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Asterisk – Telefonia IP

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Apresentação em tema: "Asterisk – Telefonia IP"— Transcrição da apresentação:

1 Asterisk – Telefonia IP
Comunicação Asterisk – Telefonia IP Por: Miguel Vita Consultor de Tecnologia

2 O QUE É O “ASTERISK” ?

3 Conceito Básico Asterisk é um grande projeto de código livre para um PABX IP baseado em software. Utilizando o Linux como sistema operacional, ele provê todas as funcionalidades de um PABX tradicional, além de muitas outras, por um custo muito mais baixo. Com o Asterisk o seu micro transforma-se em um PABX Digital poderoso, de baixo custo e altamente flexível. O Asterisk permite integrar aparelhos telefônicos, computadores, centrais convencionais, intranets e a Internet em uma única plataforma de voz.

4 Resumo O PABX IP é um sistema completo de telefonia que fornece chamadas telefônicas em cima da redes de dados.

5 COMO SURGIU ?

6 Hostória Criado para atender às necessidades da Linux Support Services, de Mark Spencer, recém-formado em Engenharia da Computação, em 1999. Em 2001, conhece Jim Dixon. Criador do “Zapata” (hardware) de integração de telefonia. Nos anos seguintes, a Digium (Asterisk) teve taxa de 100% de crescimento. Em Agosto de 2006 com apenas 5 desenvolvedores e 350 colaboradores, recebeu seu primeiro aporte de capital externo, de USD 13.8 bilhões da Matrix Partners (Venture Capital).

7 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

8 Os Principais Benefícios do Asterisk.
1) Mobilidade: Permite o uso dos recursos de telefonia da própria empresa independente da localização geográfica do usuário e do tipo de dispositivo utilizado. O colaborador poderá inclusive, utilizar seu ramal virtual a custo zero em um dispositivo móvel (smartphone ou tablete), desde que possua conexão 3G ou Wi-Fi no local.

9 Os Principais Benefícios do Asterisk.
2) Compatibilidade: Todos os aparelhos analógicos utilizados na telefonia fixa comum podem ser utilizados na telefonia IP e todos os equipamentos utilizados na telefonia IP são compatíveis com as centrais PABX convencionais, bem como servidores e computadores do tipo (PC). Isso ajuda a reduzir os altíssimos custos com equipamentos até então monopolizados pelos grandes fabricantes.

10 Os Principais Benefícios do Asterisk.
3) Integração: A telefonia IP permite interligar duas ou mais centrais telefônicas através da internet, sem a intermediação das operadoras de telefonia. É a solução ideal para conectar as centrais de voz da matriz com as filiais, funcionários externos, em viagem, ou parceiros B2B da sua empresa.

11 Os Principais Benefícios do Asterisk.
4) Funcionalidades: O sistema de voz sobre IP permite inserir na telefonia uma série de novos recursos e funcionalidades interativas, que hoje em dia são fatores de diferenciação e vantagem competitiva face aos concorrentes.

12 Os Principais Benefícios do Asterisk.
5) Redução de Custos: A principal vantagem que a solução VoIP oferece é a redução dos custos com comunicação de voz de sua empresa. Essa redução dá- se, principalmente, pelos seguintes fatores: redução ou eliminação do custo de chamadas entre Matriz e Filial (Local / DDD e DDI); Redução da quantidade de linhas comerciais (LP) ou troncos exclusivos de voz; Redução de até 80% do valor das chamadas de longa distância (DDD e DDI). Os custos também são reduzidos ou eliminados quando utilizados softfones (softwares para comunicação) através do computador, tablet ou smartphone.

13 Os Principais Benefícios do Asterisk.
6) Eliminação do Emaranhado de Fios: O PABX IP permite conectar aparelhos telefônicos IP diretamente a uma porta padrão da rede de computadores (que pode ser compartilhada com o computador adjacente). Softfones podem ser instalados diretamente no PC, eliminando o emaranhado de fios dos telefone e fazendo acréscimo ou movimentação dos ramais muito facilmente.

14 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

15 Características do Asterisk
Sistema de telefonia PABX através de IP; Distribuidor Automático de Chamadas (DAC); Unidade de Resposta Audível (URA); Correio de Voz com integração com o correio eletrônico; Relatório e estatísticas das chamadas; Administração e gerenciamento através da Web; Compatível com os PABX analógicos; Compatível com os telefones digitais IP; Conectividade com troncos analógicos e digitais; Sistema voltado para empresas de todos os portes.

16 Tabela de Codecs Suportados - Áudio
G.711 ulaw (usado nos EUA) – (64 Kbps) G.711 alaw (usado na Europa e no Brasil) – (64 Kbps) G.722 – (High Quality) – (48 Kbps, 56 Kbps e 64 Kbps) G – Modo passa-direto (pass-through) G kbps no Asterisk 1.0.3, 16/24/32/40kbps G.729 – Precisa de licença, a menos que esteja usando o modo pass-thru.(8Kbps) GSM – (12-13 Kbps) iLBC – (15 Kbps) LPC10 - (2.5 Kbps) Speex - ( Kbps

17 Tabela de Codecs Suportados - Vídeo
H.261 H.263 H.263+ H.264

18 RECURSOS AVANÇADOS

19 Call Center Filas de Atendimento;
Agentes logados em regiões geograficamente distantes. Personalização do atendimento. Relatórios gerenciais. Integração com ferramentas de desenvolvimento WEB. Monitoração e gravação de áudio em tempo real.

20 Coleta e Análise de Dados
Estatísticas de uso: Número de acessos. Tempo de conversação. Localização das chamadas. Pesquisa de mercado; Pesquisa de satisfação do cliente; Integração com base de dados MySQL / SQL / Outros...

21 Estatísticas

22 PABX Virtual

23 Painel do Operador

24 Recursos Extra Recebimento de FAX através de e-mail.
Integração com SKYPE. Salas de conferência. Servidor do tipo Messenger (interno). Bloqueio de chamadas recebidas (números).

25 Muita Atenção É importante ressaltar que como a telefonia IP funciona sobre redes IP, é fundamental que haja bons e confiáveis equipamentos na infraestrutura utilizada, caso contrário, poderá perder o investimento. A combinação das tecnologias Asterisk e, MikroTik utilizando switches gerenciáveis, garantem uma qualidade igual ou superior a qualquer tipo de telefonia existente (CONVENCIONAL, CELULAR, RÁDIO e até mesmo entre entre RAMAIS), pois atualmente já é possível, somente na telefonia IP, se comunicar com qualidade HD (High Quality).

26 Conclusão Investimento em um PABX IP baseado em software faz bastante sentido, não somente para novas companhias quando, mas também para empresas que já têm um PABX comum. Um PABX IP proporciona economia significativa com gerenciamento, manutenção e no pregressivo aumento dos custos de ligação em todo país. Os recursos avançados do PABX IP permitem coletar e analisar dados estatísticos importantes de clientes e funcionários, otimizando desde o atendimento como um todo e reduzindo custos muitas vezes desnecessários.

27 E-MAIL: CONTATO@MIGUELVITA.COM.BR
FIM MIGUEL VITA


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