A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- BÍBLIA - TRINDADE SANTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- BÍBLIA - TRINDADE SANTA"— Transcrição da apresentação:

1 - BÍBLIA - TRINDADE SANTA
IGREJA EM JUIZ DE FORA E MATIAS BARBOSA Dezembro / 2011

2 TRINDADE SANTA Provérbios 25:2 “a glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las.” Isaías 40:28 “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.” Esquadrinhar: Examinar com atenção e minúcia; investigar, pesquisar; estudar, analisar .

3 TRINDADE SANTA Gênesis 1:26 “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;” O ser humano utiliza o artifício da comparação para compreender as coisas, por isso não é fácil, talvez IMPOSSÍVEL, que tenhamos um entendimento claro sobre a Trindade Santa, pois Deus é incomparável. Acredito que, O QUE CHEGA MAIS PRÓXIMO é a compreensão sobre como o ser humano é constituído. Entendendo isto, poderemos fazer uma comparação, e assim, assimilarmos, UM POUCO, como Deus é constituído. Mas esta comparação NÃO É PERFEITA, pois Deus é incomparável. Esta comparação é somente uma AJUDA na tentativa de entendermos um pouco sobre a Trindade Santa. 

4 O próprio Deus é um mistério – quanto mais a encarnação ou a Trindade!
TRINDADE SANTA O próprio Deus é um mistério – quanto mais a encarnação ou a Trindade! Contudo, embora não sejamos capazes de compreender logicamente os vários aspectos da Trindade, precisamos tentar entender o melhor possível o ensino escriturístico a ela concernente. Todas as tentativas para explicar a Trindade não atingirão o seu objetivo, “especialmente quando refletimos sobre a relação das três pessoas com a divina essência [...] todas as analogias falham e nos tornamos plenamente cônscios do fato de que a Trindade é um mistério muito além do nosso entendimento. É a incompreensível glória da Divindade.”  

5 TRINDADE SANTA Portanto, procedemos melhor em admitir que “o homem não pode compreendê-la e torná-la inteligível. É inteligível em algumas de suas relações e modos de manifestações, mas ininteligível em sua natureza essencial.”   Precisamos conscientizar-nos de que podemos atingir apenas uma compreensão parcial do que é a Trindade. Ao ouvirmos a palavra de Deus, certos elementos da Trindade se tornarão claros, enquanto outros permanecerão um mistério. “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” (Dt 29:29).

6 Isto diz respeito à existência essencial de Deus.
TRINDADE SANTA Creio que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são os mesmos em substância, possuindo atributos e poderes idênticos e, portanto, são iguais em glória. Isto diz respeito à existência essencial de Deus. Assim como em um crente espiritual, que é o projeto original de Deus, o espírito regenerado comanda todo o ser (trindade humana), também o Pai comanda a Trindade Santa. Portanto, DEVIDO A ESTE COMANDO E SOMENTE A ISTO, podemos considerar o Pai como o maior.

7 TRINDADE SANTA QUEM É DEUS? O QUE DIZ A BÍBLIA? (Hebreu: El, Elah, Eloah, Elohim.Grego: theós) O nome mais geral da Divindade (Gn 1:1 “No princípio, criou Deus os céus e a terra.”). Deus é o Ser Supremo, único, infinito, criador e sustentador do universo. É espírito pessoal e subsiste em três pessoas ou distinções: Pai, Filho e Espírito Santo. Mateus 28:19 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” É santo, justo, amoroso e perdoador dos que se arrependem. O ateu diz que Deus não existe (Sl 14:1 “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus.”); o agnóstico (o que ignora ou aparenta ignorar tudo quanto não caia sob o domínio dos sentidos) diz que não podemos saber se Deus existe ou não; o crente sabe que Deus existe e afirma: "nele vivemos, nos movemos e existimos" (At 17:28).

8 DEUS ESTÁ PERTO: Atos 17:27-28 “para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.” Salmos 34:18 “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.” Salmos 119:151 “Tu estás perto, SENHOR, e todos os teus mandamentos são verdade.” Salmos 145:18 “Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.” Jeremias 23:23 “Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe?” Filipenses 4:5 “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.”

9 DEUS ESTÁ PERTO: Salmos 139:1-10 “SENHOR, tu me sondas e me conhe-ces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.

10 DEUS ESTÁ PERTO: Salmos 139:11-16 Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa. Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.”

11 TRINDADE SANTA QUEM É JESUS?

12 QUEM É JESUS: ELE ERA OPERADOR DE CURAS?
Jesus sempre demonstrou ter grande compaixão para com os enfermos. As Escrituras dizem: "Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças". (Mt 8:17b) Mas Jesus não se limitou a sentir compaixão dos doentes, ele "andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo." (Atos 10:38b) . “E vieram a ele muitas multidões trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e outros muitos, e os largaram junto aos pés de Jesus; e ele os curou. De modo que o povo se maravilhou ao ver que os mudos falavam, os aleijados recobravam a saúde, os coxos andavam e os cegos viam. Então glorificavam ao Deus de Israel." (Mateus 15:30,31)

13 QUEM É JESUS: ELE ERA OPERADOR DE CURAS?
É possível que Jesus não tenha curado todos os enfermos que viu, mas jamais se recusou a restaurar aqueles que o procuraram desejando a cura. Ele foi e continuou sendo o Grande Médico que cura os enfermos de corpo e alma.

14 QUEM É JESUS: ELE FOI UM LÍDER?
A característica que revela se um indivíduo é líder ou não, é a capacidade de atrair seguidores e levá-los à ação. Jesus sempre teve seguidores. Milhares e milhares de pessoas se reuniam para ouvir sua palavra. Mas seu objetivo de vida não era gozar de popularidade. Sua meta suprema era realizar a vontade do Pai e escolher entre seus seguidores aqueles que pudessem ser preparados para continuar a obra após sua partida. Jesus tinha consciência de que muitos dos que o seguiam não eram sinceros e não permaneceriam leais a ele. Mas deu-lhes inúmeras oportunidades de se tornarem fiéis.

15 QUEM É JESUS: ELE FOI UM LÍDER?
Como todo verdadeiro líder, ele tinha suas prioridades: Manter comunhão com o Pai; Treinar seus seguidores; Comunicar-se com o povo através de suas mensagens e milagres. Seus discípulos seriam os futuros dirigentes da igreja, e levariam seu ensino ao mundo todo. Precisava prepará-los para que vivessem como ele viveu e morressem como ele morreu. Seu modelo de liderança - informal, prático, de contato diário - é mundialmente reconhecido e imitado por muitos.

16 QUEM É JESUS: ELE FOI UM MESTRE?
Jesus possuía a habilidade de enunciar verdades profundas de maneira fácil, para que as pessoas mais simples e sinceras pudessem compreender seu ensino. Ele era totalmente comprometido com a verdade, o que demonstrou não apenas pelas duras censuras que proferiu, mas também pelo fato de haver dito a seu respeito: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim". (João 14:6)

17 QUEM É JESUS: ELE FOI UM MESTRE?
Nenhuma de suas afirmações era arbitrária nem superficial. Ele sempre ia até a raiz dos problemas. Enquanto os mestres de seu tempo se preocupavam apenas com regras de conduta, ele demonstrava maior interesse pelas condições do coração humano, pois sabia que, se o coração de um indivíduo fosse reto, sua conduta também o seria. Mateus 5:21,22 "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás,...Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento."

18 QUEM É JESUS: ELE FOI UM MESTRE?
Mateus 5:27,28 "Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela." Mateus 5:33,34,37 "Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo: De modo algum jureis... Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não." Mateus 5:43,44 "Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos."

19 QUEM É JESUS: ELE FOI UM MESTRE?
Jesus não somente nos ensinou como temos de agir na vida, mas também como temos de ser. E, pelo exemplo, mostrou como o podemos ser. Ele ensinava que precisamos ser transformados de dentro para fora, e não de fora para dentro. Seu objetivo, ao ensinar, era mudar o coração humano. A Bíblia diz que "quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade". (Mateus 7:28,29).

20 QUEM É JESUS: O FILHO DE DEUS
Mateus 16:13-17 “Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? 14 E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. 15 Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? 16 Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus..” 

21 QUEM É JESUS: O FILHO DE DEUS
Jesus poderia ser um profeta, um operador de curas, um líder e um mestre, sem ser o Filho de Deus. Mas quando Pedro afirmou: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo", Jesus só poderia ter feito o comentário (Mt 16:17) que fez em três hipóteses: Se fosse um impostor, um desequilibrado, iludido acerca de sua própria identidade, ou o verdadeiro Cristo e Filho de Deus.

22 QUEM É JESUS: O FILHO DE DEUS
Se Jesus fosse apenas um profeta, teria de dizer ao apóstolo: "Não, Pedro. Você está exagerando." Se fosse apenas um operador de curas, teria de retrucar: "Não, não; eu oro, mas quem cura é Deus." Se não passasse de um líder, deveria explicar: "Não; vocês me seguem; mas nós todos, juntos, seguimos a Deus." E se fosse somente um mestre, na certa, replicaria: "Não; você não entendeu nada.”

23 QUEM É JESUS: O FILHO DE DEUS
Mas o que foi que dele disse? De acordo com as Escrituras, o maior profeta, operador de curas, líder e mestre que este mundo já viu declarou o seguinte: "Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai que está nos céus." (Mateus 16:17). Então Jesus, que já de início se apresenta como Filho do homem, não somente aceita a afirmação feita pelo apóstolo de que ele é o Filho de Deus, mas assegura que o é.

24 QUEM É JESUS: O FILHO DE DEUS
Ser filho não é a mesma coisa que ser criatura. O filho é gerado, sai das entranhas, é um processo interior. Uma criatura é derivada de um processo exterior. Observe os textos a seguir: (Gn 1:27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gn 2:7) “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Os céus, a Terra, os vegetais, os animais irracionais e o homem foram criados e, portanto, são criaturas de Deus. Deus criou o homem, não o gerou.

25 QUEM É JESUS: O FILHO DE DEUS
Mas a respeito de Jesus veja o que alguns textos das Escrituras dizem: (Lucas 1:35) “Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” (Lucas 3:22) “E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.” (Hebreus 1:5-6) “Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.”

26 QUEM É JESUS: O FILHO DE DEUS
(Hebreus 5:5) “Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.” (João 3:16-18) “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do UNIGÊNITO FILHO DE DEUS.”

27 A DIVINDADE DE JESUS Isaías 7:13-14 “Então, disse o profeta: Ouvi, agora, ó casa de Davi: acaso, não vos basta fatigardes os homens, mas ainda fatigais também ao meu Deus? Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.” Mateus 1:20-23 “Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).”

28 Jesus Cristo é o DEUS FORTE E PAI DA ETERNIDADE.
A DIVINDADE DE JESUS A DIVINDADE DE JESUS EM OUTROS TEXTOS: Isaías 9:6-7 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.” Jesus Cristo é o DEUS FORTE E PAI DA ETERNIDADE.

29 A DIVINDADE DE JESUS EM OUTROS TEXTOS:
Tomé, um de seus discípulos, inicialmente duvidou de que Ele tivesse de fato ressuscitado. Mas depois que viu as feridas nas mãos e nos pés de Jesus, exclamou: "SENHOR MEU E DEUS MEU!" (João 20:28) O autor da carta aos hebreus anunciou: "DEUS...NOS FALOU PELO FILHO a quem constituiu herdeiro de todas as cousas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu ser..." (Hb 1:1-3).

30 A DIVINDADE DE JESUS (1 João 5:7) “Pois há três que dão testemu-nho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.” (João 1:1-3) “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.“ (João 1:14) “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

31 A DIVINDADE DE JESUS (João 5:18) “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.” (João 10:30) “ Eu e o Pai somos um.” (João 14:7-11) “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.”

32 A DIVINDADE DE JESUS (Tito 2:13) “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;“ (Hebreus 1:8) “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.” (1João 5:20) “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”

33 A DIVINDADE DE JESUS (João 3:16) “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 1:18) Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.” (João 10:38) “mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai.”

34 O QUE O APÓSTOLO PAULO DISSE SOBRE JESUS:
Paulo, o apóstolo que viveu para Jesus e por Ele morreu, afirmou: "Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” (Cl 1:15-17) (Romanos 9:5) “Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.” (2Corintios 5:19) “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.”

35 O QUE O APÓSTOLO PAULO DISSE SOBRE JESUS:
(Filipenses 2:6-11) “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. “ (Colossenses 2:8-9) “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;”

36 O ANJO NÃO ACEITOU ADORAÇÃO:
ADORA A DEUS! (AP 19:10) O ANJO NÃO ACEITOU ADORAÇÃO: Apocalipse 19:9-10 “Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. 10 Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” Apocalipse 22:8-9 “Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.”

37 PEDRO NÃO ACEITOU ADORAÇÃO:
ADORA A DEUS! (AP 19:10) PEDRO NÃO ACEITOU ADORAÇÃO: Atos 10:24-26 “No dia imediato, entrou em Cesaréia. Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos: Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem.”

38 PAULO E BARNABÉ NÃO ACEITARAM ADORAÇÃO:
ADORA A DEUS! (AP 19:10) PAULO E BARNABÉ NÃO ACEITARAM ADORAÇÃO: Atos 14:14-15 “Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando: Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles;”

39 MAS JESUS ACEITOU ADORAÇÃO.
ADORA A DEUS! (AP 19:10) MAS JESUS ACEITOU ADORAÇÃO. Mateus 14:29-33 “E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? Subindo ambos para o barco, cessou o vento. E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!” Mateus 8:1-3 “Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram. E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra.”

40 ADORA A DEUS! (AP 19:10) Mateus 9:18 “Enquanto estas coisas lhes dizia, eis que um chefe, aproximando-se, o adorou e disse: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe a mão sobre ela, e viverá.” Mateus 15:22-26 “E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós.Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.”

41 ADORA A DEUS! (AP 19:10) Marcos 5:5-7 “Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras. Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes!” João 9:35-39 “Ouvindo Jesus que o tinham expulsado, encontrando-o, lhe perguntou: Crês tu no Filho do Homem? Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia? E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo. Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou. Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.”

42 ADORA A DEUS! (AP 19:10) O PAI ORDENOU QUE OS ANJOS O ADORASSEM: (Hebreus 1:5-6) “Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.”

43 ADORA A DEUS! (AP 19:10) JESUS ACEITOU ADORAÇÃO e em Apocalipse 19:9 está escrito: “adora a Deus!”. SE JESUS NÃO FOSSE DEUS, OS DISCÍPULOS TERIAM SIDO IDÓLATRAS E ELE UM GRANDE IMPOSTOR E HIPÓCRITA, POIS COMO ESTÁ ESCRITO EM MATEUS 4:10 “Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te,Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.”

44 JESUS É JEOVÁ (João 8:58-59) “ Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU. Então pegaram em pedras para lhe atirarem;” Ele estava se declarando Deus, Jeová, pois “EU SOU” é um nome de Deus, conforme os textos seguintes: (Êxodo 3:13-15) – “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão,.....”

45 JESUS É JEOVÁ João 13:18-20 “Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar. Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU. Em verdade, em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.”

46 JESUS É JEOVÁ Jesus o “EU SOU” (ler João 8:21-59). A seguir, alguns versículos deste texto: 23 E prosseguiu: Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, eu deste mundo não sou. 24 Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados. 25 Então, lhe perguntaram: Quem és tu? Respondeu-lhes Jesus: Que é que desde o princípio vos tenho dito? 56 Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se. 57 Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos e viste Abraão? 58 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. 59 ENTÃO, PEGARAM EM PEDRAS PARA ATIRAREM NELE; mas Jesus se ocultou e saiu do templo.”

47 POR QUE OS JUDEUS PEGARAM EM PEDRAS PARA ATIRAREM EM JESUS?
JESUS É JEOVÁ POR QUE OS JUDEUS PEGARAM EM PEDRAS PARA ATIRAREM EM JESUS? R: Porque Jesus declarou ser o Deus Jeová, pois “EU SOU” é nome de Deus. (Êxodo 3:13-15) – “Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus ( Myhla ‘elohiym ) a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.”

48 O FILHO UNIGÊNITO DE DEUS, ALELUIA!
CONCLUSÃO JESUS CRISTO: O FILHO UNIGÊNITO DE DEUS, O TODO PODEROSO! ALELUIA!

49 TRINDADE SANTA O ESPÍRITO SANTO

50 O ESPÍRITO SANTO Há muitos conceitos errôneos sobre a identidade do Espírito Santo. Alguns vêem o Espírito Santo como uma força mística. Outros entendem o Espírito Santo como sendo um poder impessoal que Deus disponibiliza aos seguidores de Cristo. O que diz a Bíblia a respeito da identidade do Espírito Santo? Colocando de forma simples – a Bíblia diz que o Espírito Santo é Deus. A Bíblia também nos diz que o Espírito Santo é uma Pessoa, um Ser com mente, emoções e vontade.

51 O ESPÍRITO SANTO O fato do Espírito Santo ser Deus é claramente visto em muitas Escrituras, incluindo Atos 5:3-4. “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” Neste verso Pedro confronta Ananias em por que ele tinha mentido para o Espírito Santo, e a ele diz “não mentiste aos homens, mas a Deus”. É uma declaração clara de que mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus.

52 O ESPÍRITO SANTO O fato do Espírito Santo ser Deus é claramente visto em muitas Escrituras, incluindo Atos 5:3-4. 1 Coríntios 6:19-20 “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” Este texto diz que o Espírito Santo está em nosso corpo e depois diz para glorificarmos a Deus no nosso corpo. Com isto, está dizendo que o Deus está no nosso corpo é o Espírito Santo. Portanto, o Espírito Santo é Deus.

53 O ESPÍRITO SANTO Podemos também saber que o Espírito Santo é Deus porque Ele possui os atributos ou características de Deus. Por exemplo, a ONIPRESENÇA do Espírito Santo é vista em Salmos 139:7-8: “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.”

54 O ESPÍRITO SANTO Em 1 Coríntios 2:10 vemos a característica de ONISCIÊNCIA do Espírito Santo: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.”

55 O ESPÍRITO SANTO Podemos saber que o Espírito Santo é mesmo uma Pessoa porque Ele possui uma MENTE, EMOÇÕES E VONTADE. O Espírito Santo pensa e sabe (1Coríntios 2:10 “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus”). PERSCRUTAR: Averiguar minuciosamente; indagar, investigar, sondar. O Espírito Santo pode se entristecer (Efésios 4:30 “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”). O Espírito intercede por nós (Romanos 8:26-27 “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.”).

56 O ESPÍRITO SANTO O Espírito Santo toma decisões de acordo com Sua vontade: 1 Co 12:7-11 “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; ... Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”).

57 O ESPÍRITO SANTO O Espírito Santo é Deus, a terceira “Pessoa” da Trindade. Como Deus, o Espírito Santo pode verdadeiramente agir como o Confortador e Consolador que Jesus prometeu que Ele seria: João 14:16-18 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.”

58 O ESPÍRITO SANTO João 14:25-26 “Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas O CONSOLADOR, O ESPÍRITO SANTO, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 15:26 “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;” Romanos 8:16 “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

59 O ESPÍRITO SANTO O ESPÍRITO SANTO, O ESPÍRITO DE DEUS, O ESPÍRITO DE CRISTO. Romanos 8:9 “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” 1 Pedro 1:11 “investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam.”

60 O ESPÍRITO SANTO Ele aplica na vida das pessoas as bênçãos da salvação. Jo “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.” Como Auxiliador (Jo 16:7 “Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Na RA e RC, Consolador, “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.” Ele dá nova vida (Gálatas 6:8 “Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.”)

61 O ESPÍRITO SANTO Ele convence (João 16:8-11 “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.”) Ele dá força (Rm “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.”)

62 O ESPÍRITO SANTO Ele distribui DONS (1Co “A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo. Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”)

63 O ESPÍRITO SANTO Ele produz virtudes (Gálatas 5:22-25 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”)

64 O ESPÍRITO SANTO JAMES STRONG: (parakletos) - Paracleto [pronuncia-se paracléto] chamado, convocado a estar do lado de alguém, especi-almente convocado a ajudar alguém alguém que pleiteia a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado pessoa que pleiteia a causa de outro com alguém, intercessor Cristo em sua exaltação à mão direita de Deus, suplica a Deus, o Pai, pelo perdão de nossos pecados. no sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro Santo Espírito, destinado a tomar o lugar de Cristo com os apóstolos (depois de sua ascensão ao Pai), a conduzi-los a um conhecimento mais profundo da verdade evangélica, a dar-lhes a força divina necessária para capacitá-los a sofrer tentações e perseguições como representantes do reino divino

65 O ESPÍRITO SANTO ADVOGADO: Alguém chamado para defender um acusado.
A palavra grega Paracleto refere-se a Jesus Cristo em João 2:1 “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;” e quer dizer alguém que é chamado para estar ao lado de uma pessoa para defendê-la. Em João 14:16 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,” João 14:26 “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” Jesus fala do ESPÍRITO SANTO como Paracleto. Almeida traduz essa palavra por "Consolador"; a NTLH, por "Auxiliador”.

66 TRINDADE SANTA FIM


Carregar ppt "- BÍBLIA - TRINDADE SANTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google