A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No início da década de 90 foi observada uma forte correlação entre a presença da variante 4 do gene da Apolipoproteína E (APOE) e a Doença de Alzheimer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No início da década de 90 foi observada uma forte correlação entre a presença da variante 4 do gene da Apolipoproteína E (APOE) e a Doença de Alzheimer."— Transcrição da apresentação:

1 No início da década de 90 foi observada uma forte correlação entre a presença da variante 4 do gene da Apolipoproteína E (APOE) e a Doença de Alzheimer (Aperte a barra de espaços para continuar a apresentação)

2 Alelo 4 de APOE 24-31% da população normal apresenta o alelo 4
34-65% dos pacientes com DA apresentam o alelo 4 Risco de desenvolver DA até os 85 anos: 4/ 4 55% 3/ 4 27% 3/ 3 9%

3 A genotipagem de APOE é útil para o diagnóstico de predisposição genética para a Doença de Alzheimer na população?

4 Em 1995 foi publicada no Jornal da Associação Médica Americana uma resolução da Sociedade Americana de Genética Humana e do Colégio Americano de Genética Médica recomendando que o teste da variante 4 de ApoE não devia ser usado para o diagnóstico de predisposição genética para a Doença de Alzheimer porque a mesma desenvolve-se na ausência de APOE 4 e porque muitos pacientes com APOE 4 escapam à doença. Além disso, não havia nenhum medicamento ou medida preventiva que pudesse evitar o aparecimento da doença em indivíduos nos quais fosse identificada uma predisposição.

5 Desde 1995, ocorreram... Avanços importantes no entendimento dos processos pelos quais se desenvolve a Doença de Alzheimer, e Novas perspectivas de prevenção farmacológica da doença de Alzheimer

6 Novas Medidas Preventivas na Doença de Alzheimer
Medicamentos anti-inflamatórios, especialmente o Ibuprofeno. Medicamentos para abaixar os níveis de colesterol sanguíneo (Estatinas) Dietas ricas e/ou suplementadas com ácidos graxos poli-insaturados (óleo de peixe, óleo de linhaça, óleo de prímula) Suplementação da dieta com Vitamina E (400 UI/dia) e Vitamina C (500 mg/dia)

7 Tendo em vista a disponibilidade destas medidas preventivas, somos da opinião que o teste genético da variante 4 de ApoE deve ser oferecido à população mediante pedido e supervisão de um médico.

8 Mais informações pelo telefone:
Os exames de genotipagem de ApoE já estão disponíveis no GENE mediante pedido médico Material necessário: Células da mucosa bucal (entre em contato com o GENE para receber um kit de coleta indolor e rápida com pequenas escovas) ou 1 ml de sangue em tubo de EDTA (Vacutainer tampa roxa). Não é necessário jejum. Preço: R$ 190,00 Mais informações pelo telefone:

9 FIM


Carregar ppt "No início da década de 90 foi observada uma forte correlação entre a presença da variante 4 do gene da Apolipoproteína E (APOE) e a Doença de Alzheimer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google