A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL Raimundo Neto de Carvalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL Raimundo Neto de Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL Raimundo Neto de Carvalho
CILEA – GOIÁS serão convidados a participar das palestras de sensibilização; contabilistas referem-se a 376 turmas de capacitação com 20 contabilistas por turma; 3- O total de MPE atendidas pelos contabilistas que passarão pelo projeto é uma referencia do CFC que cada contabilista e capaz de atender a 50 MPE. Raimundo Neto de Carvalho

2 O RETRATO DAS MPEs NO BRASIL
PIB Brasil 2006 2,3 trilhões/ano PIB MPEs-20% do total 460 bilhões/ano Fonte: SEBRAE A cada incremento de 1% do PIB das MPE´s gera: O incremento de 1% na produtividade das MPEs impacta significativamente nas metas de ampliação do PIB Brasil (relação com metas governamentais) Destacar a catálise que deve ocorrer com a realização do projeto, mediante a construção de uma poderosa rede de assistência gerencial às empresas, baseada nos contabilistas brasileiros, via de regra, mais um suporte para as MPEs. - R$ 4,6 bilhões do PIB Brasil - Incremento de 0,2 % no PIB Brasil

3 O RETRATO DAS MPEs NO BRASIL
NÚMERO DE PESSOAS OCUPADAS NAS EMPRESAS FORMAIS 1996 2002 MPEs 50,61% 57,17% TOTAL 100% O incremento de 1% na produtividade das MPEs impacta significativamente nas metas de ampliação do PIB Brasil (relação com metas governamentais) Destacar a catálise que deve ocorrer com a realização do projeto, mediante a construção de uma poderosa rede de assistência gerencial às empresas, baseada nos contabilistas brasileiros, via de regra, mais um suporte para as MPEs. Fonte: IBGE 2003

4 A Mortalidade das MPEs no Brasil
49,4% - empresas com até 2 anos de existência; 56,4% - empresas com até 3 anos de existência; 59,9% - empresas com até 4 anos de existência. Foram: 773 mil MPEs extintas 2,4 milhões de ocupações R$ 19,8 bilhões de recursos desperdiçados Fonte: Pesquisa Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil (Sebrae, agosto 2004) O incremento de 1% na produtividade das MPEs impacta significativamente nas metas de ampliação do PIB Brasil (relação com metas governamentais) Destacar a catálise que deve ocorrer com a realização do projeto, mediante a construção de uma poderosa rede de assistência gerencial às empresas, baseada nos contabilistas brasileiros, via de regra, mais um suporte para as MPEs.

5 CAUSAS DAS DIFICULDADES E RAZÕES PARA O FECHAMENTO DAS MPEs
Categorias Ranking Dificuldades/Razões Percentual das Respostas Falhas Gerenciais Falta de capital de giro 42% Problemas financeiros 21% Falta de conhecimentos gerenciais 7% Políticas Públicas e arcabouço legal Falta de crédito bancário 14% 10º Problemas com a fiscalização 6% 13º Carga tributária elevada 1% Outra razão O incremento de 1% na produtividade das MPEs impacta significativamente nas metas de ampliação do PIB Brasil (relação com metas governamentais) Destacar a catálise que deve ocorrer com a realização do projeto, mediante a construção de uma poderosa rede de assistência gerencial às empresas, baseada nos contabilistas brasileiros, via de regra, mais um suporte para as MPEs. Obs.: A questão admitia respostas múltiplas. Fonte: Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil (Sebrae, agosto 2004)

6 Assessorias e auxílio mais demandados segundo MPEs (Brasil)
Tipo de Assessoramento/Auxílio Empresas Extintas Empresas Ativas Contador 36% 42% Não procurou asessoria/auxílio 32% 25% Empresas de Consultoria/consultores 16% 14% Pessoas que conheciam do ramo 9% Associação de empresas do ramo 3% 2% SEBRAE 4% Entidades de Classe 1% Senac - Outros TOTAL 100% O incremento de 1% na produtividade das MPEs impacta significativamente nas metas de ampliação do PIB Brasil (relação com metas governamentais) Destacar a catálise que deve ocorrer com a realização do projeto, mediante a construção de uma poderosa rede de assistência gerencial às empresas, baseada nos contabilistas brasileiros, via de regra, mais um suporte para as MPEs. Obs.: A questão admitia respostas múltiplas. Fonte: Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil (Sebrae, agosto 2004)

7 CONSTATAÇÕES OS CONTADORES SÃO OS PROFISSIONAIS MAIS SOLICITADOS PELAS MPEs EM TERMOS DE ASSESORIA/CONSULTORIA ALTA TAXA DE MORTALIDADE DA PMEs ESTÁ LIGADA A GESTÃO EMPRESARIAL SURGE A PARCERIA CFC E SEBRAE COMO ALTERNATIVA PARA MELHORAR A GESTÃO DAS MPEs

8 5,5 milhões + - PMEs NO BRASIL de MPEs formais em todo o País
O incremento de 1% na produtividade das MPEs impacta significativamente nas metas de ampliação do PIB Brasil (relação com metas governamentais) Destacar a catálise que deve ocorrer com a realização do projeto, mediante a construção de uma poderosa rede de assistência gerencial às empresas, baseada nos contabilistas brasileiros, via de regra, mais um suporte para as MPEs.

9 CONTABILISTAS NO BRASIL
65.452 Organizações Contábeis HOMENS MULHERES CONTADORES O incremento de 1% na produtividade das MPEs impacta significativamente nas metas de ampliação do PIB Brasil (relação com metas governamentais) Destacar a catálise que deve ocorrer com a realização do projeto, mediante a construção de uma poderosa rede de assistência gerencial às empresas, baseada nos contabilistas brasileiros, via de regra, mais um suporte para as MPEs. TÉCNICOS EM CONTABILIDADE

10 A PARCERIA CFC E SEBRAE:
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E SOCIAL serão convidados a participar das palestras de sensibilização; contabilistas referem-se a 376 turmas de capacitação com 20 contabilistas por turma; 3- O total de MPE atendidas pelos contabilistas que passarão pelo projeto é uma referencia do CFC que cada contabilista e capaz de atender a 50 MPE.

11 Responsabilidade Social
PARCERIAS Sistema CFC-CRCs Contabilistas Organizações Contábeis Tem como Cliente - PMEs 1º Consultor da MPEs Responsabilidade Social Sistema Sebrae 6 milhões de MPEs Atende e conhece as MPEs Experiência com redes serão convidados a participar das palestras de sensibilização; contabilistas referem-se a 376 turmas de capacitação com 20 contabilistas por turma; 3- O total de MPE atendidas pelos contabilistas que passarão pelo projeto é uma referencia do CFC que cada contabilista e capaz de atender a 50 MPE.

12 O QUE É O PROGRAMA? Parceria CFC/Sebrae Nacional;
Conjunto de ações modulares – cursos; Aplicação prática de problemas de MPEs; A formação de uma rede compartilhada de alunos e ex-alunos do Programa; Busca a valorização e fortalecimento dos Contabilistas e das MPEs; Possui um Comitê Gestor Nacional e Coordenações Regionais.

13 OBJETIVOS: Criar e capacitar uma rede de Profissionais de Contabilidade para assessorar as empresas em sua gestão; Focar no desenvolvimento da responsabilidade profissional e social do contabilista; Reduzir a mortalidade das MPEs; Público alvo:- 398 mil contabilistas e 65 mil organizações contábeis (direto); 5,5 milhões de MPEs (indireto). serão convidados a participar das palestras de sensibilização; contabilistas referem-se a 376 turmas de capacitação com 20 contabilistas por turma; 3- O total de MPE atendidas pelos contabilistas que passarão pelo projeto é uma referencia do CFC que cada contabilista e capaz de atender a 50 MPE.

14 SEBRAE CFC PÚBLICO-ALVO Contabilistas devidamente inscritos em CRCs.
Micro e Pequenos Empresários; Candidatos a Empresários Clientes dos Profissionais de Contabilidade, credenciados a “Rede Contabilizando o Sucesso”. Contabilistas devidamente inscritos em CRCs.

15 COMITÊ GESTOR NACIONAL Representantes do SebraeNA
Representantes do CFC FENACON = = 3 membros 3 membros = 1 membro

16 COORDENAÇÕES ESTADUAIS
Coordenador Sebrae/UF Coordenador CRCs

17 COMPOSIÇÃO DO CURSO Palestra de sensibilização .......02 horas
Capacitação Módulo Básico…………………..……. 60 horas Módulo Complementar horas Total Capacitação horas Formação de Núcleos de Contabilistas serão convidados a participar das palestras de sensibilização; contabilistas referem-se a 376 turmas de capacitação com 20 contabilistas por turma; 3- O total de MPE atendidas pelos contabilistas que passarão pelo projeto é uma referencia do CFC que cada contabilista e capaz de atender a 50 MPE.

18 DETALHAMENTO DA CAPACITAÇÃO
Núcleo Básico h 1 – Habilidades Consultivas do Contabilista h 2 – Gestão Estratégica h 3 – Jogos de Empresa – Gestão Simulada ………………………………. 21 h Estes soa dados do projeto piloto ocorrido nestes estados. OBS: A experiência de SC reflete a um avanço identificado por parte do CFC, como sendo um avanço do projeto, a ser melhor explorado no futuro.

19 DETALHAMENTO DA CAPACITAÇÃO
(Continuação) Núcleo Complementar h Seminários de Apresentação e Acompanhamento …. 12 h Marketing h Custos e Preço de Venda h Capital de Giro e Fluxo de Caixa h Tecnologia e Informação h Análise de Viab. Econ.-Financeira h Diagnóstico Empresarial h Apresentação Trab. de Campo h O Contabilista e Processo de Ajuda h Estes soa dados do projeto piloto ocorrido nestes estados. OBS: A experiência de SC reflete a um avanço identificado por parte do CFC, como sendo um avanço do projeto, a ser melhor explorado no futuro.

20 PARTICIPAÇÃO NO INVESTIMENTO
Estes soa dados do projeto piloto ocorrido nestes estados. OBS: A experiência de SC reflete a um avanço identificado por parte do CFC, como sendo um avanço do projeto, a ser melhor explorado no futuro. SEBRAE-UF * 20% CRC – UF * * Venda dos cursos e receitas geradas com parcerias

21 RESULTADOS DO PCS AM PA MA PI RO BA MT RS RR AP CE TO MG MS SP PR SC
3 turmas 6 turmas 1 turma 4 turmas 1 turma RR AP 4 turmas 5 turmas 4 turmas AM PA MA CE 4 turmas RN PI PB AC 2 turmas PE 3 turmas RO TO AL SE BA MT 1 turma 4 turmas 4 turmas MG TOTAIS 126 TURMAS 2.175 ALUNOS 23 ESTADOS 4 turmas 7 turmas MS ES serão convidados a participar das palestras de sensibilização; contabilistas referem-se a 376 turmas de capacitação com 20 contabilistas por turma; 3- O total de MPE atendidas pelos contabilistas que passarão pelo projeto é uma referencia do CFC que cada contabilista e capaz de atender a 50 MPE. SP 9 turmas RJ PR 8 turmas SC 16 turmas 10 turmas RS 2 turmas 10 turmas 1 turma

22 Pesquisa de Avaliação e desempenho do Programa
CONCLUDENTES .94,5% de aprovação pelos entrevistados .67,4% O Programa atendeu as expectativas; .27,1% expectativas superadas; .5,5% discordaram da maioria maciça. Pesquisa realizada em 10 Unidades Regionais que executaram o Programa. Método: Amostragem

23 PESQUISA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA
Fonte: Pesquisa de Avaliação do Impacto do Programa Contabilizando o Sucesso – 2005, realizada nos estados do ES e no DF.

24 NOVO PROGRAMA ( ) Rede

25 ITENS DE AGREGAMENTO Capilaridade, custo – modalidade – EAD ;
Divulgação (para a sociedade) ; Suporte contínuo CFC/Sebrae; Monitoramento / avaliação de resultados; Ampliação de parcerias (FENACON, Secretarias de Fazendas, Sindicatos e Associações);

26 ITENS DE AGREGAMENTO Produção científica;
Realização de seminários regionais e nacional do Programa; Distribuição de prêmios melhores práticas; Possibilidade de pós-graduação do Programa; Criação de rede; A ser executado no triênio

27 PLANEJAMENTO 27 Estados participantes 320 turmas capacitadas
8.000 contabilistas participantes R$ ,00 investimentos R$ ,00 CFC R$ ,00 SEBRAE R$ ,00 CRCs/SEBRAE/UF /CONTABILISTAS

28

29 Fonte: Jornal do Comércio (RS) Capa – 30 de novembro de 2005 – pg. 4

30 MUITO OBRIGADO ! Site PCS:www.contabilizando.com.br


Carregar ppt "XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL Raimundo Neto de Carvalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google