A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da Silva Correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da Silva Correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da Silva Correa
História Prof. Everton da Silva Correa

2 Nascimento da Grécia 1. Formação do povo grego

3 O Anfiteatro de Epidauro, mostrado na imagem, tinha acústica perfeita, sendo possível perceber o menor som com perfeição. O nome é uma referência à cidade onde está localizado.

4 Primeiras ideias Qual das modalidades artísticas (pintura, escultura, arquitetura, literatura) mais se evidencia na civilização grega? Historicamente, a civilização grega valorizou a produção cultural e a artística. Quais aspectos dessa cultura você conhece? É possível identificar influências da cultura grega na atual sociedade ocidental? Se a resposta é afirmativa, em que aspectos?

5 Como se formou o povo grego?
A região hoje denominado Grécia começou a ser ocupada aproximadamente em 2000 a.C. Os efeitos dessas migrações variavam; normalmente, as melhores terras estavam ocupadas. Esses povos – jônios, dórios, eólios e aqueus – estabeleceram-se na região que se chamaria Grécia.

6 Máscara mortuária de líder militar grego
Máscara mortuária de líder militar grego. O artefato foi produzido em, aproximadamente, a.C.

7 Formação da Grécia Antiga

8 Mas como os primeiros gregos contavam sua própria história?
Por meio dos mitos. Mas o que são mitos? O mito é uma narrativa, na qual se usa a linguagem simbólica, e que busca retratar e descrever a origem e suposições de alguma cultura, explicar a criação do mundo, do universo, ou qualquer assunto de difícil explicação.

9 Origem segundo a mitologia
Segundo a mitologia grega, Zeus, pai dos deuses, cansou-se da maldade humana e resolveu destruir tudo com uma inundação. Apenas Deucalião (o mais justo dos homens) e Pirra (a mais bondosa das mulheres) escaparam usando um barco. Depois da inundação, o casal consultou um oráculo, que lhes disse para atirar para trás os “ossos da sua mãe”.

10 Assim, as pedras lançadas por Deucalião originaram os homens; e as lançadas por Pirra, as mulheres.

11 A Hélade e os helenos De acordo com a lenda, os gregos descendem de Heleno, um dos filhos de Deucalião. Por isso a Grécia era chamada de Hélade e os gregos se chamavam helenos.

12 A história da Grécia está dividida em cincos períodos, denominados:
Formação do povo grego Civilização Grega Período Pré-Homérico Período Homérico Período Arcaico Período Clássico Período Helenístico Civilização cretense Civilização micênica ± 1200 a ± 800 a.C. ± 800 a ± 510 a.C. ± 510 a ± 338 a.C. ± 338 a ± 146 a.C. ±2000 a ± 1200 a.C.

13 Primórdios da civilização helênica
Civilização minoica.

14 Antes da chegada dos povos indo-europeus à região da Grécia, Creta, a maior ilha Grega do Mar Egeu, já era habitada. Nela se desenvolveu uma brilhante civilização, denominada cretense, minoica ou egeia, que ficou conhecida pela dominação que exerceu no Mar Mediterrâneo.

15 Algumas características
Manipulavam ouro, bronze e prata. Desenvolveram um tipo de escrita para o comércio. Sociedade matriarcal (mater = mãe). Os chefes das cidades cretenses chamavam-se minos, por isso minoica. O gigantesco complexo de corredores do Palácio de Cnossos deu origem a Lenda do Minotauro.

16 Para casa... Pesquisar sobre a Lenda do Minotauro.
(Entregar a pesquisa em folha a parte com nome, número e série – mínimo de uma página de texto e outra de imagens).

17 http://www.youtube.com/watch?v=zZRXvFOMMk0 Grécia Antiga (Parte 1)
Para terminar... Grécia Antiga (Parte 1)

18 FIM SOUZA, Ari Herculano de (Org.). História Interativa 6. Curitiba: Pearson Education do Brasil, p


Carregar ppt "Prof. Everton da Silva Correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google