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Regulamentação Profissional em Turismo

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Apresentação em tema: "Regulamentação Profissional em Turismo"— Transcrição da apresentação:

1 Regulamentação Profissional em Turismo
Carla Kitsuta Caroline Groot Giulianna Polettini Michelle Russo Tatiane Silva Tiago Colucio Donato Oliveira

2 Agenda Formação dos Profissionais de Turismo Áreas de Atuação
Regulamentação Profissional Perguntas e Respostas

3 Formação dos Profissionais em Turismo no Brasil
Expansão do Turismo no Brasil a partir dos anos 70 Criação do primeiro curso de Bacharelado em Turismo na Universidade Morumbi em 1971 Objetivo de preparar profissionais qualificados acabando com a improvisação, adaptação e repentinidade que existia no setor. Os primeiros cursos de Turismo no Brasil foram criados a partir da década de 70. Foram consequência da expansão do Turismo no Brasil e a consequente necessidade de mão de obra qualificada. O milagre economico, a euforia da modernizacao, pessoas buscando lazer, entretenimento e classe média buscando oportunidades de crescimento econômico e social nas novas profissoes. O primeiro curso de Turismo no Brasil foi criado pela Universidade Morumbi em O objetivo principal na criacao dos Cursos Superiores de Turismo era a preparacao de profissionais para atuar nas diferentes áreas de lazer, entretenimento, hotelaria, transportes. Áreas que estavam comecando e que se caracterizavam pela improvisação, adaptação de profissionais de diferentes áreas e qualidade limitada dos profissionais que atuavam no mercado aquela época. Principais dificuldades na formacao do Bacharel em Turismo nos primeiros anos: Não existiam docentes especializados Desconhecimento dos próprios alunos sobre os objetivos do curso e as áreas de atuação Inexistência de bibliografia nacional sobre o assunto, dificuldade de acesso a bibliografias estrangeiras Foco do currículo na parte humanística, ao invés de profissionalizante Falta de padronização dos cursos

4 Expansão dos Cursos de Turismo
Crise dos anos 80 impactou todos os cursos, causando redução no número de formandos. Expansão no número de cursos entre 1990 e 2005. A partir de 2005, fechamento de cursos Desenvolvimento de cursos de Pós-graduação ainda de forma tímida. Atualmente existem 9 cursos de Pós-Graduação em Turismo no Brasil Na década de 80, as dificuldades econômicas do país levaram à diminuição dos formandos em geral, impactando também os cursos de Turismo. Apenas na década de 90, com os Planos econômicos, em especial o Plano Real, a inflação foi controlada, a atividade econômica retomou seu crescimento, e com ela também a retomada da atividade turística e o reinício da expansão de cursos da área de Turismo e Hotelaria. Em 1990 o Governo Federal incentivou a criação de cursos superiores como parte da política educacional do Ministro da Educação Paulo Renato de Souza. Esta expansão se acentuou a partir de 2002 com a expansão das universidades e faculdades particulares e públicas. Numero de cursos de turismo cresceu cerca de duas vezes e meia a mais do que o segundo curso em expansão (Comunicação Social). Houve um inchaço no número de cursos, causando muitos problemas: Perda da qualidade Esvaziamento dos cursos Saturação do mercado Falta de qualificação do corpo docente Com relação à Pós-Graduação, a própria demanda por profissionais mais qualificados levou à criação de cursos de Pós-graduação na área de Turismo, porém de forma tímida. Em 2001 eram 5 cursos, em 2010, 11. Atualmente 9 cursos são avaliados pelo CAPES como tendo qualidade acima da nota mínima exigida. Mestrado em Turismo UCS (Caxias do Sul, RS)    Mestrado em Turismo (Profissionalizante) UnB (Brasília, DF)    Mestrado em Turismo UFRN (Natal, RN) Mestrado em Turismo e Hotelaria UNIVALI (Balneário Camburiú, SC) Mestrado em Administração e TurismoUNIVALI/UNINORTE (Manaus, AM) Mestrado em HospitalidadeUAM (São Paulo, SP) Mestrado em Lazer   UFMG (Belo Horizonte, MG) Doutorado em Administração e TurismoUNIVALI (Itajaí, SC) Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos (Profissionalizante)UECE (Foraleza, CE) Estão em extinção (não obtiveram nota mínima): Mestrado em Turismo e Meio Ambiente *UNA (Belo Horizonte, MG) Mestrado em Cultura e Turismo *UESC (Ilhéus, BA)

5 Formação Profissional: Teoria e Prática
Necessidade de equilibrar os cursos de Turismo entre Teoria e Prática Prática: Habilidades técnicas e gerenciais para atuar e desenvolver produtos e serviços turísticos Teoria: Pesquisa e desenvolvimento com foco no planejamento e responsabilidade dos profissionais. Busca da inovação. Segundo o livro “Curriculo e Formacao Profissional”: Os cursos de turismo deveriam levar em conta orientações gerais ligadas à realidade que vivemos: Sustentabilidade: ambiental, econômica e social Preocupação com Ciência e Tecnologia Igualdade social Diferenciação entre países e regiões: competição das diferentes localidades pelos turistas. Cada região deve conhecer seus pontos fortes e fracos e trabalha-los Competição pela qualidade, inclusive ambiental (selo verde) Utilização dos recursos Vantagem competitiva ligada à educação dos povos (Sociedade do Conhecimento) Papel da Tecnologia da Informação: como utilizar a tecnologia da informação para agregar valor ao turismo Envelhecimento e longevidade da população Busca por maior qualidade de vida Turismo é capaz de gerar empregos e renda O sistema de Educação em Turismo deve: Elevar a qualidade do ensino Promover a integração entre as entidades docentes e as empresas do setor turístico Estimular as instituições de ensino a aprimorar o nível acadêmico de seus currículos

6 Profissionais de Turismo
“Os verdadeiros Turismólogos (Bacharéis em Turismo), especialistas em Turismo ou os profissionais do trade turístico são aqueles que, a partir do momento em que abraçam o Turismo, como opção de vida profissional, jamais voltarão a ser turistas novamente.” (Adalto Félix de Godoi) - Quem sao os profissionais de Turismo - Apresentar as áreas de atuação (gastronomia, hotelaria, entretenimento e lazer, transportes, cultura, planejamento, gestão de empresas, gestão no setor públicos, meio a,biente - Falar o que e prestação de serviços - Profissional de turismo como um prestador de serviços

7 Áreas de Atuação do Profissional
Eventos Planejamento Turístico Turismo de Aventura Turismo Rural Agências de Viagens Hospitais Lazer Viagens Ecoturismo Hotéis Cultura Meio Ambiente Áreas de Atuação Eventos - uma das áreas de maior crescimento nos últimos anos; Lazer - com o aumento do tempo livre e poder aquisitivo, mais pessoas estão utilizando seu tempo livre para atividades lúdicas; Viagens - as pessoas estão viajando mais e melhor; Operadoras Turísticas - criando e montando roteiros e pacotes turísticos; Planejamento Turístico em cidades e em entidades privadas; Ecoturismo - com o crescimento da consciência ambiental, tem aumentado o número de visitantes e turistas que se interessam pela natureza; Turismo de Aventura - voltado para atividades turísticas mais radicais; Turismo Rural - um retorno ao modo de vida em fazendas, sítios e chácaras; Hotéis - uma das maiores áreas; Agências de Viagem - o balcão de vendas de produto turístico ao turista; Hospitais - Com uma estrutura forte hotelaria e eventos. Cultura – Estuda os Aspectos Culturais da população e busca uma maneira de não afetar tal estrutura com a chegada do turismo. Meio Ambiente – Observa os aspectos ambientais, e propõe alternativas para que com visitações e transição de turistas não se tenha a degradação do meio ambiente.

8 Prestação de Serviços Definição de Prestação de Serviços
Turismo e a Prestação de Serviços “Turismo é prestação de serviços, devemos passar a sensação para o cliente de que ao visitar a praia tão desejada no panfleto, seja melhor ainda na realidade, isto faz o produto final depender de um serviço de qualidade.” Prestação de serviços Um trabalho realizado a título de aluguel de mão-de-obra física ou intelectual (no Brasil utiliza- se o termo "prestação de serviços”) é uma exceção à regra geral onde a pessoa que realmente cria um trabalho é a autora legalmente reconhecida deste trabalho. De acordo com a lei de direitos autorais na maioria de países, se um trabalho "é realizado por terceiros", o empregador, não o empregado, é considerado o autor legal. Em alguns países também é conhecido como autoria incorporada. O empregador pode ser uma corporação ou um indivíduo. Em um produto tangível, é possível tocá-lo, e torna-se fácil poder avaliar a qualidade e quanto pode custar tudo aquilo que está diante dos olhos e do tato. O consumidor associa preço à qualidade. Na prestação de serviços, o cliente não pode tocá-lo ou ver o serviço que ele poderá usufruir. O que torna tangível ao consumidor e garante até certo ponto que a prestação de serviços será de qualidade, é a forma como é apresentado ao consumidor, por exemplo, a embalagem é importante nos serviços, são os cartões de visita, a recepção, o uniforme dos funcionários, as peças de publicidade. Na prestação de serviços cada vez mais, uma série de itens são analisados pelo consumidor que influenciam em sua decisão de compra, e o que pode garantir ao cliente uma garantia dos serviços que estará adquirindo é a “marca”. Podemos olhar, tocar e provar um produto para sentir suas qualidades, enquanto o serviço é invisível, portanto, é a marca que transmite a ele um sentido positivo. Turismo é prestação de serviços, serviço turístico ou comprar algo tangível só porque lhe permite ver e tocar e garantir a qualidade de determinado produto. O produto turístico  é vendido através das imagens das localidades, hotéis, resorts ,praias ou quaisquer que sejam os atrativos e  também através do  poder de persuasão de transmitir ao cliente a sensação de que ao visitar o local de desejo vivenciará realmente o que vê na imagem de um folheto turístico.

9 Desafios do Profissional de Turismo
Falta de Valorização do Profissional Pouco Reconhecimento da Sociedade Salários Baixos Poucas Escolhas de Formação Profissional Falta de valorização do mercado: O profissional de turismo sofre um sério problema de falta de valorização e reconhecimento no mercado. As pessoas acham que para se tornar um profissional da área basta viajar para vários lugares e se hospedar em hotéis, isso seria o bastante para estar qualificado como um profissional de Turismo. O mercado também passa por um péssimo reconhecimento, nas áreas de atuação, buscam não ir atrás de profissionais como turismologos, hoteleiros, profissionais em lazer, que acaba por optarem em contratar outros profissionais, assim a profissão de turismologo acaba passando por não ser reconhecida, isso influencia em não valorizar o salário que acaba sendo baixo em função da não profissionalização especifica para o emprego. Formação Profissional

10 Regulamentação Profissional
É o direito ao exercício profissional, são normas (leis, resoluções, portarias, instruções normativas) que regulam, determinam requisitos, procedimentos e/ou classificações em uma determinada profissão. O que e a regulamentacao profissional

11 Regulamentação Profissional no Brasil
A regulamentação de uma determinada profissão, é realizada por meio de lei, cuja iniciativa pode ser dos deputados federais e dos senadores, bem como do Presidente da República. A apreciação é feita pelo Congresso Nacional, e posterior sanção, pelo Presidente da República. Como ocorre a regulamentacao profissional no Brasil Regulamentação sem credenciamento

12 Projetos de Lei que Pretendem Regulamentar a Profissão
Agente de Turismo (1) PL 4.078/2008 – Autor Deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB/PB) Turismólogo (1) PL 6.906/2002 – Autor senador Moreira Mendes (PFL/RO)

13 A profissão de Turismólogo deve ser regulamentada ?
SIM Área de trabalho Garantia no mercado de trabalho Arrecadação de Contribuições (Receitas) NÂO Limitação em áreas de trabalho; Não haverá mudança na área profissional; Não será a causa para o aumento de profissionais qualificados; Certificação de competência profissional; Insuficiência para resolver todos os problemas da área; Sim: reserva de mercado Não: limitação das áreas de atuação, não vai mudar a questão da valorizacao profissional, não vai melhorar a questão do turismo como agente de destruição das localidades Existe turismologo regulamentado em outros paises? E necessario regulamentacao para o bom desenvolvimento do trabalho do turismologo?

14 A regulamentação é necessária para o bom desenvolvimento do trabalho do Turismólogo?
Não! Desempenho Profissional Qualidade na prestação de Serviços Alto nível de escolaridade e conhecimento Formação profissional de qualidade

15 Existe turismólogo regulamentado em outros países?
Não! Em nenhum país do mundo existe uma profissão de “turismólogo” ou similar regulamentada; Regulamentação de algumas atividades profissionais ligadas ao turismo; Rapidez e eficiência no sistema de proteção ao consumidor; Alto nível de consciência e ética profissional; Sistema educacional sólido.

16 Mensagem Final Principal desafio do profissional é a sua valorização pela sociedade e pelo mercado. Regulamentação deve ser feita pelos clientes através da avaliação da qualidade dos serviços prestados.

17 Perguntas e Respostas ? ? ? ? ?

18 Referências Regulamentação Profissional em Turismo
MATIAS, Marlene. Turismo Formação e Profissionalização São Paulo. p 3-21. SHIGUNOV A.N.,MACIEL,L.S.B. Currículo e Formação Profissional nos Cursos de Turismo Campinas. P91-103


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