A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fazer acontecer! O impacto da sociedade do conhecimento no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fazer acontecer! O impacto da sociedade do conhecimento no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Fazer acontecer! O impacto da sociedade do conhecimento no Brasil
“Porque há distância entre intenção e gesto...” Prof. Marcos Cavalcanti

2 BLOG

3 AGENDA Sociedade do conhecimento e o Brasil E o setor Público?
Como “fazer acontecer” ?

4 Fonte: Institut for the Future
Contexto Exportações EUA Fonte: Institut for the Future

5 Conhecimento: o novo motor da economia
Cerca de 55% da riqueza do mundo veio do conhecimento (OCDE) “Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento” Peter Drucker

6 O que queremos ser ? TERRA CAPITAL TRABALHO CONHECIMENTO ?

7 2 principais produtos da pauta de exportações
Peso do conhecimento 2 principais produtos da pauta de exportações Complexo Soja: $ 7 bi Ferro: $ 3 bi $ 20 / ton 1 Kg = $ 0,02 1 Kg = $ 0,2 $ 191 / ton

8 Peso do conhecimento CEM MILHÕES DE VEZES!!!! 1 Kg = $ 0,2
1 Kg algodâo colorido = $ 0,5 1 Kg roupa = $ 15 1 Kg moda = $ 90 1 Kg = $ CEM MILHÕES DE VEZES!!!!

9 O peso do conhecimento

10 O que queremos ser?? Exportador de commodities / importador de produtos intensivos em conhecimento; “execução” Produtor de produtos e serviços de alto valor agregado; “concepção”

11 Projetos inovadores estão pondo em cheque monopólios
FATOS A Internet conseguiu, sem apoio inicial de grandes empresas ou governos se disseminar e chegar depois de uma década a um bilhão de usuários Projetos inovadores estão pondo em cheque monopólios

12 Como se “produz” riqueza?
1 para 1 1 para muitos

13 De Gutemberg para cá o “um para muitos” se sofisticou.....

14 Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...)
Um cacique diz o que todos devem aprender, ler, ouvir, ver... MIM CACIQUE (Jornais, Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) VOCÊS ÍNDIOS

15 “WEB 2.0”: MUITOS PARA MUITOS
NÓS CACIQUE NÓS TUBE NÓS ORKUT

16 Inteligência coletiva
Vacina contra paralisia infantil Vacina contra AIDS, câncer?

17 A Internet antes era considerada: A Internet agora assumiu:
Mudança de conceito A Internet antes era considerada: A Internet agora assumiu: Convergência de pessoas Convergência de mídias O primeiro meio muitos para muitos Mais um meio de um para muitos Mais um meio de comunicação Um meio de interação do ser humano

18 Por que eclodiu agora As fases: “Web 2.0” “Web 1.0” Características
Da web 2.0 para...?? (projetos assumidamente voltados para o muitos para muitos) Início dos projetos de Inteligência Coletiva de forma efetiva ( ) “Web 2.0” Da entrada da Internet comercial à chegada da web 2.0 (insistência na repetição do modelo um para muitos) e difusão da banda larga. Povoamento ( ) Do âmbito acadêmico à entrada da Internet comercial Formação ( ) “Web 1.0” Características Fases Etapas Fases do Ambiente de Rede (Internet, Intranets e Extranets) As fases:

19 Sociedade Industrial terra, capital, trabalho, energia, matéria-prima
Produção em massa; escala; bens tangíveis; Mão de obra; “Todo mundo pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto” EXECUÇãO

20 Sociedade do Conhecimento
terra, capital, trabalho, energia, matéria-prima e CONHECIMENTO Personalização; bens intangíveis; Trabalhador do conhecimento; Visão sistêmica CONCEPÇãO Como impacta gestão pública?

21 AGENDA Sociedade do conhecimento e o Brasil E o setor Público?
Como “fazer acontecer” ?

22 E o setor público? Prefeitura e a dengue... Tapar buraco Escola
Em 2006, despesas globais da Câmara e do Senado (incluindo folha de pagamento, compra de materiais e viagens de funcionários) R$ 6,1 bilhões X FUNDEB: Em quatro anos, o investimento federal será crescente até chegar a R$ 4,3 bilhões anuais em 2009 Judiciário: preciso falar alguma coisa???

23 Como fazer acontecer? Visão sistêmica Mudar o modo de ver...
Operacionalizar a mudança (Ação) Ter estratégia Mudança cultural

24 (1) Ter estratégia (1) Ter estratégia!!! EXECUÇÃO CONCEPÇÃO? ou
automobilística Laranja Ferro Indústria Naval Biotecnologia / agronegócios Soja Química TV Digital EXECUÇÃO CONCEPÇÃO? ou Celular Software Gado Aeroespacial Biodiesel Construção civil Eletro-eletrônica Petróleo / Energia Cultural / Turismo / Entretenimento Computadores Cimento Siderurgia Papel e celulose

25 “Sociedade do conhecimento não é para nós !”
(2) Mudança cultural! 1o MITO: “Sociedade do conhecimento não é para nós !” (superar) Complexo de inferioridade

26 Mito 1 Quem tem 25 anos ? 1980 Hoje: Qual o “segredo” ???
Não estava entre 50 maiores PIB Qual a “riqueza natural” ??? Hoje: 13o PIB (à frente do Brasil) Renda per capita 3 vezes maior que o Brasil Qual o “segredo” ???

27 Patentes depositadas EUA
Quadro Comparativo Coréia – Brasil Coréia: Analfabetismo (2001): 2,2% 100% de jovens na escola (1990) 70% na Universidade (2001) Patentes depositadas EUA 1980 2000 BRASIL 24 98 CORÉIA 8 3314

28 Mito 2: Não estamos parados! Escolaridade Ensino Fundamental % % Ensino Médio 1990–15% 2001–71% IDH (saúde, educação e renda) 1995-0, ,757 Inflação % %

29 Índice de Competitividade global Mas estamos ficando para trás...
Mito 2: Não estamos parados! Índice de Competitividade global (IMD – International Institute of Management and Development / WEF – World Economic Forum Mas estamos ficando para trás... 2001: 45o 2002: 47o 2003: 54o 2004: 57o 2006: 59o Brasil Atrás do Chile, México, El Salvador, Uruguai, Costa Rica, ...

30 Falo da FAPERJ daqui há pouco...
Mito 3: Não temos dinheiro Investimento em C,T&I (2005) Coréia do Sul : 3,0% Austrália : 1,5% Cingapura : 2,2% Israel : 3,5% Investimento médio p/ pesquisador TI (2000)/ U$ 1.000 EUA : $195 Canadá : $162 Japão/UK : $153 Austrália : $118 Brasil : 1,0% Brasil : $193 Falo da FAPERJ daqui há pouco...

31 Mito 4 : “O País só cresce se o governo reduzir gasto”
Raul Velloso (Revista Indústria Brasileira – CNI) MITO!!! O Governo não gasta muito, gasta MAL!!!

32 Política Diagnóstico Dados/informação
Mito 5 : Política Pública? Política Diagnóstico Dados/informação Ex: Educação RJ: alunos profs ativos 11,82 alu/prof França: alunos profs 13,70 alu/prof

33 Como fazer acontecer? Visão sistêmica Mudar o modo de ver...
Operacionalizar a mudança (Ação) Ter estratégia Mudança cultural

34 Operacionalizar a mudança!
Estrutura: Poder articulador Processos: foco no cidadão Ex: “Buracos”, SUS, Educação, abrir empresa, tirar diploma, ... Métricas Ambiente

35 Características do gestor público
Raciocínio preciso, linear, cartesiano “Vai lá e faz!” Técnico “Veste a camisa” Visão sistêmica, raciocínio não linear Capacidade de análise e realização Capacidade de ouvir e interagir com o outro Vê o interesse social antes de tudo

36 Quem é mais importante para o Brasil?
Ciep Guiomar Gonçalves Neves (Trajano de Moraes-RJ) Quem conhece o Renan Calheiros? Obrigado!!! Quem é mais importante para o Brasil?

37 Prof. Marcos Cavalcanti marcos@crie.ufrj.br
Obrigado!!! Prof. Marcos Cavalcanti Contatos:


Carregar ppt "Fazer acontecer! O impacto da sociedade do conhecimento no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google