Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsabella Ramires Alterado mais de 10 anos atrás
1
“...Assim como é constitutivo do diagnóstico médico estar preocupado com a melhoria da saúde do cliente, também, é constitutivo da avaliação da aprendizagem estar atentamente preocupada com o crescimento do educando. Caso contrário, ela nunca será diagnóstico”. Luckesi (1990)
2
CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA
3
PRÁTICA PEDAGÓGICA TRADICIONAL
CONTEÚDO – fim em si mesmo PROFESSOR – autoridade AVALIAÇÃO – Punitiva excludente Medir - conhecimento
4
PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA
CONHECIMENTO – meio para desenvolver competência PROFESSOR – facilitador AVALIAÇÃO – Diagnóstica Promove a inclusão Planejamento
5
COMO OCORRE O PROCESSO DA APRENDIZAGEM?
6
COMO O ALUNO É CAPAZ DE SE APROPRIAR DOS CONHECIMENTOS?
7
O processo de aprendizagem somente ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das HABILIDADES DO PENSAMENTO.
8
HABILIDADES DO PENSAMENTO CAPACIDADE DE: 1. OBSERVAÇÃO 2. COMPARAÇÃO 3
HABILIDADES DO PENSAMENTO CAPACIDADE DE: 1. OBSERVAÇÃO 2. COMPARAÇÃO 3. CLASSIFICAÇÃO 4. INTERPRETAÇÃO 5. ANÁLISE 6. SÍNTESE 7. JULGAMENTO / AVALIAÇÃO
9
Observação: Não se limita ao ato de ver ou de ouvir; existe a idéia de procurar, perceber, notar.
10
Comparação: Não se limita ao ato de igualar ou contrastar; ao comparar, apontam-se semelhanças e diferenças.
11
Classificação: Organizar informações – parte da observação e busca semelhanças e diferenças para classificar.
12
Conhecer / Compreender / Interpretar
Tirar conclusões Deduzir pelo raciocínio
13
ANALISAR Dividir o todo em suas diferentes partes para melhor compreendê-las.
14
SÍNTESE RESUMIR E DESCREVER AS PARTES DO TODO
15
Se o desenvolvimento das habilidades de pensamento é tão necessário, é preciso que a avaliação também nos diga em que medida ele está sendo efetivado.
16
COMO AVALIAR ?
17
AVALIAÇÃO COMPONENTES DO PLANO FOCO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
CRITÉRIOS E PADRÕES DE JULGAMENTO TÉCNICAS E INSTRUMENTOS ANÁLISE E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO
18
1. QUAL O FOCO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM?
O QUE AVALIAR?
19
Qual o foco da Avaliação da Aprendizagem?
HABILIDADES DO PENSAMENTO
20
O que se entende por padrão de julgamento?
Padrões de Julgamento O que se entende por padrão de julgamento? E critérios?
21
Menção Pontos Interpretação Superior 9,0 a 10,0 Compreensão
Padrão – Capacidade Demonstrada: Resolver todas as questões de critérios Menção Pontos Interpretação Superior 9,0 a 10,0 Compreensão Média Superior 7,0 a 9,0 Classificação Média 5,0 a 7,0 Comparação Média Inferior 3,0 a 5,0 Observação Inferior 1,0 a 3,0
22
INSTRUMENTOS São os recursos utilizados. Quaisquer que sejam deverão oportunizar a análise de resultado.
23
Como construir um Instrumento de Avaliação?
24
Observação - Circule as palavras que não estão escritas com a letra Z
fantasia – azar – zebra – seboso – dúzia – rochosa
25
2. Complete com m ou n poMba – deNte – taMpa – caMpo – leNte - caNto
26
3. Dê o aumentativo de: Pé – Garrafa – Casa – Boneco -
27
Análise de resultados
28
ANÁLISE DOS RESULTADOS
OBSERVAÇÃO Possibilidades Dificuldades Acertar Acertar ½ resposta Errar ? Observar Compreender
29
Recuperação A recuperação se fundamenta na análise de resultados.
Se organiza no planejamento.
30
Os slides estão disponíveis em http://www.inesul.edu.br/
na opção downloads, item palestras.
31
Não há certeza absoluta, só a de (re)começar sempre buscando na realidade as pistas sobre o melhor jeito de caminhar. Thiago de Mello Obrigada Vergínia Aparecida Mariani
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.