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Elaboração do Plano de Intenção

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Apresentação em tema: "Elaboração do Plano de Intenção"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração do Plano de Intenção
Aldemar Araujo Castro Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL. UNCISAL Evidências.com

2 Objetivos da aula O plano de intenção O orientador O que é?
Importância? Quem deve fazer? Como fazer? Quando fazer? Aonde fazer? O orientador Quem é? Importância? Quem pode ser? Como selecionar? Evidências.com

3 Planejamento Execução Divulgação
As etapas da pesquisa Planejamento Execução Divulgação Idéia Brilhante Plano de intenção Revisão da Literatura Teste de Instrumentos e de Procedimentos Projeto de Pesquisa Pesquisa Piloto Coleta de Dados Armazenamento Tabulação Análise Interpretação Relatório Final Tema Livre Artigo Original A pesquisa pode ser dividida em três etapas: (a) planejamento; (b) execução; (c) divulgação. Cada uma dessas etapas necessitam ser iniciadas e terminadas antes do início da próxima. A cada uma das etapas corresponde um documento com finalidades diversas, desde a obtenção de financiamento até a apresentação final do trabalho. Plano de intenção é uma anotação que deve ser feita tão logo ocorra a idéia brilhante. Serve inicialmente para que a idéia não se perca e será paulatinamente modificado até se transformar no resumo do projeto de pesquisa a ser escrito. Em outras palavras, terá forma inicial de um rascunho e forma final de um resumo estruturado. Entretanto não devemos fazer este aperfeiçoamento sozinho, quando o conteúdo atingir uma precisão adequada com um nível de detalhamento adequado, ou seja, a idéia da pesquisa expressa de objetiva e clara, devemos imprimir seu conteúdo numa folha única, com layout e ortografia impecáveis. Só então é que apresentaremos nossa idéia ao orientador - ou pessoa que pretendemos que o seja - para que este avalie, critique e dê sugestões. Definindo assim da possibilidade de fazer a pesquisa sob sua orientação. 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

4 Dúvida  Pergunta  Hipótese Processo Objetivo
1.1. Idéia Brilhante (1/5) Dúvida  Pergunta  Hipótese Processo Objetivo Relevante e viável Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

5 Rascunho  Resumo 1.2. Plano de intenção (2/5) Relevante e viável
Evidências.com

6 1.3. Revisão da literatura (3/5)
Mapeamento teórico  Existe uma resposta adequada? Fonte de idéias Exigüibilidade téorica Relevante e viável Evidências.com

7 1.4. Teste de instrumentos e de procedimentos (4/5)
Formulários Equipamentos  Rotinas e técnicas Relevante e viável Evidências.com

8 1.5. Projeto de Pesquisa (5/5)
O que? Por que? Para que? Como? Onde? Quanto? Reprodutibilidade Relevante e viável Evidências.com

9 Evidências.com

10 Qual a pesquisa que desejo fazer?
Usar um lado da folha Formato livre Descrição objetiva da pesquisa Escrever um plano de intenção Evidências.com

11 O que fazer antes de escrever o projeto de pesquisa?
Plano de intenção Tempo e esforço O que desejo fazer? Exercício 1/2 Usar um lado da folha Evidências.com

12 Plano de Intenção O que é? Rascunho  Resumo do projeto
Dinâmico / mutável Folha única Conteúdo = idéia brilhante Encaminhar ao orientador Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

13 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733
Plano de intenção Título Autores Instituição Arquivo Resumo estruturado Descritores Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

14 Resumo Estruturado do Plano de Intenção
Contexto Objetivo Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico (cálculo do tamanho da amostra e análise estatística) Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

15 Como fazer o plano de intenção?
Rigor científico O que desejo fazer? Título Dados... Exercício 2/2 Usar o outro lado da folha Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

16 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733
Título Autores Instituição Arquivo Resumo estruturado Contexto Objetivo Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico cálculo do tamanho da amostra análise estatística Descritores Plano de intenção Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

17 Título ≠ Pergunta ≠ Objetivo
Prevalência de obesidade nos estudantes de graduação. Pergunta Qual a prevalência de obesidade nos estudantes de graduação? Objetivo Determinar a prevalência de obesidade nos estudantes de graduação. Existe uma diferença fundamental na revisão sistemática da Colaboração Cochrane entre o título, o pergunta e o objetivo. O título vai seguir as regras apresentada anteriormente, a pergunta tem que ser mais detalhada que o título para apresentar exatamente o que esta sendo pesquisado. O objetivo neste sentido ter a mesma idéia da pergunta, apenas foi utilizada uma sentença direta. Cada um deste item tem seu lugar, a pergunta deve ser colocada no item “contexto” (background), freqüentemente, no último parágrafo e o objetivo no item com o mesmo nome. No objetivo é importante notar que devem sempre aparecer quais são as hipóteses a serem testadas. Estas hipótese, quanto a revisão estiver finalizada, deve voltar a ser citada como uma parte no item “discussão”. Neste momento, devemos dizer claramente se foi possível ou não confirmar nossas hipóteses e qual a explicação para isso ter ocorrido. TAREFA: Selecione um grupo Cochrane de revisão e compare os títulos com os objetivos. Use o link a seguir para selecionar o grupo e ter acesso aos resumos: Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

18 Título ≠ Pergunta ≠ Objetivo
Antibióticos para tratamento da leptospirose Pergunta Qual a efetividade e segurança do uso de antibióticos no tratamento da leptospirose? Objetivo Avaliar a efetividade e segurança do uso de antibióticos no tratamento da leptospirose. Existe uma diferença fundamental na revisão sistemática da Colaboração Cochrane entre o título, o pergunta e o objetivo. O título vai seguir as regras apresentada anteriormente, a pergunta tem que ser mais detalhada que o título para apresentar exatamente o que esta sendo pesquisado. O objetivo neste sentido ter a mesma idéia da pergunta, apenas foi utilizada uma sentença direta. Cada um deste item tem seu lugar, a pergunta deve ser colocada no item “contexto” (background), freqüentemente, no último parágrafo e o objetivo no item com o mesmo nome. No objetivo é importante notar que devem sempre aparecer quais são as hipóteses a serem testadas. Estas hipótese, quanto a revisão estiver finalizada, deve voltar a ser citada como uma parte no item “discussão”. Neste momento, devemos dizer claramente se foi possível ou não confirmar nossas hipóteses e qual a explicação para isso ter ocorrido. TAREFA: Selecione um grupo Cochrane de revisão e compare os títulos com os objetivos. Use o link a seguir para selecionar o grupo e ter acesso aos resumos: Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

19 Pergunta da Pesquisa Evidências.com

20 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733
Item do planejamento Idéia brilhante Plano de intenção Revisão da literatura Testes de instrumentos e de procedimentos Projeto de pesquisa Semanas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

21 Armazenamento dos dados
Item do execução Pesquisa-piloto Coleta de dados Armazenamento dos dados Tabulação dos dados Análise dos dados Interpretação dos dados Relatório final Mês 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

22 Exercício Plano de intenção Evidências.com

23 Plano de Intenção Título Autores Instituição Título Autores
Informação do arquivo Resumo estruturado Contexto Objetivo Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico cálculo do tamanho da amostra análise estatística Descritores Título Autores Instituição Arquivo Contexto Objetivo Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico Descritores Evidências.com

24 Exercício (1a parte) Individual Não é para entregar as respostas
Revisão de cada item Colocar apenas cada número em ordem Por exemplo: 4, 7, 9, 1, 5, 6, 8, N, N, N, N, N. O exercício continua (2a parte) Evidências.com

25 Qual o item? Título Autores Instituição Arquivo Contexto Objetivo
Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico Descritores Heparina de baixo peso molecular comparada à heparina não fracionada no tratamento inicial da trombose venosa profunda/embolia pulmonar: ensaio clínico randomizado, duplo-cego. Evidências.com

26 Qual o item? Título Autores Instituição Arquivo Contexto Objetivo
Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico Descritores Aldemar Araújo Castro Evidências.com

27 Qual o item? Título Autores Instituição Arquivo Contexto Objetivo
Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico Descritores Disciplina de Cirurgia Vascular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo. Rua Napoleão de Barros, o andar. São Paulo, SP Fone: ; Fac-símile: ; Correio eletrônico: Evidências.com

28 Qual o item? Título Autores Instituição Arquivo Contexto Objetivo
Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico Descritores C:/exemplos/pi_html_1.doc 12/04/1999; 04:45 Evidências.com

29 Qual o item? Título Autores
Instituição Arquivo Contexto Objetivo Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico Descritores A trombose venosa profunda embolia pulmonar apesar do tratamento inicial com a heparina não fracionada apresenta 10% de complicações. Com o uso da heparina de baixo peso molecular, espera-se a redução destas complicações. Diante deste cenário e da necessidade de avaliar o real benefício da HBPM é proposto este ensaio clínico. Evidências.com

30 Qual o item? Título Autores Instituição Arquivo
Contexto Objetivo Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico Descritores Avaliar a segurança e efetividade do tratamento da trombose venosa profunda (TVP) dos membros inferiores e da embolia pulmonar (EP) com heparina de baixo peso molecular (HBPM) comparada com a heparina não fracionada (HNF). A hipótese testada é que a HBPM é mais eficiente e segura. Evidências.com

31 Qual o item? Título Autores Instituição Arquivo Contexto Objetivo
Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico Descritores Ensaio clínico aleatório, duplo-cego, com 12 meses de seguimento. Evidências.com

32 Qual o item? Título Autores Instituição Arquivo Contexto Objetivo
Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico Descritores Hospital universitário terciário de referência para angiologia e cirurgia vascular (Hospital São Paulo, São Paulo, SP). Evidências.com

33 Qual o item? Título Autores Instituição Arquivo Contexto Objetivo
Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico Descritores Doentes com TVP proximal sintomáticos e/ou EP sintomática, confirmados por exame complementar objetivo. Evidências.com

34 Qual o item? Título Autores Instituição Arquivo
Contexto Objetivo Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico Descritores GRUPO EXPERIMENTAL: HBPM, SC, dose fixa ajustada ao peso, por ao menos 7 dias, seguido de Warfarin, 5 mg, VO, RNI 2 a 3, 6 meses. GRUPO CONTROLE: HNF, IV, contínua (TTPa), por ao menos 7 dias. Warfarin, VO (RNI), 6 meses. Ambos os grupos iniciam o anticoagulante oral no quinto dia, sendo interrompido a heparinização quando o RNI (2 a 3) for alcançado em dias sucessivos. Evidências.com

35 Qual o item? Título Autores Instituição Arquivo Contexto Objetivo
Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico Descritores Mortalidade, embolia pulmonar, recorrência da TVP, complicações hemorrágicas maiores, complicações hemorrágicas menores. Evidências.com

36 Qual o item? Título Autores Instituição
Arquivo Contexto Objetivo Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico Descritores O tamanho da amostra foi estimado em 800 doentes em cada grupo, considerando alfa 0,04, beta 0,2, P1 0,1 e P2 0,05. A análise estatística será realizada com o teste do qui-quadrado, redução de risco absoluto e relativo, o número necessário a tratar de cada variável estudada, calculando também o intervalo de confiança de 95% para cada ponto estimado. Evidências.com

37 Qual o item? Título Autores Instituição Arquivo Contexto Objetivo
Tipo de estudo Local Amostra Procedimentos Variáveis Método estatístico Descritores Embolia pulmonar, trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar. Evidências.com

38 Exemplo 1 Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Governador Lamenha Filho (UNCISAL). Rua Doutor Jorge de Lima 113. Trapiche da Barra. Maceió, AL. CEP: Fone: Fax: Celular: Correio eletrônico: URL: Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Governador Lamenha Filho. Rua Jorge de Lima 113. Maceió, AL Fone: UNCISAL, Maceió, AL. Evidências.com

39 Autores. Aldemar Araujo Castro, Guilherme Benjamin Brandão Pitta.
Autores. Aldemar A Castro, Guilherme B B Pitta. Autores. Aldemar A Castro, Guilherme B B Pitta Autores. Aldemar A Castro & Guilherme B B Pitta Autores. Aldemar A. Castro, Guilherme B. B. Pitta Autores. Aldemar A. Castro & Guilherme B. B. Pitta. Autores. Aldemar A. Castro & Guilherme B. B. Pitta Autores. A. A. Castro, G. B. B. Pitta. Autores. A. A. Castro & G. B. B. Pitta. Autores. A A Castro, G B B Pitta. Autores. A A Castro & G B B Pitta. Autores. AA Castro, GBB Pitta. Autores. AA Castro & GBB Pitta. Autores. Castro, Aldemar Araujo; Pitta, Guilherme Benjamin Brandão. Autores. Castro, Aldemar Araujo & Pitta, Guilherme Benjamin Brandão. Autores. Castro, Aldemar A.; Pitta, Guilherme B. B. Autores. Castro, Aldemar A. & Pitta, Guilherme B. B. Autores. Castro, A.A.; Pitta, G.B.B. Autores. Castro, A.A. & Pitta, G.B.B. Autores. Castro AA, Pitta GBB. Autores. Castro AA & Pitta GBB. Autores. Castro AA, Pitta GBB Autores. Castro AA & Pitta GBB Exemplo 2 Evidências.com

40 Único pré-requisito: Ter curso de graduação
Quem será o orientador? Único pré-requisito: Ter curso de graduação Evidências.com

41 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733
Liberato Afonso Didio Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

42 Papel do orientador Diagnosticar a situação atual do aluno
Recursos Conhecimentos Habilidades Orientar individualmente cada aluno nas etapas da pesquisa Planejamento Execução Divulgação Evidências.com

43 Em resumo! O plano de intenção O orientador O que é? Importância?
Quem deve fazer? Como fazer? Quando fazer? Aonde fazer? O orientador Quem é? Importância? Quem pode ser? Como selecionar? Evidências.com

44 Metodologia da Pesquisa Científica
Pesquisador (produtor) Profissional da área da saúde (usuário) Pesquisar Planejar a pesquisa Executar a pesquisa Divulgar a pesquisa Tomar a decisão clínica Formular o problema clínico (cenário clínico) Acessar à informação Avaliar a qualidade da informação Sintetizar as informação Resolver o cenário clínico Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

45 A pergunta da Pesquisa http://www.evidencias.com/planejamento
Aldemar Araujo Castro Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, AL. UNCISAL Evidências.com

46 Razões para perguntas de pesquisa bem formuladas
Primeiro passo! Passo mais importante! Orientação durante a pesquisa! Razões para perguntas bem formuladas Perguntas mal elaboradas conduzem a decisões vagas sobre o que a pesquisa deve incluir e como sintetiza-lo. Como em qualquer pesquisa, a primeira e mais importante decisão no planejamento da revisão é a determinação do foco (Light 1984b). A melhor forma de fazer é formulando a pergunta com os itens fundamentais. Cada pergunta é essencial para determinar a estrutura da revisão (Jackson 1980, Cooper 1984, Hedges 1994). Cada um dos passo da revisão sistemática: elaboração do projeto, identificação e seleção dos estudos, extração dos dados, avaliação da qualidade, análise e apresentação dos resultados, interpretação dos resultados, serão guiadas pela pergunta da pesquisa. Além de orientar durante o processo de revisão, a pergunta da revisão e os objetivos são utilizados pelos leitores na avaliação inicial da relevância. Os leitores utilizam as questões declaradas e objetivo para julgar se a revisão é importante e se é relevante para o seu tema de interesse. Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

47 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733
A Pergunta A pergunta é relevante? A pergunta é viável? O assunto é limitado ou amplo? É esperado fazer uma revisão sistemática apenas ou uma revisão sistemática com meta-análises? No início do planejamento da revisão as quatro pergunta acima devem acompanhar a elaboração e o refinamento da pergunta. Na primeira, as questões devem responder a escolhas (opções práticas) quando a pessoas estão diante de uma decisão clínica. Na segunda, se a pergunta é possível de ser respondida. Na terceira, qual a extensão da pergunta, que vai depender de quantos ensaios clínicos existem na área? Note que a ausência de ensaios clínicos não deve frustar a realização da revisão, isto pode revelar uma lacuna no conhecimento que precisa ser preenchido. Na quarta pergunta, se é esperado a realização da meta-analise pois torna a revisão sistemática mais elaborada. Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

48 Formulação da pergunta de pesquisa
Qual é a situação clínica? (sujeitos da pesquisa) Qual a categoria da pesquisa? Tratamento / Prevenção / Reabilitação Diagnóstico Prognóstico Incidência Prevalência Correlação Predição Existem vários itens chaves na elaborar uma boa pergunta (Richardson 1995, Counsell 1997) e estes devem ser o início na determinação dos critérios para selecionar os estudos. Uma clara definição deve especificar qual o tipo de participantes, tipo de intervenção, e o tipo de desfechos clínicos de interesse. A precisão da descrição de cada um dos itens podem variar de revisão para revisão. Por exemplo, em uma revisão pode-se desejar avaliar o diversos tratamentos para um determinado estágio de câncer de mama, em oposição pode-se avaliar uma medicamento apenas em qualquer estágio do câncer de mama. Nos participantes devem ser descritos qual o estágio da doença e como é realizado o diagnóstico. Nas comparações devem ser descritos quais são os grupos que estão sendo comparados. Nos desfechos clínicos devem ser listados e descritos quais são as variáveis de efetividade e segurança que serão utilizada para determinar o sucesso do tratamento. No tipo de estudo, qual é o tipo de estudo que deve ser utilizado para responder a pergunta com menor possibilidade de viéses. Eles são os itens fundamentais no momento em que planejamos fazer a revisão sistemática e serão importante descrição do método. Nota: Os critérios devem ser aplicados com boa-vontade, pois uma das razões para fazer a revisão sistemática é mapear o conhecimento sobre o tema. Assim teremos o resultado da revisão dividido em três partes: descrição dos estudos, qualidade dos estudos, resultados das variáveis. Aceitar a variação na definição dos autores dos estudos primários, por exemplo, Nota: Apesar do título do item ser critérios de seleção, este critérios são utilizado no sentido mais amplo. A descrição detalhada de como é realizada o diagnóstico, será utilizada para comparar se a forma de fazer o diagnóstico nos estudos primários foi a melhor possível. Na descrição da intervenção, é recomendável citar o medicamento apenas, sem detalhes sobre dose, duração de tratamento, medicamentos associados. Isto irá evitar ter um critério muito restrito permitindo mapear o conhecimento sobre o tema. Assim, o tipo de estudo é o critério mais rigido os outros serem para M-A. Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

49 Formulação da pergunta (Itens fundamentais)
Qual é a situação clínica? (sujeitos da pesquisa) Quais são as comparações? Quais são as variáveis? Qual o tipo de estudo? Existem vários itens chaves na elaborar uma boa pergunta (Richardson 1995, Counsell 1997) e estes devem ser o início na determinação dos critérios para selecionar os estudos. Uma clara definição deve especificar qual o tipo de participantes, tipo de intervenção, e o tipo de desfechos clínicos de interesse. A precisão da descrição de cada um dos itens podem variar de revisão para revisão. Por exemplo, em uma revisão pode-se desejar avaliar o diversos tratamentos para um determinado estágio de câncer de mama, em oposição pode-se avaliar uma medicamento apenas em qualquer estágio do câncer de mama. Nos participantes devem ser descritos qual o estágio da doença e como é realizado o diagnóstico. Nas comparações devem ser descritos quais são os grupos que estão sendo comparados. Nos desfechos clínicos devem ser listados e descritos quais são as variáveis de efetividade e segurança que serão utilizada para determinar o sucesso do tratamento. No tipo de estudo, qual é o tipo de estudo que deve ser utilizado para responder a pergunta com menor possibilidade de viéses. Eles são os itens fundamentais no momento em que planejamos fazer a revisão sistemática e serão importante descrição do método. Nota: Os critérios devem ser aplicados com boa-vontade, pois uma das razões para fazer a revisão sistemática é mapear o conhecimento sobre o tema. Assim teremos o resultado da revisão dividido em três partes: descrição dos estudos, qualidade dos estudos, resultados das variáveis. Aceitar a variação na definição dos autores dos estudos primários, por exemplo, Nota: Apesar do título do item ser critérios de seleção, este critérios são utilizado no sentido mais amplo. A descrição detalhada de como é realizada o diagnóstico, será utilizada para comparar se a forma de fazer o diagnóstico nos estudos primários foi a melhor possível. Na descrição da intervenção, é recomendável citar o medicamento apenas, sem detalhes sobre dose, duração de tratamento, medicamentos associados. Isto irá evitar ter um critério muito restrito permitindo mapear o conhecimento sobre o tema. Assim, o tipo de estudo é o critério mais rigido os outros serem para M-A. Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

50 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733
Utilizando os itens fundamentais da pergunta para localizar e selecionar os estudos Tipo de estudo Situação clínica Comparações A localização dos estudos será direcionada por três dos componentes da pergunta. O tipo de estudo, a situação clínica e a intervenção. Os desfechos clínicos não devem entrar pois um nossos resultados são listados quais foram as desfechos estudados na pesquisas primárias. Para o tipo de estudo iremos utilizar as estratégias previamente elaboradas com o objetivo de identificar o tipo de estudo que queremos (Ver No item situação clínica e intervenção será necessário usarmos as palavras utilizadas na pergunta, as sinônimas e os descritores associados a cada um. Com isso teremos um grupo de estudos identificados pela estratégia do tipo de estudo, um grupo de estudos identificados pela estratégia da situação clínica e outro grupo de estudos pela estratégia da intervenção. De acordo com o item a estratégia pode ser simples (ver estratégia para leptospirosis) ou complexa (ver estratégia para trombose venosa profunda). Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

51 Formulários Padronizados
Utilizando os itens fundamentais da pergunta para guiar a coleta de dados Formulários Padronizados Tipo de estudo Participantes Procedimentos Variáveis Detalhes relevantes de cada um dos componentes chaves devem ser coletados nos estudos primários pelos revisores. Assim, teremos um formulário com quatro partes: sobre o tipo de estudo, sobre os participantes, sobre a intervenção e sobre os desfechos clínicos. Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

52 Formulação da pergunta
Específicas vs. Amplas Qual a efetividade e a segurança da penicilina comparada ao placebo no tratamento da leptospirose? Qual a efetividade e a segurança de antibióticos no tratamento da leptospirose? As perguntas podem ser amplas ou restritas. A decisão vai depender do número de estudos que serão encontrados e da experiência do revisor. Em leptospirosis existem poucos estudos, assim uma revisão sistemática que seria apenas da comparação da penicilina versus placebo (Pergunta restrita) foi ampliada para qualquer antibiótico versos placebo ou outro antibiótico (Pergunta ampla) Uma boa forma de saber é fazer uma busca preliminar no Medline para ter uma noção de quantos estudos aproximadamente já foram realizadas sobre a pergunta que deseja responder. Um revisor que já tem experiência em fazer revisões poderá com maior facilidade formular uma pergunta com dezenas de estudos, o que para um revisor iniciante não seria aconselhável. TAREFA: Utilize a busca para identificar quantos estudos possui na sua área de interesse. Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

53 Aldemar Araujo Castro http://www.geocities.com/Athens/9733
Estilo do Título Ser consistente no uso de letras maiúscula e minúsculas no título. Em geral, inicial o título com letra maiúscula e continuar com minúsculas. Evitar abreviações e acrônimos no título. Não utilizar elementos supérfulos como “efeito de”, “comparação de”, “avaliação de”, ”estudo de”, “revisão sistemática de”. Em geral, evitar mencionar a variável no título. As revisões Cochrane devem levar em conta todos as variáveis relevantes. Evidências.com 23/03/2017 Aldemar Araujo Castro

54 Intervalo 15 minutos Evidências.com


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