A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objectivos do Módulo Identificar os conceitos e as principais teorias, modelos explicativos do processo de aprendizagem; Identificar os principais factores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objectivos do Módulo Identificar os conceitos e as principais teorias, modelos explicativos do processo de aprendizagem; Identificar os principais factores."— Transcrição da apresentação:

1 Objectivos do Módulo Identificar os conceitos e as principais teorias, modelos explicativos do processo de aprendizagem; Identificar os principais factores e as condições facilitadoras da aprendizagem

2 Conceito de Aprendizagem
Mudança relativamente estável e duradoura do comportamento e do conhecimento (….) está relacionada com o exercício e a experiência, com a descoberta, podendo ocorrer de forma consciente ou inconsciente, num processo individual ou interpessoal (…) tudo o que o ser humano aprende ocorre no contexto da sua cultura.

3 Teorias da Aprendizagem
O conceito de aprendizagem, em psicologia, significa um estudo rigoroso das variáveis que alteram e modificam o comportamento humano, baseando-se no método científico.

4 Condicionamento clássico Ivan Pavlov
A aprendizagem por condicionamento clássico resulta da associação entre estímulos e respostas que se associam e das quais resulta uma mudança de comportamento. Este tipo de aprendizagem é muito pouco utilizado na formação.

5 Experiência de Pavlov Carne Salivação Campainha + carne Salivação
Estimulo não condicionado Resposta não condicionada Campainha + carne Salivação E. não condicionado+ E. neutro Resposta não condicionada Campainha Salivação E. Condicionado Resposta Condicionada

6 Condicionamento Operante Thorndike
Existe uma recompensa sempre que é resolvido um problema - se a resposta for recompensada, fortalecer-se-á; se não existir recompensa ou se existir castigo, a resposta enfraquecerá. São as respostas adequadas que são retidas, desempenhando assim na aprendizagem um papel importante.

7 Experiência de Thorndike
Resposta Reforço Tirar uma excelente nota Receber um prémio extra de mesada Aumenta a probabilidade de voltar = aprendizagem A tirar excelente nota

8 Experiência de Thorndike
Resposta Reforço Vai ao cinema e chega tardíssimo Fica proibido de sair durante um mês e só recebe metade da mesada Aumenta a probabilidade de não voltar = aprendizagem A chegar tarde Aprende a não chegar de madrugada

9 Teoria Behaviorista Skinner
A aprendizagem é uma associação entre o estímulo e a resposta resultante de um acto sujeito. Introduz o conceito de reforço negativo.

10 Teoria Behaviorista Skinner
Reforço positivo ou recompensa, o estimulo cuja presença serve para manter ou fortalecer a resposta; Reforço negativo, o estimulo, quando eliminado, põe fim a uma situação adversa, desagradável. Serve para manter ou fortalecer a resposta; Punição, visa enfraquecer algum comportamento através da sua aplicação.

11 Experiência de Skinner
Resposta Reforço Positivo Passar de ano receber uma viagem de prémio Aumenta a probabilidade = Aprendizagem De nunca reprovar

12 Experiência de Skinner
Resposta Reforço Negativo Pegar um objecto em brasa Sente dor + remédios Aumenta a probalibidade = Aprendizagem de evitar objectos quentes

13 Experiência de Skinner
Resposta Punição Não respeitar o sinal Bate e fica com o carro Vermelho danificado Aumenta a probabilidade = Aprendizagem de respeitar o sinal vermelho

14 Na aprendizagem… é mais eficaz a instrução positiva do que a negativa. Por isso é mais eficaz a combinação com um reforço positivo

15 Aprendizagem Social Albert Bandura
Fundamentou a importância da aprendizagem por observação, isto é a aprendizagem que resulta da interacção e da imitação social. Muitos dos nossos comportamentos são aprendidos através da observação e imitação de um modelo, Modelação ou Moldagem.

16 Efeitos da aprendizagem por observação:
Efeito de modelação ou moldagem, o indivíduo observa e imita o modelo, adquirindo novas formas de resposta; Efeito desinibitório ou inibitório, o indivíduo observa comportamentos que são criticados e, esta observação provoca um efeito desinibidor. Se o indivíduo observa outro a ser criticado por uma comportamento, tenderá a inibir esse comportamento, o que provoca um efeito inibidor

17 Teorias cognitivas Jean Piaget/ Jerome Bruner/ David Ausubel
A aprendizagem é um processo activo no qual se constroem ideias novas ou conceitos baseados no conhecimento actual e passado. A estrutura cognitiva baseia-se na aprendizagem através da experimentação.

18 Algumas características das teorias cognitivas:
A aprendizagem não se baseia em associações estimulo resposta; A aprendizagem consiste numa mudança na estrutura cognitiva do sujeito e como ele percebe e organiza os objectos e lhes atribui significado (Saber); O formando não é um sujeito passivo, mas um agente activo, em evolução contínua, como resultado da experiência que vai adquirindo

19 Teorias humanistas Carl Rogers
A aprendizagem é um processo pessoal, baseado nas experiências e na descoberta do significado pessoal do conhecimento

20 Qual ou quais as teorias a aplicar??
Nenhuma teoria explica tudo, todas as teorias são complementares; Nenhum método é receita infalível, toda ou parte de uma teoria deve ser adaptada à situação de aprendizagem desejada; Privilegiar a relação formador - formandos, o formador deve aplicar as teorias e os métodos pedagógicos de acordo com a sua personalidade e com o grupo de formandos.

21 Que estilo de aprendizagem prefere?
Exercício Que estilo de aprendizagem prefere?

22 8 CARROS, DE MARCAS E CORES DIFERENTES, ESTÃO ALINHADOS,
LADO A LADO, PARA UMA CORRIDA. ESTABELEÇA A ORDEM EM QUE OS CARROS ESTÃO DISPOSTOS, BASEANDO-SE NOS SEGUINTES DADOS: O FERRARI ESTÁ ENTRE OS CARROS VERMELHO E CINZA O CARRO CINZA ESTÁ À ESQUERDA DO LOTUS O MACLAREN É O SEGUNDO CARRO À ESQUERDA DO FERRARI E O PRIMEIRO À DIREITA DO CARRO AZUL 4. O TYRREL NÃO TEM CARRO Á SUA DIREITA E ESTÁ LOGO DEPOIS DO PRETO 5. O CARRO PRETO ESTÁ ENTRE O TYRREL E O CARRO AMARELO 6. O RENAULT NÃO TEM CARRO ALGUM À ESQUERDA; ESTÁ À ESQUERDA DO CARRO VERDE 7. À DIREITADO CARRO VERDE ESTÁ O MARCH 8.O LOTUS É O SEGUNDO CARRO À DIREITA DO CARRO CREME E O SEGUNDO À ESQUERDA DO CARRO CASTANHO 9.O LOLA É O SEGUNDO CARRO À ESQUERDA DO ISO

23 Factores da aprendizagem
Idade Inteligência Motivação Aprendizagem anterior e experiência Factores sociais

24 Processos da aprendizagem
O processo de aprendizagem é a forma do indivíduo se contextualizar com um certo conhecimento para a execução de uma determinada tarefa.

25 Variáveis presentes no processo de aprendizagem
Global Dinâmico Continuo Pessoal Gradativo Cumulativo

26 Etapas do processo de aprendizagem
Síncrese Analise Síntese

27 Modos de Aprendizagem Recepção Acção

28 Para obter uma maior eficácia o formador deve….
Fazer estudo prévio do grupo; Enunciar os conceitos para nivelar o grupo - recepção; Dar a possibilidade ao grupo de se debruçar sobre os conceitos – acção; Sintetizar as descobertas do grupo – recepção; Permitir a transferência das descobertas para outras situações – acção.

29 Facilitadores da aprendizagem
Motivação Trabalho estimulante; reconhecimento; realização; responsabilidade; competição; valorização pessoal; finalidades dos objectivos; fazer sentir que os formandos são apreciados; reconhecer os sucessos, elogiando, demonstrando a evolução do grupo; Incentivar o desafio dando os objectivos a cumprir, dando ideias novas; A chave da motivação na formação é a actuação do formador

30 Facilitadores da aprendizagem
Conhecimento dos objectivos O formando sabe o que lhe vai ser exigido; Distinguir objectivos mais importantes que outros; Orientar os formandos na sua aprendizagem.

31 Facilitadores da aprendizagem
Conhecimento dos resultados O desempenho do formando permite situá-lo; Funciona como reforço.

32 Facilitadores da aprendizagem
Reforço É uma atitude (de continuidade ou de extinção) do formador em relação ao comportamento dos formandos; Positivo (recompensa, facilita a repetição de acções para atingir os objectivos); Negativo (punição; impede a repetições de acções que dificultam o alcance dos objectivos);Ausente (indiferença; menos aconselhável).

33 Facilitadores da aprendizagem
Estruturação De uma sessão: Antes: relacionar o tema com os pré requisitos, tornar claras as finalidades da aprendizagem; partir do global; Durante: organizar o tema em categorias; interligar os diversos subtemas; apoiar as atitudes exploratórias; Depois: apelar à reestruturação dos conhecimentos

34 Aprendizagem na formação de adultos
Pedagogia Activa Implicação total do indivíduo no processo de aprendizagem implementando o “aprender fazendo”

35 Observação reflectida Conceptualização abstracta
Fases da aprendizagem Experiência concreta Observação reflectida Conceptualização abstracta Experiência activa

36 Pedagogia de sucesso O nível de dificuldades das actividades e das tarefas propostas nunca poderá exceder plataformas de exigência elevadas.

37 A pedagogia de adultos deve ser …
uma pedagogia activa (pratica – teórica - pratica) e de sucesso (prevenir o sucesso, evitando situações de fracasso ou frustração)

38 Factores que melhoram a aprendizagem do adulto…
Quanto menos recorrem à memória; Quanto mais recorrem à sua própria actividade e aos temas mais importantes da sua vida quotidiana; quando se identifica com os objectivos da formação; Se o formador reduzir as grandes formulações teóricas e tiver em conta a sua própria experiência; Quando é criado um ambiente de respeito mutuo.


Carregar ppt "Objectivos do Módulo Identificar os conceitos e as principais teorias, modelos explicativos do processo de aprendizagem; Identificar os principais factores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google