A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES Antonio Carlos Laet

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES Antonio Carlos Laet"— Transcrição da apresentação:

1 TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES Antonio Carlos Laet
USA x Brasil TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES Antonio Carlos Laet

2 O Futuro da Green Cleaning
As empresas vão preferir comprar produtos e serviços “verdes” de fornecedores “verdes”.

3 - Definição: Produtos e Serviços que reduzem o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas quando comparados com os produtos e serviços similares utilizados para a mesma finalidade. Introdução da Executive Order por Al Gore em 14 de Setembro, 1998.

4 Porque Green Cleaning? Porque limpa, protege a nossa saúde e a do meio ambiente. Green Cleaning é mais do que simplesmente trocar para um produto de limpeza “light”. É um “approach” holístico de limpeza.

5 O que mais. Green Cleaning é uma jornada. Melhorias contínuas
O que mais? Green Cleaning é uma jornada Melhorias contínuas Do foco em aparência, para o foco em cima da saúde das pessoas e do meio ambiente.

6 Sustentabilidade É a capacidade de atender as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

7 Triplo Impacto Social (educação ambiental, recrutamento e retenção)
Meio Ambiente (produtos, acessórios, papel, equipamentos menos agressivos) Economia (água, energia, produtividade, redução de turn over)

8 5 Passos: Mude para produtos de limpeza “verdes”.
Adicione equipamentos e acessórios “verdes”. Adote processos “verdes”. Utilize papel e plástico reciclados. Divida a responsabilidade (envolvimento de todos).

9 Green Cleaning X LEED Certificado LEED – Leadership in Energy and Environmental Design Quem fornece? Green Building Council Ações: energia, água, materiais ecologicamente corretos, coleta seletiva, green cleaning, CIP, jardinagem, etc.

10 LEED & Green Building Council do Brasil
Green Building Council do Brasil- organização sem fins lucrativos. Missão: construção de edifícios que possuem baixo impacto ambiental, condições salutares e gerem maior retorno econômico.

11 LEED & Green Building Council
EUA BRASIL Certificados 5.000 4 Projetos em avaliação 12.000 50

12 26% Verde Prata Ouro Platina 40 - 49 Pontos 50 - 59 Pontos
Max 12 Pts Max 10 Pts Max 30 Pts Max 14 Pts Max 19 Pts Max 7 Pts Locais Sustentáveis Eficiência da Água Energia & Atmosfera Materiais & Recursos Qualidade do Amb. Interno Inovações em Operações Gestão de Exteriores Auditoria do Fluxo de Lixo Gestão de Res. Sólidos Produtos de Limpeza Sistema de Entradas Política de Limpeza Indoor IPM Equipamentos de Limpeza Planejamento (Prerequisito) Eficiência da Equipe 1Pt 1Pt 1Pt 1Pt 1Pt Jardinagem Compra de Bens Duráveis 1Pt ½ Pt Verde Prata Ouro Platina Pontos Pontos Pontos 80 – 92 Pontos LEED-EB V 2009 10.5 Total Points 1Pt 1Pt 26% 1Pt 1Pt

13 $ - EUA A Evolução Americana
Orgãos do governo: Federal, depois Estadual Escolas Hospitais Prédios Países: USA, Canadá Estados: Califórnia, Ontário Cidades: Santa Mônica, NY e Chicago. $

14 História - Certificadores
Brasil Green Building Council Brasil Instituto Bio Dinâmico Energy Star Forest Stewardship Council Brasil (FSC) EUA Green Seal Green Building Council (GBC) Organic Trade Association (OTA) Ecologo Design for the Environment (DfE) Forest Stewardship Council (FSC) Greenguard

15 Evolução Americana Green Seal
- EUA Evolução Americana Green Seal 1°- Fabricantes de produtos de limpeza - todos 2°- Máquinas e Acessórios - muitos 3°- Prestadoras de Serviços de Limpeza – GS42

16 Evolução Americana $ - EUA
Existem leis específicas para Green Cleaning em: 35 Estados 400 cidades $

17 Tendências - EUA Certificados LEED
Green Cleaning, economia de energia, economia de água etc… Day Cleaning – limpeza diurna cresce (economia de custo de mão de obra e de energia) Conscientização geral – (Whole Foods/propaganda na TV). Investimento no desenvolvimento de produtos, equipamentos e acessórios Green Cleaning está em ebulição:número crescente de fabricantes, distribuidores e prestadores de serviços oferecendo o approach verde.

18 Tendências e Desafios $ - EUA
“Green” se tornou valor esperado em vez de valor agregado. Qual o futuro da green cleaning? As empresas vão preferir comprar produtos e serviços “verdes” de fornecedores “verdes”. Toda a cadeia de suprimento “verde”. $

19 Histórico no Brasil - Brasil
FABRICANTES: Primeiros movimentos ,equipamentos,acessórios, papéis e na área de produtos, com matérias primas de origem vegetal e/ou com menor impacto ambiental, assim como produtos de limpeza a base de biotecnologia; Alguns distribuidores oferecendo pacotes de limpeza e higiene com o apelo “green”; Algumas poucas empresas prestadoras de serviço já percebem que o apelo de Green Cleaning pode ser um diferencial para o segmento “verde” de contratantes. ABN, Pão de Açúcar, WalMart, Natura, Hospitais, Prédios Verdes etc…

20 Porque o mercado vai mudar?
Walmart - Faturamento de 400 bilhões em 2008. Maior que o PIB de muitos países fornecedores. Em 5 anos vai exigir selo verde.

21 - Brasil Tendências Conscientização Mega Empresas ISO-14001
Gerente de Sustentabilidade Diretor de sustentabilidade

22 Iniciando Produtos, Equipamentos, Papel, Acessórios “verdes”
Gráfico Tendências Futuro EUA Cadeia Verde BRASIL Green Cleaning LEED Iniciando Produtos, Equipamentos, Papel, Acessórios “verdes” $

23 (Fabricantes, Distribuidores e Prestadores de Serviço)
Como Começar? 1º Segmentando. Quais segmentos? Realmente sensíveis à causa? Marqueteiros? Não se interessam? 2º Desenvolver um projeto/ pacote “verde” e oferecê-lo aos segmentos que dão valor a ele.

24 Empresas que possuem limpeza própria Como Começar? 1º Passo: Desenvolver uma auditoria geral em termos de produtos, equipamento, acessórios, papel e sacos de lixo, armazenagem, reciclagem, treinamento e etc. 2º Passo:Iniciar paulatinamente o “esverdeamento” da limpeza em geral.

25 O Futuro da Green Cleaning
- Planeta O Futuro da Green Cleaning As empresas vão preferir comprar produtos e serviços verdes de fornecedores verdes. (cadeia sustentável) $

26 Fornecedor “Verde” (fabricantes, distribuidores, prestadores de serviços) Usar produtos e processos verdes Ter seus prédios e operações verdes Possuir um frota verde Desenvolver sua pegada ecológica Neutralizar esta emissão de gases de efeito estufa através de ações ambientais.

27 Referências www.greencleaningnetwork.org www.greenseal.com
Livro: Green Cleaning for Dummies Livro: Green for Gold Livro: The Quick and Easy Guide to Green Cleaning in Schools

28 Quem não se tornar “verde” vai ficar no “vermelho”.
Tendência Quem não se tornar “verde” vai ficar no “vermelho”.


Carregar ppt "TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES Antonio Carlos Laet"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google