A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Droga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Droga."— Transcrição da apresentação:

1 A Droga

2 O que é a droga? A droga é uma substância capaz ou não de aplicações médicas, que pode ser auto-administrada para fins explícitos que pode gerar uma alteração fisiológica ou psíquica, podendo ser agradável ou desagradável.

3 Motivos para o uso de drogas
Os principais motivos para o uso de drogas pela parte dos jovens são: Curiosidade; Influência de amigos Estimulação; Sensação de calma; Fuga de problemas familiares e escolares; Sentir prazer; Aliviar dores, tensões, angústias, depressões; Força do hábito, dependência.

4 Consequências da droga
Efeitos imediatos: Efeitos físicos: taquicardia, insónias, transpiração e cãibras. Efeitos psíquicos: euforia, despreocupação e autoconfiança. Efeitos tóxicos agudos: arritmias, hiper termia e acidente cérebro-vascular. Efeitos a médio e longo prazo (mais de 24 horas): Efeitos físicos: cansaço, sonolência e rigidez articular. Efeitos psíquicos: irritação e depressão.

5 Drogas Naturais Uma droga é considerada natural quando ela não contém produtos químicos, nem pode ser produzida em laboratórios. Exemplos de drogas naturais são o ópio, que é extraído da papoila, e a maconha, extraída da cannabis. Heroína Ópio Cannabis Maconha

6 Drogas Sintéticas Drogas sintéticas são substâncias ou misturas de substâncias exclusivamente psicoativas produzidas através de meios químicos cujos principais componentes activos não são encontrados na natureza. Cocaína Crack GHB Anabolizante Haxixe Ecstasy Anfetamina

7 Drogas legais e ilegais
Drogas Legais Drogas Ilegais Tabaco Haxixe Álcool Cocaína Cafeína Crack Heroína

8 A Toxicodependência A toxicodependência define-se como uma dependência a um "tóxico" ou droga que provoca adicionalmente perturbações psicológicas no consumidor. Causas da toxicodependência As drogas não são todas iguais quanto ao seu perigo natural, sendo algumas drogas mais tóxicas . Os factores que levam ao perigo do consumo de drogas são: a droga, o consumidor e o ambiente social que o rodeia. Por vezes a sua família está desorganizada e os "amigos" vivem também no mundo da droga.

9 A toxicodependência pode prejudicar o trabalho (absentismo, acidentes, baixa de produtividade, conflituosidade, imagem...). O mundo do trabalho pode contribuir para a toxicodependência. O trabalho tem riscos para a saúde física e mental. A maioria das pessoas com problemas de consumo de álcool e drogas trabalha. O trabalho acaba por ser a única ponte com o mundo da vida sem drogas. Consequências da toxicodependência

10 Ambiente social do consumidor juvenil
A família: Os pais são os primeiros modelos dos filhos. Se os pais são consumidores de drogas os filhos tendem a seguir. A escola: Os professores funcionam sempre como pais substitutos. O professor é um modelo pelo que não deverá ter comportamentos consumistas (ex.: fumar na escola) O grupo de amigos: O adolescente que não tenha família ou escola onde se corrija, procurará ansiosamente a aprovação do grupo de amigos que só o aceita se consumir. As actividades sociais: A falta de centros recreativos de desporto ou culturais faz com que para muitos jovens a droga seja a única diversão. O nível socio-económico: A falta de perspectivas de futuro para os jovens que vivem em bairros da lata é um poderoso incentivo à evasão através da droga. A comunicação social e a publicidade: O fascínio cultural, representado na comunicação social, pela droga, atrai jovens com interesse em experimentar o risco por novas experiências.

11 Tratamentos É preciso entender que o factor mais importante que condiciona o sucesso do tratamento é a própria motivação do toxicodependente para resolver o seu problema. Se este toxicodependente não desejar resolver o seu problema e deslocar-se a um CAT (Centro de Atendimento a Toxicodependentes), existem poucas possibilidades de sucesso. Os tratamentos nos CATs baseiam-se em três processos: Desintoxicação Reabilitação psicológica Reinserção social

12 Alguns comportamentos que a família pode ter para com o toxicodependente:
Positivos Negativos Dar-lhe afecto e compreensão; Vigiar o toxicodependente Dialogar e reflectir em conjunto; Dramatizar os seus primeiros consumos Aplaudir pequenos sucessos Deixar-se desrespeitar pelo toxicodependente. Estar disponível para o ajudar a Fazer dele apenas uma vítima. tratar-se. Esconder a droga dele ou os seus utensílios.

13 As estatísticas da droga
Jovens que já experimentaram drogam Sexo  Já experimentaram alguma droga Masculino  67,3% Feminino  32,7% Idade Já experimentaram alguma droga 11 anos 5,7% 13 anos 17,9% 15 anos 33,7% 16 anos ou mais  42,7% Os rapazes experimentaram mais vezes alguma droga do que as raparigas Os jovens com 16 anos ou mais são os que mais experimentaram alguma droga.

14 Provocações na escola Envolvimento em lutas
Já experimentaram alguma droga Sim Não Provocador 7,7% 92,3%  4,9% 95,1% Já experimentaram alguma droga Sim Não Lutas  Sim 8,3% 91,7%  3,6% 96,4% Dos jovens que admitiram ter experimentado alguma droga a maioria envolveu-se em provocações na escola. Dos jovens que experimentaram drogas a maioria envolveu-se em lutas

15 Prática de actividades físicas
Tipo de família Prática de actividades físicas Já experimentaram alguma droga Sim Não Família principal 4,9% 95,1% Família mono parental 5,3% 94,7% Família recomposta 8,8% 91,2% Já experimentaram alguma droga Sim Não Actividade física  Sim 4,5% 95,5% 9,5% 90,5% Os jovens que vivem com os pais são os que menos experimentaram alguma droga. Os jovens que vivem com os pais são os que menos experimentaram alguma droga.

16 DIGA NÃO À DROGA FIM


Carregar ppt "A Droga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google