A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O importante papel da Universidade (e de seus alunos) na inovação brasileira Antonio Alberto Ribeiro Fernandes Diretor do Instituto de Inovação Tecnológica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O importante papel da Universidade (e de seus alunos) na inovação brasileira Antonio Alberto Ribeiro Fernandes Diretor do Instituto de Inovação Tecnológica."— Transcrição da apresentação:

1 O importante papel da Universidade (e de seus alunos) na inovação brasileira Antonio Alberto Ribeiro Fernandes Diretor do Instituto de Inovação Tecnológica Universidade Federal do Espírito Santo

2

3

4 Prêmio Nobel de Química em 1908
“A ciência está destinada a desempenhar um papel cada vez mais preponderante na produção industrial. E as nações que deixarem de entender essa lição hão inevitavelmente de ser relegadas à posição de nações escravas: cortadoras de lenha e carregadoras de água para os povos mais esclarecidos” . Lord Rutherford Prêmio Nobel de Química em 1908 1 Lord Rutherford, citado no documento “Ciência e Pesquisa – contribuição de homens do laboratório e da cátedra à Magna Assembleia Constituinte de São Paulo”, de 1947, que deu origem à Fapesp. In.: V. S. Motoyama, A.I. Hamburguer e M. Nagamini, “Para uma História da Fapesp – Marcos Documentais”, p. 26 (Fapesp, São Paulo, 1999).

5

6 O Brasil tem feito investimentos no campo da pesquisa
O Brasil tem feito investimentos no campo da pesquisa. Desde 1990, triplicou o número de cientistas nas instituições de pesquisa. Multiplicou-se o total de novos doutores formados anualmente no país.

7 45% da produção científica da América Latina é Brasileira

8 Por que o Brasil não supera seus vários déficits comerciais, se tem um produção científica destacada?

9 Cerca de 80% dos pesquisadores brasileiros trabalham em instituições de pesquisa, ao contrário dos sistemas de inovação mais amadurecidos, nos quais a maioria dos pesquisadores trabalha diretamente no setor produtivo, gerando desenvolvimento tecnológico prático. Gerando inovação.

10 Cenário da pesquisa no Brasil
Pesquisa científica estar concentrada nas instituições públicas de ensino; Pesquisa básica versus pesquisa aplicada; Pesquisas não vislumbram o mercado; Linguagens distintas entre pesquisadores e empresários brasileiros.

11 Cenário da pesquisa na UFES
GRUPOS DE PESQUISAS: 1250 PATENTES DEPOSITADAS: 12 PATENTES TRANSFERIDAS PARA O SETOR EMPRESARIAL: ZERO ARTIGOS INDEXADOS AO WEB OF SCIENCE: 532

12 O GRANDE VALE Universidade Mercado

13 SOLUÇÃO INCLUSÃO DA CULTURA DE INOVAÇÃO E DA PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO BÁSICO PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DE ATIVIDADES MÃOS À OBRA Os alunos chegam a Universidade totalmente desprovidos destes conceitos

14

15

16 Como transformar os CONHECIMENTOS em NEGÓCIOS?????

17 INOVAÇÃO

18 Aplicação prática à uma descoberta ou invenção.
Conceito Aplicação prática à uma descoberta ou invenção.

19 IDEIAS – pouco valor!??? Requerem desenvolvimento, pesquisas e transformação em produtos, processos ou serviços inovadores Geração de uma propriedade intelectual de relevância para o mercado RIQUEZA!!!

20 % do capital de empresas referente a Ativos Intangíveis
IBM - 89% do seu valor patrimonial COCA-COLA - 95% do seu valor patrimonial KELLOGS - 94% do seu valor patrimonial AMERICAN EXPRESS - 81% do seu valor patrimonial Na MICROSOFT o valor dos ativos intangíveis é 12 vezes maior do que o dos ativos tangíveis.

21 Conclusão Inegável necessidade de se valorar e proteger as obras do espírito humano, principalmente em face de um potencial retorno econômico para o seu criador e para a sociedade.


Carregar ppt "O importante papel da Universidade (e de seus alunos) na inovação brasileira Antonio Alberto Ribeiro Fernandes Diretor do Instituto de Inovação Tecnológica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google