A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novembro de 2012 Métodos e Técnicas do Ensino de História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novembro de 2012 Métodos e Técnicas do Ensino de História"— Transcrição da apresentação:

1 Novembro de 2012 Métodos e Técnicas do Ensino de História
Professor André Augusto da Fonseca lavrado.wordpress.com

2 Por que ensinar História?
Considere qualquer conteúdo que possa lembrar da disciplina de História. Você conseguiria responder a um aluno que perguntasse por que estudar isso?

3 Por que ensinar História?
“Ser membro de uma comunidade humana é situar-se em relação ao seu passado (ou da comunidade), ainda que apenas para rejeitá-lo. O passado é, portanto, uma dimensão permanente da consciência humana” (Hobsbawm, 1998, p. 22).

4 Por que ensinar História?
“O conhecimento do passado parece inútil, pois o atual não repete o acontecido. Por outro lado, o conhecimento do acontecido é uma ‘referência’ para” o presente: a história permite a nós, homens e mulheres do presente, o diálogo com os homens e mulheres do passado, seus conflitos e soluções, aumentando “o número de participantes no debate e o das capacidades inventivas” (José Carlos Reis, comentando Marc Bloch. 2006, p. 109).

5 Por que ensinar História?
Reis, comentando Georges Duby: “O discurso histórico é útil porque aguça o olhar sobre o presente, comparando o atual e alteridade do passado. […] ensina a dúvida metódica, a crítica da informação, a perspicácia no juízo, a liberdade de pensamento, a análise lúcida da informação tendenciosa. A história ensina a complexidade do real, sua diversidade, suas especificidades”.

6 Por que ensinar História?
Lucien Febvre (apud REIS, 2006, p. 110): “O historiador faz a história que o presente tem necessidade […]. Organizar o passado em função do presente: é o que se poderia chamar a função social da história”.

7 Por que ensinar História?
Art. 246 da CFRB, § 1.º “O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro.” Art. 26 da LDBEN: § 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.

8 Por que ensinar História?
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. § 1º O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. § 2º Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. (Incluído pela Lei nº , de )

9 Problematização Problematizar = questionar, promover a reflexão, desafiar a saber mais e melhor. Problematizar = desnaturalizar a realidade social; HISTORICIZAR o meio social; desequilibrar pré-noções e pré-conceitos.

10 Problematização Problematização atitude método hábito exemplo

11 Problematização O trabalho inicial do educador sempre é a MOBILIZAÇÃO: transformar o assunto em objeto de conhecimento do sujeito/ educando (Celso Vasconcellos). Educador: conhecer e discutir a prática social imediata e mediata dos alunos sobre o conteúdo. Educando: compreender que o que se estuda tem a finalidade de ajudá-lo a compreender e transformar a realidade.

12 Princípio do planejamento
Prática social Problematização Instrumentalização Pensamento conceitual

13 Objetivos OBJETIVOS de aprendizagem Concepção de sociedade
Problematização do presente Necessidades da turma

14 Objetivos Conceituais Atitudinais Procedimentais

15 Objetivos Procedimentais: Realizar as ações (aprende-se na prática)
Exercitação constante Reflexão sobre a ação

16 Objetivos Atitudinais:
Valores (princípios ou ideias éticas como solidariedade, respeito aos outros, responsabilidade, liberdade etc.) Atitudes (tendências ou prediposições mais ou menos estáveis das pessoas para atuar de determinada maneira, como cooperar com o grupo, preservar o meio ambiente, cuidar do patrimônio coletivo etc.) Normas (padrões ou regras de comportamento, forma pactuada de realizar certos valores compartilhados)

17 Conteúdos A partir da problematização e dos objetivos, quais conteúdos, temas, processos históricos, conceitos serão estudados para compreender o problema do presente?

18 Conteúdos a serviço dos objetivos
Problematização Ex.: Alunos manifestam preconceito contra afrodescendentes e contra religiões de matriz africana. Objetivos Valorizar a diversidade étnica e cultural de Roraima e do Brasil Repudiar atitudes discriminatórias de cunho étnico, cultural ou religioso Conteúdos Escravidão antiga: Grécia e Roma. Reinos medievais africanos. As grandes navegações e a volta da escravidão nos séculos XV-XIX. A economia da Plantation, a sociedade colonial e a resistência dos escravizados.

19 Metodologia Detalhar o que será feito a cada dia, a cada aula.
Mostrar que tipo de orientação será dada aos alunos em cada atividade. O número de aulas necessárias depende dos objetivos e de como você vai ajudar os alunos a atingi-los. Se utilizar textos, questionários ou filmes, referencie-os e/ou remeta aos anexos do plano!

20 Metodologia: estratégias
Aula expositiva Júri simulado Seminário Telejornal RPG Estudo do meio Assembleia de turma Atividades com mapas Mesa redonda, entrevistas com autoridades

21 Metodologia: estratégias
Mapa conceitual Interpretação de documento escrito Interpretação de gráfico, tabela ou quadro Elaboração de quadros comparativos Elaboração de linhas de tempo Interpretar fontes iconográficas Interpretar filme Produzir vídeos Elaborar conceitos O uso da internet


Carregar ppt "Novembro de 2012 Métodos e Técnicas do Ensino de História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google