A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendendo a se sujeitar à vontade de Deus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendendo a se sujeitar à vontade de Deus"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendendo a se sujeitar à vontade de Deus
OBEDIÊNCIA A DEUS Aprendendo a se sujeitar à vontade de Deus

2 Versículo chave: Marcos 12:30
Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

3 A. Porque obedecer a Deus?
CAPÍTULO 01 Amor e Obediência A. Porque obedecer a Deus?

4 A melhor forma de obedecer a Deus é expressar o meu amor a Deus de maneiras significativas em minha vida diária. Obediência Amor

5 Ambas têm uma grande influência uma na outra
Ambas têm uma grande influência uma na outra. Se você obedece a Deus, tem que aprender a amá-Lo. Apenas em um relacionamento pessoal com Deus baseado no amor você vai Ter o desejo e o poder de obedecer às leis de Deus. O amor é o fundamento sobre o qual a obediência é construída. Quanto maior for o seu amor por Deus, tanto mais fácil vai ser obedecê-Lo. “Tratos que eu fiz com Deus”. Pergunte aos alunos se alguma vez eles tentaram fazer um negócio com Deus. Pode ser que eles estavam numa situação difícil e disseram: “Deus, se o Senhor me tirar desta enrascada, eu vou te servir pelo resto da minha vida”. Você pode dar um ou dois exemplos de “tratos” que as pessoas fizeram com Deus. Também dê aos alunos uma oportunidade de contarem sobre um trato que fizeram com Deus. Dê uma ilustração de sua vida (ou da vida de algum outro cristão) quando Deus lhe disse para fazer algo. Do seu ponto de vista naquele momento isso parecia ser a coisa errada a fazer, mas você decidiu obedecer a Deus mesmo assim. Como resultado, a situação ocorreu muito melhor do que você tinha esperado. Deus lhe mostrou que Lhe obedecer é o melhor caminho a se tomar.

6 1. Deus é Amor Uma das maiores qualidades ou características de Deus é que Ele é um Deus que ama.

7 Vários versículos na Bíblia falam sobre o amor de Deus.
“Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.” (II Coríntios 13.11)

8 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3.16) Esse é o tipo de relacionamento que Deus Quer ter com você... Um Relacionamento de amor... Deus quer ser o líder de sua vida...

9 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus ) Esse é a maneira que Deus quer se relacionar conosco.... Ele quer ser o Líder de minha vida... Que Tipo de Líder Deus é? Vamos ver isso...

10 - Ele me ama. João 3.16 - Ele me conhece muito intimamente. Mateus - Ele se importa comigo. Lucas - Ele me escuta. Jeremias 33.3 - Ele me trata com amável respeito. - Ele não me força a obedecê-Lo. - Ele me guia. João 14.26

11 - Ele me dá a força para obedecê-Lo. Filipenses 4.13
- Ele me ajuda quando eu tenho problemas. 1 Coríntios 10.13 - Ele é gentil. Salmo 86.15 Ele me perdoa quando eu falho. 1 João 1.9 - Ele é paciente. 2 Pedro 3.9 - Ele me disciplina quando eu Lhe desobedeço. Hebreus

12 2. Deus Ama Você Ele ama você muito profundamente. Sua vida de pecados passada não O impediu de amá-lo. Você é muito especial para Ele.

13 3. Deus Disse para Você amá-Lo
A lei mais importante de toda a Bíblia é amar a Deus com todo o seu coração, alma, mente e forças.

14 Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Marcos e Mateus E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Em outras palavras, nós somos mandados a amar a Deus com tudo o que nós temos. Temos que amar a Deus mais do que a qualquer outra pessoa.

15 “Se me amais, guardai os meus mandamentos”.
João 14.15 Se você O ama, você vai obedecer as leis de Deus. Se você não obedece a Deus, isto mostra que você não ama a Deus. Se você não ama a Deus, você vai achar impossível obedecer Suas leis.

16 B. Como Posso obedecer a maior lei de Deus?
Discutir as respostas para esta pergunta: “Como eu posso obedecer o maior mandamento de Deus?” Quero exemplos de formas específicas de como podemos mostrar a Deus que O amamos.

17 Como você pode obedecer a maior lei Deus?
O que você pode fazer para mostrar a Deus que O ama? 4. Pensar sobre Deus estar comigo. 1. Pedir conselhos a Deus. 2. Agradecê-Lo por Sua ajuda. 5. Expressar atitudes bíblicas. Ler 1 Coríntios e escrever as diferentes maneiras com que eles podem expressar o seu amor. Então peça a eles exemplos de como eles podem mostrar a Deus o amor com cada uma dessas descrições sobre o amor. Discuta como eles podem mostrar amor a Deus nas suas experiências diárias, na hora das refeições, no trabalho, nas aulas, no recreio, nas horas vagas, igreja. Lucas tem outra lista de maneiras de mostrar amor de formas práticas. Você pode querer quer eles leiam isto também. 3. Adorá-Lo. 6. Dar a Deus.

18 Existe diversas formas práticas de você mostrar a Deus que O ama.
1. Obedeça às leis de Deus; 2. Obedeça aos princípios relacionados a essas leis; “Quais devem ser os meus motivos quando eu obedeço a Deus?” Pedir para explanar o que é um motivo. Aqui estão algumas respostas de antigos alunos. - Um propósito. - A principal razão pela qual eu faço algo. - Um desejo. - Uma força ou idéia que me urge a fazer algo. O pensamento por detrás da ação. Dê diversos exemplos de coisas que você tem feito (ou visto outros fazerem) e descreva o motivos por detrás da ação. Eis alguns possíveis motivos para uma pessoa ter: medo, culpa, obrigação, para mostrar apreciação, “Eu lhe devo,” amor. 3. Dê a Deus seus direitos pessoais; 4. Faça o que Deus quer que você faça.

19 O Melhor motivo para obedecer a Deus é o Amor...
“O que faz de algo um ato de amor?” R: “meu motivo”. Uma ação, que é um ato de amor, sempre deve ter como seu motivo um desejo de mostrar amor. Duas pessoas podem fazer a mesma coisa, mas terem motivos diferentes. Uma ação, que é um ato de amor em um caso, pode ser um ato de egoísmo em outro caso. A diferença-chave é o motivo da pessoa. Mostre que nós escolhemos os nosso motivos. Pode ser que no passado eles tenham feito algo pelas razões erradas. Agora com a ajuda de Deus eles podem começar a obedecer a Deus com um desejo de mostrar amor a Ele.

20 CAPÍTULO 02 Atitudes e Obediência
Vimos porque devemos obedecer a Deus… Também vimos que a maior lei de Deus é o Amor… Agora vamos analisar como nossas atitudes afetam nosso comportamento

21 Versículo chave: Filipenses 2.5
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus...”

22 Qual é o meu motivo para obedecer a Deus?
Os nossos motivos estão estreitamente relacionados às nossas atitudes... FAZER O TESTE 02 EM AULA.... Diga para alguns alunos apresentarem à turma a experiência que eles usaram para essa prova. Use esta oportunidade para revisar e esclarecer como alguma situação pode ser uma forma de obedecer o maior mandamento da Bíblia. O segredo é responder do modo que Deus quer que respondamos, e tendo o amor como nosso motivo. Mostre que os nossos motivos estão estreitamente relacionados às nossas atitudes. Nesta sessão de aula, nós iremos discutir que lugar as nossas atitudes têm na obediência a Deus. O nossos principal objetivo é descobrir formas significativas de expressar atitudes obedientes em relação a Deus.

23 A. Identifique as Atitudes que são fáceis de desobedecer a Deus

24 O que é uma Atitude? - Um padrão de pensamento. - Uma opinião.
- O modo como você pensa. - Um hábito de pensar. - Um ponto de vista. - Pensamentos que eu aprendi. - Procedimento; comportamento; reação em relação a outra pessoa, circunstância. Para idendificar as atitudes que são fáceis de desobedecer a Deus é importante pensar no que é uma atitude...?

25 Quem Governa o Portão Governa a Cidade!!!
As nossas atitudes influenciam o nosso comportamento. Nós fazemos o que pensamos. O nosso comportamento reflete as nossas atitudes. Quem Governa o Portão Governa a Cidade!!! Ponto Passar cena do Filme Tróia... Uma das razões pelas quais as pessoas têm dificuldade de obedecer a Deus é porque têm atitudes erradas em relação a Deus.

26 “o que minhas atitudes têm a ver com ser capaz de obedecer a Deus?”
Você pode perguntar? “o que minhas atitudes têm a ver com ser capaz de obedecer a Deus?” MUITO! O que você pensa sobre Deus vai influenciar o quanto bem você vai obedecer a Ele.

27 Algumas Atitudes que facilitam a desobediência aos Líderes e a Deus.
Atitude de condenação Atitude de preguiça Atitude de rebelião Atitude de ressentimento Como uma pessoa mostra que tem uma ou mais dessas atitudes em relação a Deus? Há diversas formas: - pelo que você diz; como você reage quando Deus manda você fazer algo; etc. Você pode perguntar: “como eu posso me livrar dessas atitudes?” A resposta é clara. Ponha atitudes obedientes no lugar das atitudes erradas. Atitude de ingratidão Atitude de teimosia

28 B. Desenvolva Atitudes obedientes

29


Carregar ppt "Aprendendo a se sujeitar à vontade de Deus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google