequado ao tamanho e à atividade da sua empresa.

5 Resumo dos principais pontos do plano de negócio (Introdução)
Esta fase (introdução) é um resumo descritivo, mas pode conter a finalidade e a justificativa do plano de negócios. Contudo, seja breve, pois informações detalhadas virão nas partes seguintes. Ao descrever o plano, faça um breve relato com as principais características e também: o que é o negócio;quais os principais produtos e/ou serviços;quem serão seus principais clientes; onde será localizada a empresa; montante de capital a ser investido; qual será o faturamento mensal; que lucro espera obter do negócio; em quanto tempo espera que o capital investido retorne (payback) .Vejamos:

6 Resumo descritivo dos principais pontos do plano de negócio (texto)
A - Qual objetivo (inicial e futuro) da organização? B - Quanto tempo precisa? C - Qual a estratégia da empresa no mercado? D - Para quem será feito feito o Plano de negócio?

7 A - Qual objetivo do plano de negócio?
O objetivo inicial é claro: abrir a empresa. Já os objetivos futuros depende... Deve-se planejar o como se dará o crescimento de sua atividade e imaginar claramente quais são seus objetivos e as metas que pretende atingir, além de determinar precisamente o que deseja que a empresa se transforme num determinado espaço de tempo. Pensando no presente e no futuro!

8 B - Quanto tempo precisa?
Não menos importante é ter ciência da distância necessária a percorrer para chegar aos objetivos pretendidos, sabendo, o que fazer a cada dia, para, no prazo imaginado, conquistar o alvo pretendido. Para o planejamento correto, vários questionamentos devem ser feitos, e respondidos pelo proprietário da maneira mais simples e objetiva que puder. Em alguns ramos de atividade os pontos não são totalmente exatos, pode não haver respostas tão claras como se pretende. Dessa forma, o ideal é saber, com precisão, o que deseja para o futuro, pensar onde está e planejar como fará para chegar onde deseja, sem esquecer que os riscos, inerentes a qualquer atividade devem ser quantificados, calculados, e na medida do possível, extintos do caminho. O planejamento do tempo só funciona com o implemento de metas que, ao serem traçadas, devem constar de um cronograma, que, por sua vez, deve ser rigorosamente, observado.

9 Todos os membros da empresa devem estar cientes do planejamento, devendo os objetivos, anseios, metas e os prazos serem divulgadas a todos os integrantes, uma vez que todos devem caminhar na mesma direção. De nada adianta um bom planejamento se o mesmo não é de conhecimento dos integrantes, pois nesse caso, é como se cada um da equipe estivesse perdido dentro de um grande projeto, podendo, cada qual, trabalhar em direções totalmente opostas. Há determinados assuntos do planejamento, que, por natureza, não precisam de ser objeto de divulgação haja vista a relevância e o interesse do (s) dono (s). Contudo, fora dessa hipótese, os demais membros da equipe devem estar cientes dos planos futuros, de forma, que possam contribuir, efetivamente, para que o objetivo esteja cada vez mais perto.

10 C - Qual a estratégia da empresa no mercado?
O empreendedor deve ter em mente a criação de um diferencial competitivo para sua empresa, ou seja, um "plus", que seja capaz de tornar o seu negócio especial em relação aos demais existentes e, principalmente, que seja capaz de atrair a clientela. É necessário saber como fará para alcançar os objetivos, e para isso, é necessária a montagem de um planejamento específico que busque diminuir os riscos da atividade, diante da gama de obstáculos que qualquer atividade empresarial sofre ao se erguer.

11 Há vários questionamentos que devem ser respondidos, passo a passo, para concretizar um planejamento. A título de exemplo, determinar qual será o tamanho que a empresa pretende chegar é um ponto de extrema relevância. Será de pequeno, médio ou grande porte? A resposta a esse tópico é de fundamental importância, pois somente com essa idéia em mente é que saberá identificar o local e como será estruturada a sua equipe de trabalho.

12 O Posicionamento estratégico da empresa:
Posicionamentos Genéricos •Diferenciação: alta qualidade, investimento em inovação, muitos serviços agregados,alto preço,baixo volume e alto investimento em relacionamento •Tradição: alta qualidade, pouco investimento em inovação, poucos serviços agregados,médio preço,médio volume e médio investimento em relacionamento •Preço: média qualidade, sem investimento em inovação, nenhum serviço agregado,baixo preço,alto volume e pouco investimento em relacionamento

13 SUGESTÃO PARA O SUMÁRIO EXECUTIVO: Sumário Executivo Resumo dos principais pontos do plano de negócio 1. A empresa Nome 1.1 Dados dos empreendedores (experiência profissional e atribuições) 1.2 Missão da empresa 1.3 Setores de atividade 1.4 Forma jurídica 1.5 Enquadramento tributário Âmbito federal Âmbito estadual Âmbito municipal Capital Social Fonte de recursos .

14 Recomendações na escolha do NOME:
Nome Fantasia Este é o nome inventado para a empresa que será conhecida no mercado. Serve também para identificar e distinguir alguns de seus produtos e serviços de outros já existentes no mercado. Se for uma marca, deverá ser devidamente registrada e protegida. Ex: INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Para consultar se o nome que você quer usar não está sendo utilizado por outra empresa, consulte no site do INPI:

15 Nome Empresarial No caso de Empresário Individual, será adotado o nome civil do titular (por extenso ou abreviado). Em caso de nome muito comum (João, Maria,etc) usar partícula que o diferencie; No caso de Sociedade Empresária (Ltda), o nome empresarial é constituído por uma Razão Social que é o nome civil completo ou abreviado de um dos sócios; Depois de escolhido o nome, deve dirigir-se a Junta Comercial e consultar se já existe alguma empresa registrada com este nome.

16 1. A Empresa 1.1. Dados dos empreendedores (experiência profissional e atribuições)
Aqui você irá informar os dados dos responsáveis pela administração do negócio. Faça também uma breve apresentação de seu perfil, destacando seus conhecimentos, habilidades e experiências anteriores. Pense em como será possível utilizar estes dados (experiências ) a favor do seu empreendimento. Obs: antes de definir os sócios, vejamos as orientações a seguir.

17 Para prevenir-se contra a escolha equivocada de sócios:
Analise se os objetivos dos sócios são os mesmos, tendo em vista o grau de ambição de cada um e a dimensão que desejam para o negócio; Divida as tarefas antes de montar a empresa. Defina o campo de atuação e horários de trabalho; Defina, com antecedência, o valor da retirada pró-labore (remuneração dos proprietários), como será feita a distribuição dos lucros e o quanto será reinvestido na empresa;

18 Estabeleça o grau de autonomia de cada um e até que ponto um dos envolvidos pode, sozinho, tomar decisões; Determine se os familiares poderão ser contratados e quantos por parte de cada sócio Sempre escolha funcionários e parceiros em conjunto; Defina o que acontecerá com a sociedade quando um dos sócios falecer ou não puder mais trabalhar. Determine um sistema de sucessão e descreva no contrato social.

19 Tente descrever em um contrato assinado pelos sócios todos os pontos que possam gerar atritos futuros. Verifique se seu futuro sócio não possui restrições cadastrais ou pendências junto a órgãos como a Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda e INSS. Situações como essas podem dificultar o acesso a crédito junto a fornecedores e bancos, além de impedir o registro do negócio. Tenha claro que alguns pontos irão contribuir para a permanência de uma sociedade: diálogo e clareza. Conflitos são inevitáveis, o que importa é a maneira de resolvê-los.

20 Referências: CENNI, Marcelo. Montando uma empresa: dicas para obter sucesso. Belo Horizonte: Autêntica, p., il. (Coleção Pequena Empresa,v.1). CHIAVENATO, Idalberto. Vamos abrir um negócio? São Paulo: Makron Books, 1995.


Carregar ppt "DISCIPLINA: Constituição de novos empreendimentos Aula 4 Assunto: O Plano de Negócios segundo o modelo do SEBRAE Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google