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Rui Lança 10 Dezembro 2007.

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1 Rui Lança 10 Dezembro 2007

2 «Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos»
Para se ter uma ideia, o Reino Unido investiu no primeiro mandato de presidência do Primeiro-Ministro Tony Blair a verba de 23 milhões de libras em projectos de voluntariado só através do desporto. Demonstra bem a importância depositada no fenómeno do voluntariado e da actividade desportiva em incrementar valores e técnicas para o futuro. Independentemente do valor em questão, deveremos seguir o mesmo exemplo, agir antes de termos de reagir

3 «Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos»
Embora no nosso país não exista a consciencialização que o voluntariado também exige um investimento financeiro e humano (formação, dedicação e disponibilidade), o mais grave é que não se tem uma ideia aproximada que quando comparado com os efeitos positivos proporcionados, a sua relação de investimento vs retorno dá-nos resultados bastante positivos.

4 «Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos»
Destaco os efeitos benéficos do voluntariado em três distintos factores: 1. O voluntário, que recebe formação directa numa área específica da sociedade, e que de forma indirecta, recebe formação em áreas como a responsabilização, a organização, a liderança, a criatividade, a socialização, valores necessários à convivência de todos os cidadãos no mesmo espaço, estando a contribuir simultaneamente para uma melhor sociedade e para uma melhor preparação para a entrada no mercado de trabalho ou no desenvolvimento de projectos pessoais

5 «Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos»
2. O próprio evento ou a actividade, possui recursos humanos motivados que estão ligados ao projecto por iniciativa própria e sedentos de aprendizagem em diversos campos 3. Possíveis organizações ou movimentos associativos que dinamizarão actividades desta natureza, tornando o movimento semelhante a uma rede que irá crescer e abranger um número crescente de jovens e outros potenciais interessados

6 «Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos»
2. O próprio evento ou a actividade, possui recursos humanos motivados que estão ligados ao projecto por iniciativa própria e sedentos de aprendizagem em diversos campos 3. Possíveis organizações ou movimentos associativos que dinamizarão actividades desta natureza, tornando o movimento semelhante a uma rede que irá crescer e abranger um número crescente de jovens e outros potenciais interessados

7 «Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos»
O voluntariado representa um baixo investimento mas produz um enorme efeito. Voluntariado representa cidadãos activos.

8 «Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos»
ISA

9 «Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos»
Who? What? Where? When? Why? Which? How? How much?

10 «Participar, Dinamizar, Alargar Horizontes e Criar Valor em Grupos de Trabalho Cívicos»
Projectos de formação (em qualquer área) Voluntariado Empreendorismo Igualdade Associativismo Cidadania Etc….

11 O FUTURO DO SUCESSO De Robert B. Reich
Alargar Horizontes!! É pouco provável que uma educação que acentue determinadas competências analíticas, seja a melhor preparação para o trabalho do futuro. O verdadeiro valor a acrescentar à economia do futuro advém da criatividade. A procura de trabalhadores criativos continuará a aumentar porque eles são os mestres da inovação e esta está no cerne da economia. Infelizmente, a maioria dos estabelecimentos de ensino ainda estão organizados segundo o velho modelo industrial em que as crianças e os jovens são tratados como peças de automóveis que se deslocam numa linha de montagem e os professores tentam martelar, torcer e moldar à sua passagem. O FUTURO DO SUCESSO De Robert B. Reich

12 Quem aprende não é um recipiente vazio!
Criar valores? Quem aprende não é um recipiente vazio! Quem forma precisa entender que tem de ter uma visão optimista acerca das capacidades daqueles que ensina. Acreditar no seu potencial e proporcionar-lhes os meios que requerem para se desenvolverem e progredirem. Quanto mais atractivos, lúdicos e divertidos forem os conteúdos do ensino, mais fácil será a sua interiorização e, naturalmente, a sua aprendizagem. Manfred Spizer, A aprendizagem e as neurociências Diz-me e eu esquecerei, Mostra-me e talvez me lembre, Envolve e eu compreenderei. - Confucius

13 Como colocar em prática? Facilitação! Mas…o que é isso?
De um modo sintético a facilitação enquanto processo é uma actividade com uma grande diversidade e contribui de diversas formas para o processo de aprendizagem e desenvolvimento. Como? A facilitação diferencia-se dos outros métodos por dar enfoque ao processo em detrimento do resultado propriamente dito, pese embora se atinja normalmente os mesmos ou ainda melhores resultados. É um meio que relaciona as três áreas de aprendizagem: cognitiva, emocional e comportamental!

14 Como colocar em prática?
E nós? - Comunicador - Paciente - Construtivo - Criativo - Positivo - Tolerante - Motivado - Dinâmico - Responsável

15 Como colocar em prática?
E nós? - Instructor - Ajuda a atingir o seu objectivo - Ajuda (sem influenciar directamente) a descobrir - Dá e cria as condições para serem geradas ideias - Lidera o processo para serem tomadas decisões - Controla o processo e não o resultado final - Faz recordar, mantém a “chama” acesa relativamente ao caminho a traçar - Cria uma atmosfera de participação democrática

16 Como colocar em prática?
E nós ? 1 3

17 Obrigado


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