A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Brasileira de Educação e Cultura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Brasileira de Educação e Cultura"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
FABEC Brasil Faculdade Brasileira de Educação e Cultura ENADE 2012

2 Sinaes visa assegurar processo nacional de avaliação:
das IES; dos cursos de graduação; do desempenho acadêmico dos estudantes (Enade).

3 Regulamentação PORTARIA MEC Nº. 2.051, DE 9 DE JULHO DE 2004
 Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei nº , de 14 de abril de 2004. [arts. 23 a 30 - Enade] PORTARIA INEP Nº. 107, de 22 DE JULHO DE 2004 Define os critérios e procedimentos técnicos para a aplicação do Enade. PORTARIA NORMATIVA Nº. 6, DE 14 DE MARÇO DE 2012 Determina as áreas e os cursos superiores que serão avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no ano de 2012 e dá outras providências.

4 O SINAES promove a avaliação de
Instituições Estudantes CURSOS

5 O que é ENADE? O ENADE é um instrumento destinado a avaliar o desempenho dos estudantes com relação: aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação; ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e ao nível de atualização com referência à realidade brasileira e mundial.

6 Objetivos do ENADE Contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes; Aferir o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso; Possibilitar aos cursos o acompanhamento dos resultados de suas ações pedagógicas; Avaliar comparativamente a formação oferecida pelas IES aos estudantes das respectivas áreas avaliadas.

7 Panorama da Educação Superior (Censo da Educação Superior -2010)
2.377 Instituições de Educação Superior IES (11,7% - públicas) matrículas (25,8% em IES públicas; 14,6% EAD) cursos de graduação (31,3% em IES públicas) Fonte: Resumo Técnico- Censo 2009/Censo da Educação Superior/MEC/INEP/DEED 2010 278 IES públicas 2.099 IES privadas

8 Instâncias de Avaliação
MEC CONAES INEP CTAA SERES CNE CNS OAB CONFEA Outros.... 8

9 Conceito ENADE Calculado para o curso da IES, localizada em um município, considerada uma área de avaliação. A nota do curso inclui o desempenho dos alunos nas provas de formação geral e componente específico. 9

10 CURSOS AVALIADOS ENADE 2012 Prova – 25 novembro CURSOS (CENSO 2010)
Administração Ciências Contábeis Econômicas Comunicação Social Design Direito Psicologia Turismo Secretariado Executivo Relações Internacionais CST em Gestão Comercial CST em Gestão em Recursos Humanos CST em Gestão Financeira CST em Logística CST em Marketing CST em Processos Gerenciais ENADE 2012 Prova – 25 novembro CURSOS (CENSO 2010) CONCLUINTES ESTIMATIVA 2012 8.879 mil

11 PARTICIPANTES O ENADE é componente curricular obrigatório;
Estão habilitados a participar do ENADE 2012 estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso a ser avaliado até julho de 2013, que tenham completado mais de 80% da carga horária do curso até o período final de inscrição; e irregulares junto ao Enade de anos anteriores

12 Banco Nacional de Itens da Educação Superior - BNI
A constituição do modelo do Banco Nacional de Itens conta com a participação de docentes universitários de todo o País, promovendo o aumento da participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação da educação superior.

13 Banco Nacional de Itens da Educação Superior - BNI
O BNI tem por objetivo armazenar itens de qualidade técnica que permitam a montagem de instrumentos de avaliação capazes de estimar com maior precisão: o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para os diferentes perfis profissionais e a proficiência dos estudantes com relação aos respectivos conteúdos de seus cursos de graduação.

14 Enade – Instrumentos de Avaliação e Questionários aplicados
Prova 10 questões de Formação Geral – 8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas; 30 questões do Componente Específico da área avaliada – 27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas; Questionário de percepção sobre a prova.

15 Enade – Instrumentos de Avaliação e questionários aplicados
Questionário do Estudante Busca levantar, junto aos estudantes, informações socioeconômicas e acadêmicas (preenchimento via Internet) Questionário destinado ao Coordenador Busca reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso (coletado nos quinze dias subsequentes à prova via Internet).

16 Formato da Prova Explora níveis diversificados de habilidades e saberes em cada questão; Elabora estudo de caso, questões abertas, situações-problema, contextualizadas; Propicia respostas por meio: questões discursivas e objetivas de múltipla escolha com alternativas A, B, C, D, e E. Todas as questões são problematizadoras.

17 Exemplos de questões: objetiva

18 Exemplos de questões: discursiva

19 Diretrizes da prova de formação geral
I. Arte e cultura; II. Avanços tecnológicos; III. Ciência, tecnologia e inovação; IV. Democracia, ética e cidadania; V. Ecologia/biodiversidade; VI. Globalização e geopolítica; VII. Políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável;

20 Diretrizes da prova de formação geral
VIII. Relações de trabalho; IX. Responsabilidade social: setor público, privado, terceiro setor; X. Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão/exclusão, relações de gênero; XI. Tecnologias de Informação e Comunicação; XII. Vida urbana e rural; XIII. Violência.

21 Conceitos Conceito ENADE = Conceito padronizado de 1 a 5 atribuído a partir das médias das provas. O IDD índice é a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso. O IDD conceito é uma transformação do IDD Índice, de forma que ele seja apresentado em cinco categorias (1 a 5) sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível no IDD Conceito do Curso: Conceito de 1 a 5 que será atribuído ao curso após avaliação in loco por comissão avaliadora do INEP. O curso de Letras já tem o conceito 03 na avaliação do MEC.

22 Enade – Principais Relatórios
Relatórios de IES Traz informações detalhadas acerca do desempenho geral dos cursos avaliados de uma IES. Relatórios de Curso Apresenta informações detalhadas sobre o desempenho dos estudantes na prova e resultados do questionário de impressões sobre a prova e do questionário do estudante (QE).

23 Enade – Principais Relatórios
Relatórios-Síntese de Área Apresenta resumidamente os resultados nacionais ENADE em cada área avaliada no Exame. Boletim de Desempenho do Estudante Apresenta a nota detalhada obtida pelo estudante e quadros comparativos de seu desempenho. Relatório de regularidade junto ao ENADE (presença) Apresenta os estudantes em situação regular junto ao ENADE.

24 Ações da FABEC Brasil Acompanhamento das inscrições;
Divulgação no site da FABEC dos inscritos; Sensibilização geral dos estudantes no intuito de deixá-los informados a respeito de todo o processo; Realização de aulas, com estudo de provas e gabaritos de exames anteriores do ENADE, no período normal do curso; Ciclo de palestras e dinâmicas com temas relacionados ao ENADE 2012; Acompanhamento no preenchimento do questionário do estudante (15/10 a 18/11).


Carregar ppt "Faculdade Brasileira de Educação e Cultura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google