A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte-educador, Escritor, Psicopedagogo,

Cópias: 1
É isso ai....

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte-educador, Escritor, Psicopedagogo,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Arte-educador, Escritor, Psicopedagogo,
Prof. João Beauclair Conferencista e palestrante internacional sobre temas educacionais e psicopedagógicos em diversos congressos, eventos e fóruns. Arte-educador, Escritor, Psicopedagogo, Mestre em Educação.

3 “Sentipensar”: novos modos de ser e estar na escola, na família, nas instituições.

4

5 Este encontro é um abraço....

6 Terapia do abraço

7 Abraçar: novas idéias, novos desejos, novos movimentos, novos entusiasmos, novas motivações...

8 Abraçar... Novos pensamentos... novos sentimentos... Sentipensar...

9 Meu desejo maior nesta nossa manhã é este: abraçarmos juntos a alegria da vida, numa dimensão maior de nossa existências: amar o aprender e o ensinar... Sentipensar....

10 Nosso legado....vamos ver, olhar com atenção, para Sentipensar....

11 1- Sentipensar: do que se trata
1- Sentipensar: do que se trata? 2- Desafios de nosso tempo: uma síntese necessária. 3- Contribuições da Psicopedagogia: a possibilidade do (re)encontro. 4- Novos modos de ser e estar nas escolas, nas famílias e nas instituições ou uma (res)significação do já vivido? 5- Apontamentos para uma conclusão em aberto.

12 Os papéis da Escola, da Família e da Educação
Nos últimos tempos, muita discussão a este respeito. Discute-se sobre: funções e papéis de cada um; o tempo; o tempo de fazer; o tempo de executar; discute-se o tempo do ter; falta-nos o tempo do Ser.

13 Mansidão,afabilidade de doçura nas relações humanas: o resgate necessário a partir das instituições.

14 Pilares da UNESCO para a Educação no Século XXI.
Aprendizagem ao longo da vida: Aprender a SER, Aprender a FAZER, Aprender a CONHECER, Aprender a CONVIVER.

15 O quinto pilar da Educação para o século XXI: Aprender a amar

16 “O que está no início, o jardim ou o jardineiro?
APRENDER AMAR “O que está no início, o jardim ou o jardineiro? É o segundo. Havendo um jardineiro, cedo ou tarde, um jardim aparecerá. Mas um jardim, sem um jardineiro, cedo ou tarde desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.” Rubem Alves, Folha de São Paulo, p.3, 27 de maio 1998.

17 De onde falo? Quem eu sou? O que penso? Como me situo? O que eu tenho feito?

18 O que nos falta?

19 TEMPO ?

20 OU ESCOLHAS?

21 APRENDER & ENSINAR É ACREDITAR NA EDUCAÇÃO COMO AÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS PERSPECTIVAS E POTENCIALIDADES HUMANAS.

22 Meta maior: A vivência da amorosidade, compreendida como estratégia subjetiva que amplia os valores humanos da paz, do amor, da verdade, da ação correta e da não-violência .

23

24 Contextos permeados e atravessados por novas relações afetivas
Contextos permeados e atravessados por novas relações afetivas. Construir uma cotidianidade de mansidão e afabilidade. Ampliar perspectivas de crescimento pessoal para ensinantes e aprendentes

25 O desafio de humanizar o humano, deve ser enfrentado com a coletiva construção de estratégias significativas à sensibilização de corações & mentes

26 Novos movimentos nossos...

27 É vital nos determinarmos com coragem, força, tempo e energia, para que seja possível a alegria da autoria, no cotidiano de nossas vidas!

28 quinta-feira, 23 de março de 2017 - 00:32
Enfrentamento aos desafios do tempo PRESENTE...

29 Cada dia que passa fica mais difícil para o mundo aceitar as dificuldades de alguns.
A idéia da globalização traz consigo a ilusão de que todos são iguais e, com isso, a diferença salta aos olhos e faz com que as dificuldades sejam pouco aceitas.

30 Globalização Uma breve contemplação do “artificial”...

31 Educar nas Diferenças Como Ensinantes do Presente, nosso momento é o de fazer uma sensível leitura do mundo e de todas as suas transformações!!!

32 O Grande Desafio é entender: - O que está acontecendo no mundo atual?

33 Estamos respeitando o Tempo dos nossos Aprendentes? E o Nosso Tempo?

34 O que é essencial e o que é fundamental?
Essencial: é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade,lealdade,amizade... Fundamental : é tudo aquilo que o ajuda a chegar ao essencial. Trabalho não é essencial é fundamental.

35 SER ENSINANTE DO PRESENTE É SER UM PROFISSIONAL DA INCOMPLETUDE
Responsável por promover aberturas que possibilitem novos desdobramentos para quem pensa, ACREDITA e faz educação, POS AFINAL ENSINAR É ACREDITAR!!!

36 DIVIDIMOS O IMPOSSÍVEL
Somos profissionais do impossível. O Impossível entre o homem e o mundo. Existe uma distância: se não houvesse, não haveria Educação. Por isso nós estamos aqui... discutindo e buscando.

37 É hora de (re)pensar nossas atividades como ensinantes
É hora de (re)pensar nossas atividades como ensinantes... Compreender nossas motivações...

38 Quem são os nossos aprendentes hoje?
Ensinante... Você já se perguntou por que os seus aprendentes reagem de maneira diferente diante das diversas atividades propostas em nossas vidas? Quem são os nossos aprendentes hoje?

39 Queixar-se ou Responsabilizar-se?

40 Onde estamos? Para onde vamos?
Qual a nossa concepção de ensino, de aprendizagem, de construção de sujeito, de desenvolvimento humano, que fundamenta nossas ações e práticas com crianças e jovens hoje? Onde estamos? Para onde vamos?

41 O Olhar Subjetivo A capacidade de perguntar é construída na relação com o outro (ensinante-aprendente). Olhar o que o aprendente já possui e não o que lhe falta. Olhar a relação daquele sujeito com o saber e suas construções. Fazer uso de uma escuta sensível. Adaptar e individualizar sempre. Compreender as diferentes histórias.

42 “... Você verá que é mesmo assim que a história não tem fim continua sempre que você responde sim a sua imaginação a arte de sorrir cada vez que o mundo diz não...”

43 Educar....sempre... Eduquemos sempre com princípios.
Isso significa assumir responsabilidades por nossas ações. Saber onde queremos chegar e o COMO chegar.

44 Prezados professores, “Sou sobrevivente de um campo de concentração.
Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver: câmaras de gás construídas por engenheiros FORMADOS;

45 Crianças envenenadas por médicos DIPLOMADOS
Crianças envenenadas por médicos DIPLOMADOS. Recém-nascidos mortos por enfermeiras TREINADAS. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados em COLÉGIOS e UNIVERSIDADES.

46 Assim, tenho minhas dúvidas a respeito da Educação.

47 Meu pedido é este: ajudem seus alunos a tornarem-se humanos
Meu pedido é este: ajudem seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados.

48 (Autor desconhecido) Aprender a ler, a escrever, aprender aritmética só são importantes quando servem para fazer nossos jovens mais humanos.”

49

50

51

52

53

54 Expresse o seu melhor O melhor da vida é uma conseqüência natural para as pessoas que descobriram como expressar seu melhor em tudo o que fazem." Gilberto de Souza

55 A alegria da autoria “Cada ensinante pode construir
em suas ações de ensinagem espaços de confiança, credibilidade e amorosidade, onde seja possível a alegria da autoria, a alegria do aprender e do ensinar, enfim, a alegria de viver.” João Beauclair

56 ABRIR OS OLHOS... "É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão." Gabriel Garcia Marques

57 Reflexões Cotidianas Os seres humanos, a sociedade e o século XXI; Conquistas e conflitos...

58 Perda de Identidades... Fonte: POPHAM, 1976, p. 7

59 Reflexões sobre o Cotidiano
Ciência e Tecnologia X Fome, Miséria, Ignorância

60 Reflexões sobre o Cotidiano
Contexto de crises e desigualdades: Cultural, social, política, econômica, científica, educacional e ambiental!

61 Reflexões sobre o Cotidiano
Mudança de paradigmas: Necessidade primordial e urgente.

62 Reflexões sobre o Cotidiano
Temas Transversais: Importância da reflexão “homem x meio”. Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo.

63 Reflexões sobre o Cotidiano
Era do Conhecimento; Sociedade do Conhecimento; Moeda Valiosa: Informação.

64 Estruturas ou sistemas?
Escola = Conhecimento ? Discutir Conhecimento (Construção) Problematizar Rever

65 Informação X Conhecimento Diferenças... Onde está a sabedoria?

66 Importante... A escola, a família, as instituições deve propiciar aos ensinantes e aos aprendentes um ambiente acolhedor e científico, capaz de estimulá-los na construção permanente de seus conhecimentos!

67 Portanto... “A missão do ensino não é apenas transmitir o saber, mas uma cultura que permita compreender nossa condição e nos ajude a viver, e que favoreça, ao mesmo tempo, um modo de pensar aberto e livre”. Edgar Morin

68 Situados em lugares distintos
Professor/aluno Educador/educando Objetivo Subjetivo Ensinante/aprendente

69

70 É isso ai...

71 Como a gente achou que ia ser...

72 A vida tão simples é boa

73 Quase sempre...

74 É isso ai...

75 Os passos vão pelas ruas...

76 Ninguém reparou na lua...

77 A vida sempre continua...

78 E eu não sei parar de te olhar...

79 Eu não sei parar de te olhar…

80 Não vou parar de te olhar...

81 Eu não me canso de olhar...

82 Não sei parar...

83 De te olhar...

84 É isso aí...

85 Há quem acredita em milagres...

86 Há quem cometa maldades

87 Há quem não saiba dizer a verdade...

88 É isso ai Um vendedor de flores...

89 Ensina seus filhos a escolher seus amores...

90 Eu não sei parar de te olhar...

91 Não sei parar de te olhar...

92 Não vou parar de te olhar...

93 Eu não me canso de olhar...

94 Não vou parar...

95 De te olhar...

96 Aprender ...

97

98

99

100

101 Precisamos...

102 Para Refletir... “Aprendi que se depende sempre de tanta, muita, diferente gente. Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas. E é tão bonito quando a gente entende que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. É tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que se pense estar”. Gonzaguinha

103 DESAFIO: Construir processos permanentes de promoção e elaboração de autoria de pensamento nos espaços e tempos onde atuamos. Mover-se na rede com o fio do conhecimento, criar...nos diferentes espaços e tempos.... Empresa Organizações Escolas Instituições Novos modos de fazer Novos modos de ser Novos modos de ensinar e de aprender

104 Aprender é vital... Aprendemos o tempo todo...
Enquanto espécie só evoluímos porque aprendemos... Aprender é biológico... Faz parte do ser...

105 Aprender e ensinar no século XXI pressupõe ...
Diálogo...

106 Aprender e ensinar no século XXI pressupõe ...
Partilha...

107 Aprender e ensinar no século XXI pressupõe ...
Pesquisa...

108 Aprender e ensinar no século XXI pressupõe ...
Amorosidade

109 Aprender e ensinar no século XXI pressupõe ...
Alegria...

110 Aprender e ensinar no século XXI pressupõe ...
Atenção

111 Aprender e ensinar no século XXI pressupõe ...
Criar um espaço de confiança

112 Aprender e ensinar no século XXI pressupõe ...
Ser sempre criança

113 Aprender e ensinar no século XXI pressupõe ...
Estimular permanentemente o nosso cérebro

114 Aprender e ensinar no século XXI pressupõe ...
Saber que “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é...” Caetano Veloso

115 Aprender e ensinar no século XXI pressupõe ...
Crescimento em grupo Solidariedade Partilha Compartilhamento União Amorosidade Envolvimento Vínculos

116 Aprender e ensinar no século XXI pressupõe pensar que ...
Nascemos para aprender Por essência, aprender é se recusar ao fechamento. O ser humano é dotado de um potencial de aprendizagem, ou seja, de adaptação e de organização que é essencial a evolução O ato de aprender assegura a nossa continuidade, a nossa historicidade de aprendentes, a nossa aprendizagem biográfica.

117 Aprender e ensinar no século XXI pressupõe concluir..
Conclusão: A magia de educar: aprender é ensinar, ensinar é aprender... “ O grande problema (...) não é discutir se a educação pode ou não pode, mas é discutir onde pode, como pode, com quem pode, quando pode, é reconhecer os limites que sua prática impõe e perceber que o seu trabalho não é individual, é social e se dá na prática de que ele faz parte.” Paulo Freire

118 Para aprender e ensinar no século XXI é preciso, essencialmente, cooperar, operar junto com, favorecendo o equilíbrio nos intercâmbios presentes na sociedade de nosso tempo e resultando numa aprendizagem que traga à luz internos processos de desenvolvimento que só acontecem quando, enquanto aprendentes, os seres humanos interagem com os outros.

119 A COMPETÊNCIA EMOCIONAL
Etnia/Crenças Objetivos Hábitos Habilidades

120 E AGORA... A RECEITA...

121 A QUANTIDADE DE CADA ITEM VAI DEPENDER DO TAMANHO DE NOSSOS SONHOS!
INGREDIENTES A QUANTIDADE DE CADA ITEM VAI DEPENDER DO TAMANHO DE NOSSOS SONHOS!

122 DINÂMICA DE GRUPO Ensinantes do presente

123 Quando pensei em ser ensinante, o que aconteceu?

124 Os sonhos mais lindos sonhei! De quimeras mil, um castelo ergui.

125 Ao encontrar aprendentes com dificuldades, o que disse?

126 Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.

127 Quando um aprendente me magoou, o que pensei?

128 pra fechar o que feriu por dentro. É natural que seja assim,
Ainda vai levar um tempo pra fechar o que feriu por dentro. É natural que seja assim, tanto pra você quanto pra mim.

129 Mas quando começo Nossas interações, qual a sensação?

130 Quando eu estou aqui, eu vivo este momento lindo. Olhando pra você e as mesmas emoções sentindo.

131 Quando os meus aprendentes
estão desanimados, pelos problemas do dia-a-dia, o que digo?

132 Canta, canta minha gente
deixa a tristeza pra lá. Canta forte canta alto que a vida vai melhorar.

133 Como ensinante do presente, como reajo às inovações e mudanças?

134 Tudo que se vê não é, igual ao que a gente viu a um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo. Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo, agora, há tanta vida lá fora. Aqui dentro Sempre como uma onda no mar...

135 Ser ensinante é?

136 Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita.

137 E quando quero descobrir se estou no caminho certo...

138 Olho por céu e vejo uma nuvem branca que vai passando, olho pra terra e vejo uma multidão que vai caminhando. Como essa nuvem branca essa gente não sabe aonde vai. Quem poderá dizer o caminho certo é você MEU PAI. Jesus Cristo, Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui.

139 Telefones: (21) 2649-6841 (21) 9159-3093 e-mail:
VISITEM MINHA HOMEPAGE E DEIXEM SUAS IMPRESSÕES NO LIVRO DE VISITAS Contatos: Telefones: (21) (21)


Carregar ppt "Arte-educador, Escritor, Psicopedagogo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google