A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line"— Transcrição da apresentação:

1 Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
EVELISE MARIA LABATUT PORTILHO PATRICIA LUPION TORRES

2 A ABERTURA PARA EAD NA PUCPR
Portaria 2253/01 OUTUBRO DE 2001  permição para as IES para introduzir na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem método não presencial.

3 EUREKA Ambiente virtual da PUCPR para apoio das atividades acadêmicas presencias. 1999  o EUREKA se encontra consolidado, com projetos e experiências de implantação em diversos programas de graduação e pós-graduação: 50 salas abertas e aproximadamente 1000 usuários. 2000  usuários 2001  usuários e 600 classes abertas

4 PROJETO MATICE OBJETIVO  desenvolver uma metodologia de ensino alternativa baseada no acompanhamento do uso de um ambiente de aprendizagem colaborativo via web (EUREKA). JULHO/2002  início do MATICE - Metodologias de Aprendizagem via Tecnologias de Informação e Comunicação Educativas. PROFESSORES convidados: usuários do EUREKA, participantes do projeto pedagógico da PUCPR. HOJE  usuários.

5 CONCEITOS O que hoje eu sei fazer? (Habilidades)
O que utilizo para dar conta de fazer o que sei? (Estratégias) Como eu gosto de fazer e/ou aprender? (Estilos)

6 ESTILOS DE APRENDIZAGEM
“Traços cognitivos, afetivos e fisiológicos que servem de indicadores relativamente estáveis de como as pessoas percebem, interagem e respondem a seus ambientes de aprendizagem (Alonso, 1994)”.

7 ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Honey (LSQ); Alonso (C.H.A.E.A) e Portilho (Q.H.A.E.A.) Estilo Ativo Estilo Reflexivo Estilo Teórico Estilo Pragmático O ideal seria desenvolver, de maneira semelhante, todos os estilos, mas o fato é que as pessoas são mais capazes de realizar certas coisas em lugar de outras.

8 CONCLUSÕES APONTADAS POR CATALINA ALONSO
Foram detectadas correlações significativas entre ambientes de aprendizagem e os E.A. e entre os métodos de ensino e os E.A.; Os profissionais de diferentes especialidades apresentam E.A. diferentes dos E.A. dos universitários que se preparam para estas profissões; A teoria dos E.A. confirma a diversidade entre alunos e a necessidade de uma revisão dos Estilos de Ensinar dos docentes; Os docentes devem ajudar os alunos a flexibilizar seus E.A. para que possam aprender de diferentes formas.

9 METODOLOGIA Instrumentos: Q.H.A.E.A. e um questionário com perguntas abertas para verificar a implementação do projeto MATICE sobre a ótica docente. Professores participantes: 24 de graduação da PUCPR, envolvidos no projeto MATICE.

10 RELATOS DOCENTES A maior dificultade para a implantação da proposta foi a resistência dos alunos a mudanças e a pouca maturidade; Desvantagens: a proposta é trabalhosa e exige do professor uma maior dedicação; No programa de aprendizagem: não relataram a presença de atividades colaborativas;

11 Vantagens do MATICE sobre a proposta tradicional:
“a possibilidade de dedicar-se a atividades com exercícios, laboratórios, com a diminuição substancial de aulas expositivas”; “ Flexibilidade de tempo e espaço”; “ Co-responsabilidade e autonomia”; “ Permite ao aluno determinar seu ritmo de aprendizagem”; “O aluno tem mais chance de aprender pois corre atrás do conteudo”.

12 RELATOS DOCENTES Ao responder a questão sobre colaboração: afirmam que seguiram os princípios de A.C., mas ou não descrevem como fizeram ou descrevem atividades em grupo não colaborativas; relatam que dedicaram 6 horas semanais para o trabalho on line e presencialmente 30% do tempo do P.A.; Utilizaram material complementar: da WEB, multimedia ou texto; Todos declararam que houve uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.

13 CONCLUSÕES IDADE: os professores com menor idade média apresentaram forte relação com o estilo ativo , são mais criativos,ousados, animados , espontaneos. Os resultados indicam que a mudança é melhor aceita por aqueles que são mais jovens; Estilo de Aprendizagem: reflexivo, mas apresentam uma forte tendência para as características do estilo ativo;

14 CONCLUSÕES Papéis: a proposta parece adequada para a educação superior, mas necessita mudar os papéis desempenhados por alunos e professores. NTICs: o uso ainda é restrito a condutas relacionadas a um paradigma mais tradicional de ensino;

15 RECOMENDAÇÕES A experiência do MATICE se revela como uma possibilidade para o avanço da educação virtual na PUCPR, mesmo considerando as limitações desta pesquisa. Se recomenda ainda especial empenho na formação dos professores que irão trabalhar com programas de aprendizagem “maticiados”, observando as metodologias utilizadas e os diferentes estilos de aprendizagem.


Carregar ppt "Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google