A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto verbal, não verbal e sincrético

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto verbal, não verbal e sincrético"— Transcrição da apresentação:

1 Texto verbal, não verbal e sincrético

2 Texto Texto, em sentido lato, designa toda e qualquer manifestação da capacidade textual do ser humano ( quer se trate de um poema, quer de uma música, uma pintura, um filme, uma escultura, etc.), isto é, qualquer tipo de comunicação idealizada através de um sistema de signos.

3 Signos visuais são componentes básicos dos códigos, que possibilitam a expressão de uma ideia substituindo determinados objetos. Ícone: signo que apresenta relação de semelhança com o objeto a que se refere. São ícones a fotografia, o diagrama, a planta de uma casa, etc.

4 Índice: signo que mantém uma relação natural causal, ou de continuidade física, com o objeto a que se refere. Símbolo: signo que fundamenta numa convenção social e que, por isso, mantém uma relação convencional com o objeto a que se refere. Exemplos: a pomba branca representa a paz, a cor vermelha representa perigo.

5 LINGUAGEM VERBAL: Aquela que utiliza a língua (falada ou escrita) LINGUAGEM NÃO VERBAL: Aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra. LINGUAGEM SINCRÉTICA ou MISTA: Aquela que utiliza tanto a língua falada quanto outros códigos para a comunicação.

6

7 1- Que tipo de linguagem é empregada numa carta enigmática?
2- A carta enigmática trabalha com um código secreto? Justifique. 3- Que tipo de signos são empregados na carta para a representação das ideias?


Carregar ppt "Texto verbal, não verbal e sincrético"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google