Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDiogo Armao Alterado mais de 10 anos atrás
1
O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA
2
ONTEM Avaliação – era vista como uma forma de medir a quantidade de conhecimentos adquiridos.
3
HOJE Avaliação deve se preocupar em verificar o desenvolvimento de habilidades de pensamento que tornam o aluno capaz de se apropriar dos conhecimentos.
4
O processo de aprendizagem somente ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das habilidades do pensamento.
5
Habilidades do Pensamento
= Competências Cognitivas Processo Cognitivo
6
Operações de Pensamento
Observação Comparação Classificação Interpretação Argumentação Análise Síntese
7
Observação: Não se limita ao ato de ver ou de ouvir; existe a idéia de procurar, perceber, notar.
8
Comparação: Não se limita ao ato de igualar ou contrastar; ao comparar, apontam-se semelhanças e diferenças.
9
Classificação: Organizar informações – parte da observação e busca semelhanças e diferenças para classificar.
10
Conhecer / Compreender / Interpretar
Tirar conclusões Deduzir pelo raciocínio
11
Operações mentais mais complexas
Argumentar Analisar Sintetizar Operações mentais mais complexas
12
Conteúdo = Conhecimento
Um meio para desenvolver as competências e Habilidades Um fim em si mesmo
13
Se o desenvolvimento das habilidades de pensamento é tão necessário, é preciso que a avaliação também nos diga em que medida ele está sendo efetivado.
14
Plano de Avaliação do Desempenho
Componentes Foco da avaliação Critérios e padrões de julgamento Técnicas Instrumentos de medida e avaliação Procedimentos de coleta de dados Análise de resultados
15
Qual o foco da Avaliação da Aprendizagem?
“O desenvolvimento das habilidades do pensamento” Trabalhado como? - Currículos Escolares -
16
O que se entende por padrão de julgamento?
Padrões de Julgamento O que se entende por padrão de julgamento? E critérios
17
Padrão – Capacidade Demonstrada: Resolver todas as questões de...
Menção Pontos Interpretação Superior 9,0 a 10,0 Compreensão Média Superior 7,0 a 9,0 Classificação Média 5,0 a 7,0 Comparação Média Inferior 3,0 a 5,0 Observação Inferior 1,0 a 3,0
18
FOCO PADRÃO CRITÉRIOS CAPACIDADE DEMONSTRADA DE RESOLVER AS QUESTÕES
HABILIDADES DO PENSAMENTO CAPACIDADE DEMONSTRADA DE RESOLVER AS QUESTÕES Interpretação Compreensão Classificação Comparação Observação
19
Medida e Avaliação MEDIR: Determinando a quantidade, o quanto o aluno domina. AVALIAR: Atribuir valor, qualidade
20
Instrumentos São os recursos utilizados. Quaisquer que sejam deverão oportunizar a análise de resultado.
21
Como construir um Instrumento de Avaliação?
22
Análise de resultados
23
Recuperação A recuperação se fundamenta na análise de resultados.
Se organiza no planejamento.
24
ANÁLISE DOS RESULTADOS
OBSERVAÇÃO Possibilidades Dificuldades ?
25
Os slides estão disponíveis em http://www.isel.edu.br/
na opção downloads, item palestras.
26
Não há certeza absoluta, só a de (re)começar sempre buscando na realidade as pistas sobre o melhor jeito de caminhar. Thiago de Mello Obrigada Vergínia Aparecida Mariani
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.