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Encontro de Avaliação Educacional: trabalhando os resultados do SIMAVE

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Apresentação em tema: "Encontro de Avaliação Educacional: trabalhando os resultados do SIMAVE"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliando e fazendo acontecer a intervenção pedagógica nas Escolas de Minas
Encontro de Avaliação Educacional: trabalhando os resultados do SIMAVE Belo Horizonte, 22 a 25 de maio de 2012 Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental Implementação dos CBC

2 Relembrando Conceitos...
“Constato para mudar e não para me acomodar. Seria uma desolação para mim se, enquanto ser humano, tivesse de reconhecer a minha absoluta incapacidade de intervir eficazmente na realidade, se tivesse de reconhecer que minha aptidão para verificar não se alonga na de mudar o contexto em que verifiquei, provocando futuras verificações diferentes.” Paulo Freire, 1977

3 como somos.” (Autor desconhecido)
“Não vemos as coisas como elas são, nós as vemos como somos. Não ouvimos as coisas como são, ouvimo-las como somos.” (Autor desconhecido) “É impossível transformar a escuridão em luz e a apatia em movimento sem emoção.” Carl Jung

4 Avaliando e fazendo acontecer a intervenção pedagógica
“A avaliação deve ser diagnóstica e utilizada como indicador para fundamentar intervenções e encaminhamentos adequados às necessidades dos alunos. Quando o processo ocorre dessa forma ele obtém sucesso. Se o resultado não mostrar progresso, o que deve ser revisto é o tipo de intervenção. É essa ação que deve ser melhorada. Profª Vera Lúcia Wey A aprendizagem só melhora se a intervenção melhorar primeiro”.

5 Avaliando a qualidade das intervenções pedagógicas
O que estamos fazendo? Todos os integrantes das Equipes das SRE e Escolas conhecem e entendem os resultados das avaliações externas? Nossas ações pedagógicas do dia-a-dia estão comprometidas com a melhoria do desempenho dos alunos? Temos foco e perseguimos, efetivamente, as metas do PROALFA/PROEB da SRE e das escolas? Temos ajudado a Escola a fazer a diferença com intervenções pedagógicas nas salas de aula?

6 De novo, Paulo Freire: “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

7 O que está mudando e precisa ser consolidado
De Para Entendendo resultados Revistas Pedagógicas e relatórios arquivados Revistas Pedagógicas e relatórios socializados e entendidos por toda escola Elaborando planos (PIP) PIP desvinculado dos resultados das avaliações externas e internas PIP centrado na melhoria significativa do desempenho dos alunos e dos resultados das avaliações Aprimorando práticas pedagógicas Ensino focado em conteúdos curriculares Ensino focado no desenvolvimento de competências, habilidades e capacidades Orientando e acompanhando Pouco acompanhamento do desenvolvimento do aluno Acompanhamento constante da evolução dos alunos em cada sala de aula. Transformação cultural da Escola com foco no desempenho dos alunos

8 Como fazer a diferença DESAFIO
Toda escola pode e DEVE fazer a diferença Transformar a realidade numa direção escolhida (Visão comum) Implantar um processo de intervenção na realidade das escolas Planejar Priorizar e ter foco Orientar, Acompanhar, Avaliar Equipe Regional PIP/EF e Inspetores Escolares Equipe Central PIP/EF

9 “Todos juntos pela alfabetização e letramento e melhorando o desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental” Plano de Intervenção Pedagógica PIP: fazendo acontecer o sucesso do aluno SRE SEE Escolas

10 Avaliações Externas PROALFA/PROEB e Internas
A partir da análise reflexiva dos resultados apresentados pelas avaliações externas e internas, é necessário avaliar as ações desenvolvidas para traçar o Plano de Intervenção Pedagógica / 2012 Dia: “Toda Escola deve fazer a diferença” Dia: “Toda a comunidade participando” “Todos juntos pela alfabetização e letramento e melhorando o desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental”

11 Dias: “Toda a escola deve fazer a diferença” e “Toda a comunidade participando”

12 Por que a Escola pode e DEVE fazer a diferença?
Por que nós podemos e precisamos fazer a diferença? Análise dos Resultados PROEB / 2011

13 Cadernos de Planejamento 2012
5º ano do EF Língua º ano do EF Portuguesa e 3º ano do EM Matemática Principais mensagens Visão geral Análise do Desempenho (SRE, Escolas e alunos) Estabelecimento de premissas para o Planejamento 2012

14 Cadernos de Análise de Resultados por SRE
5º ano do EF Língua º ano do EF Portuguesa e 3º ano do EM Matemática Serão entregues pela Equipe Central.

15 COM AS AÇÕES DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, VERIFICAMOS UMA MELHORIA NOS RESULTADOS DO PROALFA 2006/2011 NO DESEMPENHO RECOMENDÁVEL 20 PROALFA % evolução dos resultados do Estado RECOMENDÁVEL INTERMEDIÁRIO BAIXO PROFICIÊNCIA de evolução dos alunos no Desempenho Recomendável de 2006 para 2011. 81,4 494 536 551 552 589 603 607 625 642 660

16 COM AS AÇÕES DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, VERIFICAMOS UMA MELHORIA NOS RESULTADOS DO 5º ANO LÍNGUA PORTUGUESA 2006/2011 NO DESEMPENHO RECOMENDÁVEL 20 PROEB 5º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA % evolução dos resultados do Estado RECOMENDÁVEL INTERMEDIÁRIO BAIXO PROFICIÊNCIA 83,8% de evolução dos alunos no Desempenho Recomendável de 2006 para 2011. 190,0 195,1 204,8 213,8 217,1 214,4 261,3 263,7 266,1 268,5

17 COM AS AÇÕES DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, VERIFICAMOS UMA MELHORIA NOS RESULTADOS DO 5º ANO MATEMÁTICA 2006/2011 NO DESEMPENHO RECOMENDÁVEL 20 PROEB 5º ANO - MATEMÁTICA % evolução dos resultados do Estado RECOMENDÁVEL INTERMEDIÁRIO BAIXO PROFICIÊNCIA 98,3% de evolução dos alunos no Desempenho Recomendável de 2006 para 2011. 196,5 205,2 218,2 226,2 235,1 232,9 240,8 246,5 252,2 257,9

18 O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TEVE IMPACTO POSITIVO NOS RESULTADOS DO 5º ANO LÍNGUA PORTUGUESA COM 12,8% DE EVOLUÇÃO NA PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE PARA 2011 20 PROEB 5º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA % de evolução da proficiência dos alunos RECOMENDÁVEL PROFICIÊNCIA 190,0 195,1 204,8 213,8 217,1 214,4

19 O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TEVE IMPACTO POSITIVO NOS RESULTADOS DO 5º ANO MATEMÁTICA COM 18,5% DE EVOLUÇÃO NA PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE PARA 2011 20 PROEB 5º ANO - MATEMÁTICA % de evolução da proficiência dos alunos RECOMENDÁVEL PROFICIÊNCIA 196,5 205,2 218,2 226,2 235,1 232,9

20 EM 2011, EM LÍNGUA PORTUGUESA, HOUVE QUEDA NO PERCENTUAL DE ALUNOS NO DESEMPENHO RECOMENDÁVEL E AUMENTO DE ALUNOS MIGRANDO PARA O BAIXO DESEMPENHO 20 PROEB 5º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA % de evolução da participação dos alunos RECOMENDÁVEL INTERMEDIÁRIO BAIXO PARTICIPAÇÃO ALUNOS AVALIADOS 92,1% 94,2% 92,8% 45105 50103 49370 45964 44433 41689 20963 21175 26342

21 20 EM 2011, EM MATEMÁTICA, HOUVE QUEDA NO PERCENTUAL DE ALUNOS NO DESEMPENHO RECOMENDÁVEL E AUMENTO DE ALUNOS MIGRANDO PARA O BAIXO DESEMPENHO PROEB 5º ANO - MATEMÁTICA % de evolução da participação dos alunos RECOMENDÁVEL INTERMEDIÁRIO BAIXO PARTICIPAÇÃO ALUNOS AVALIADOS 92,5% 94,1% 93,6% 68661 58156 67135 36488 33290 33921 17626 13640 16725

22 20 DOS ALUNOS DO 5º ANO LÍNGUA PORTUGUESA COM DESEMPENHO ABAIXO DO RECOMENDÁVEL, MAIS DA METADE DELES, (51,8%) ESTÃO CONCENTRADOS EM 10 SRE REGIONAL BAIXO DESEMPENHO (A) DESEMPENHO INTERMEDIÁRIO (B) A+B DESEMPENHO RECOMENDÁVEL % BAIXO DESEMPENHO (A) ACUMULADO BAIXO DESEMPENHO (A) % ABAIXO DESEMPENHO (A+B) ACUMULADO BAIXO DESEMPENHO (A+B) 1 METROPOLITANA B 2559 3536 6095 4010 9,7% 9,0% 2 METROPOLITANA C 2532 3266 5798 3134 9,6% 19,3% 8,5% 17,5% 3 SRE TEÓFILO OTONI 1351 1952 3303 1562 5,1% 24,5% 4,9% 22,3% 4 SRE MONTES CLAROS 1196 1827 3023 2374 4,5% 29,0% 4,4% 26,8% 5 METROPOLITANA A 1142 1806 2948 2246 4,3% 33,3% 31,1% 6 SRE JANUÁRIA 1431 1380 2811 837 5,4% 38,8% 4,1% 35,2% 7 SRE VARGINHA 877 1684 2561 2161 3,3% 42,1% 3,8% 39,0% 8 SRE GOVERNADOR VALADARES 964 1322 2286 1359 3,7% 45,8% 3,4% 42,4% 9 SRE DIAMANTINA 930 1262 2192 1575 3,5% 49,3% 3,2% 45,6% 10 SRE ARAÇUAI 1213 2143 1344 52,8% 48,7% 11 SRE UBERLÂNDIA 726 1350 2076 1512 2,8% 55,6% 3,1% 51,8%

23 20 DOS ALUNOS DO 5º ANO MATEMÁTICA COM DESEMPENHO ABAIXO DO RECOMENDÁVEL, MAIS DA METADE DELES (51,8%) ESTÃO CONCENTRADOS EM 10 SRE REGIONAL BAIXO DESEMPENHO (A) DESEMPENHO INTERMEDIÁRIO (B) A+B DESEMPENHO RECOMENDÁVEL % BAIXO DESEMPENHO (A) ACUMULADO BAIXO DESEMPENHO (A) % ABAIXO DESEMPENHO (A+B) ACUMULADO BAIXO DESEMPENHO (A+B) 1 METROPOLITANA B 1773 3259 5032 5217 10,7% 9,9% 2 METROPOLITANA C 1793 2967 4760 4205 10,8% 21,4% 9,4% 19,4% 3 SRE TEÓFILO OTONI 862 1627 2489 2354 5,2% 26,6% 4,9% 24,3% 4 METROPOLITANA A 767 1640 2407 2884 4,6% 31,2% 4,8% 29,0% 5 SRE JANUÁRIA 1089 1253 2342 1293 6,5% 37,8% 33,7% 6 SRE MONTES CLAROS 840 1468 2308 3110 5,0% 42,8% 38,2% 7 SRE VARGINHA 522 1296 1818 3018 3,1% 45,9% 3,6% 41,8% 8 SRE GOVERNADOR VALADARES 689 1100 1789 1878 4,1% 50,1% 3,5% 45,4% 9 SRE DIAMANTINA 615 1074 1688 2106 3,7% 53,8% 3,3% 48,7% 10 SRE ARAÇUAI 566 997 1562 1890 3,4% 57,2% 51,8%

24 20 COM AS AÇÕES DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, VERIFICAMOS UMA MELHORIA NOS RESULTADOS DO 9º ANO LÍNGUA PORTUGUESA 2006/2011 NO DESEMPENHO RECOMENDÁVEL PROEB 9º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA % evolução dos resultados do Estado RECOMENDÁVEL INTERMEDIÁRIO BAIXO PROFICIÊNCIA de evolução dos alunos no Desempenho Recomendável de 2006 para 2011. 30,1% 242,7 240,6 250,2 252,1 255,7 253,9 258,2 260,6 263,1 265,6

25 20 COM AS AÇÕES DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, VERIFICAMOS UMA MELHORIA NOS RESULTADOS DO 9º ANO MATEMÁTICA 2006/2011 NO DESEMPENHO RECOMENDÁVEL PROEB 9º ANO - MATEMÁTICA % evolução dos resultados do Estado RECOMENDÁVEL INTERMEDIÁRIO BAIXO PROFICIÊNCIA de evolução dos alunos no Desempenho Recomendável de 2006 para 2011. 46,2% 246,3 250,9 255,8 261,4 268,9 264,2 272,9 276,9 281,0 285,0

26 20 O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TEVE IMPACTO POSITIVO NOS RESULTADOS DO 9º ANO LÍNGUA PORTUGUESA COM 4,6% DE EVOLUÇÃO NA PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE PARA 2011 PROEB 9º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA % de evolução da proficiência dos alunos RECOMENDÁVEL PROFICIÊNCIA 242,7 240,6 250,2 252,1 255,7 253,9

27 20 O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TEVE IMPACTO POSITIVO NOS RESULTADOS DO 9º ANO MATEMÁTICA COM 7,3% DE EVOLUÇÃO NA PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE PARA 2011 PROEB 9º ANO - MATEMÁTICA % de evolução da proficiência dos alunos RECOMENDÁVEL PROFICIÊNCIA 246,3 250,9 255,8 261,4 268,9 264,2

28 20 EM 2011, EM LÍNGUA PORTUGUESA, HOUVE QUEDA NO PERCENTUAL DE ALUNOS NO DESEMPENHO RECOMENDÁVEL E AUMENTO DE ALUNOS MIGRANDO PARA O BAIXO DESEMPENHO PROEB 9º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA % de evolução da participação dos alunos RECOMENDÁVEL INTERMEDIÁRIO BAIXO PARTICIPAÇÃO ALUNOS AVALIADOS 87,4% 88,9% 86,6% 54.372 58.878 53.400 99.975 93.998 84.933 21.047 18.331 20.124

29 EM 2011, EM MATEMÁTICA, HOUVE QUEDA NO PERCENTUAL DE ALUNOS NO DESEMPENHO RECOMENDÁVEL E AUMENTO DE ALUNOS MIGRANDO PARA O DESEMPENHO BAIXO E INTERMEDIÁRIO 20 PROEB 9º ANO - MATEMÁTICA % de evolução da participação dos alunos RECOMENDÁVEL INTERMEDIÁRIO BAIXO PARTICIPAÇÃO ALUNOS AVALIADOS 86,8% 87,9% 85,9% 33.593 35.908 43.684 94.440 96.341 37.302 29.292 30.424

30 20 DOS ALUNOS DO 9º ANO LÍNGUA PORTUGUESA COM DESEMPENHO ABAIXO DO RECOMENDÁVEL, MAIS DA METADE DELES (50,9%) ESTÃO CONCENTRADOS EM 13 SRE REGIONAL BAIXO DESEMPENHO (A) DESEMPENHO INTERMEDIÁRIO (B) A+B % BAIXO DESEMPENHO (A+B) ACUMULADO BAIXO DESEMPENHO (A+B) 1 SRE METROPOLITANA B 1772 6146 7918 7,5% 2 SRE METROPOLITANA C 1565 5577 7142 6,7% 14,2% 3 SRE METROPOLITANA A 1068 3941 5009 4,7% 18,9% 4 SRE MONTES CLAROS 931 3108 4039 3,8% 22,7% 5 SRE DIVINOPÓLIS 698 3304 4002 26,5% 6 SRE GOVERNADOR VALADARES 779 3141 3920 3,7% 30,2% 7 SRE TEÓFILO OTONI 752 3071 3823 3,6% 33,8% 8 SRE VARGINHA 607 3044 3651 3,4% 37,2% 9 SRE UBERLÂNDIA 531 2767 3298 3,1% 40,3% 10 SRE UBERABA 576 2436 3012 2,8% 43,2% 11 SRE JANUÁRIA 680 2168 2848 2,7% 45,9% 12 SRE ARAÇUAI 594 2094 2688 2,5% 48,4% 13 SRE JANAÚBA 933 1741 2674 50,9%

31 20 DOS ALUNOS DO 9º ANO MATEMÁTICA COM DESEMPENHO ABAIXO DO RECOMENDÁVEL MAIS DA METADE DELES (51,5%) ESTÃO CONCENTRADOS EM 13 SRE REGIONAL BAIXO DESEMPENHO (A) DESEMPENHO INTERMEDIÁRIO (B) A+B % BAIXO DESEMPENHO (A+B) ACUMULADO BAIXO DESEMPENHO (A+B) 1 SRE METROPOLITANA B 2830 6948 9778 7,8% 2 SRE METROPOLITANA C 2665 6056 8721 7,0% 14,8% 3 SRE METROPOLITANA A 1687 4481 6167 4,9% 19,8% 4 SRE MONTES CLAROS 1420 3416 4836 3,9% 23,6% 5 SRE DIVINOPÓLIS 877 3738 4615 3,7% 27,3% 6 SRE VARGINHA 963 3594 4557 31,0% 7 SRE GOVERNADOR VALADARES 1136 3169 4305 3,4% 34,4% 8 SRE TEÓFILO OTONI 1192 3078 4270 37,9% 9 SRE UBERLÂNDIA 832 3338 4169 3,3% 41,2% 10 SRE UBERABA 794 2775 3570 2,9% 44,1% 11 SRE JUIZ DE FORA 792 2387 3179 2,5% 46,6% 12 SRE JANUÁRIA 1045 2107 3152 49,1% 13 SRE JANAÚBA 1195 1793 2989 2,4% 51,5%

32 PIP - I/ATC - Processo Estratégico
Entregas 2012: Cumprir as metas PROALFA e 5º ano PROEB/2012 Promover a formação continuada das Equipes Central e Regional Realizar, até 30/11/12, pelo menos 4 visitas de monitoramento a cada uma das Escolas Estaduais de anos iniciais do EF (Equipe Regional e Central) Reativar, até agosto 2012, a FMO Revisão e reestruturação dos PPP das Escolas até 31/12/2012

33 PIP –II/CBC - Projeto Estratégico
Entregas 2012 Prazo Elaboração e entrega dos Cadernos de Análise dos Resultados do PROEB 9º ano às Equipes Central e Regionais Até 05/06/12 Implementação dos planos de trabalho (cronogramas) junto às SRE e escolas estaduais do 6º ao 9º ano Até 30/11/12 Visitas às escolas dos anos finais do EF para implementação e monitoramento dos Planos de Intervenção Pedagógica (Equipe Central e Regionais) Mínimo de 4 visitas a cada escola até 30/11/2012 Elaboração e Implementação dos Planos de Intervenção Pedagógica pelas escolas Até 14/12/12 Revisão e reestruturação dos PPP das escolas Até 31/12/12

34 PIP –II/CBC - Projeto Estratégico
Entregas 2012 Prazo Elaboração de relatórios finais com informações gerenciais a partir dos relatórios das Equipes Central e Regionais Até 30/11/12 Encontros para capacitação dos profissionais das Equipes Central e Regionais Até 15/12/12 Encontros para capacitação dos profissionais das escolas dos anos finais do EF (pelo menos 12 horas de capacitação de, pelo menos, 70% dos profissionais - professores e especialistas) Até 15/12/13 Elaboração, impressão e distribuição dos 8 Cadernos de Boas Práticas de cada disciplina curricular para as escolas Até 31/12/12 Replanejamento das ações das Equipes Central e Regionais a partir dos pontos de melhoria identificados (para 2013)

35 “Sem coragem, as outras virtudes carecem de sentido”.
“Bons resultados no desempenho dos alunos requerem persistência e não podem ser obtidos sem que exista um ambiente de trabalho saudável e otimista” Cláudio de Moura Castro “Sem coragem, as outras virtudes carecem de sentido”. Winston Churchiel

36 Isso requer uma REVOLUÇÃO”.
TRÊS medidas para o sucesso do Sistema Educacional (João Batista de Oliveira) “1ª - Alfabetizar todas as crianças no 1º ano 2ª - Acelerar os alunos com distorção idade/ano de escolaridade 3ª - Erradicar a pedagogia da repetência, sem cair na saída fácil da “promoção automática”. A mais importante e urgente: a 1ª A mais duradoura: a 3ª, instaurando em seu lugar uma pedagogia de ensino eficaz. Isso requer uma REVOLUÇÃO”. ...Que Minas está fazendo


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