A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem de Programação JAVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem de Programação JAVA"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem de Programação JAVA
Curso Técnico em Informática Modalida Integrado Instituto Federal do Sul de Minas, Câmpus Pouso Alegre Professora: Michelle Nery

2 Agenda JAVA Histórico Aplicações Pós e Contras Características
Conceitos em Gerais Tipos de Arquivos JAVA

3 Java Java é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Sun Microsystems. Modelada depois de C++, a linguagem Java foi projetada para ser pequena, simples e portável a todas as plataformas e sistemas operacionais, tanto o código fonte como os binários. Java é multiplataforma. Isto quer dizer que não é necessário usar um tipo especifico de computador, não importa se você usa Windows, Mac, ou Unix.

4 Linguagem de Programação JAVA - Conceito
Na Internet encontramos pequenas aplicações em Java(Applets), que são carregadas e executadas no browser do usuário. Esta característica causa muita expectativa em relação ao Java, pois espera-se que no futuro não precisaremos mais instalar aplicativos no computador. Basta estar conectado à Internet e acessar o programa desejado.

5 Linguagem de Programação JAVA - Histórico
Em 1991, na Sun Microsystems, em Mountain View - Califórnia, foi iniciado o Green Project, o berço do Java, uma linguagem de programação orientada a objetos. O objetivo do projeto não era a criação de uma nova linguagem de programação, mas antecipar e planejar. Os idealizadores do projeto acreditavam que em pouco tempo os aparelhos domésticos e os computadores teriam uma ligação.

6 Linguagem de Programação JAVA - Histórico
Primeira Tentativa A primeira invenção desta equipe foi o *7 (StarSeven). Um controle remoto com interface touchscreen. O aparelho tinha um “mascote” que ensinava o usuário a utilizar o controle. Este controle foi um antecessor da ideia de interação digital, que esta presente nos televisores digitais atualmente, infelizmente a tecnologia da época não estava preparada para tamanho avanço.

7 Linguagem de Programação JAVA - Histórico
Características do *7 (StarSeven): Sugestão Inicial: Linguagem de Programação C++

8 Linguagem de Programação JAVA - Histórico
Dificuldades: As linguagens de programação existentes não estavam sendo satisfatórias, inclusive C++.

9 Linguagem de Programação JAVA - Histórico
Quais eram as características necessárias então? Mínimo uso de memória Baixo custo Confiabilidade Compatibilidade

10 Linguagem de Programação JAVA - Histórico
Requisitos para a nova linguagem: Pequena Eficiente Facilmente portável Desenvolvimento de software para diferentes plataformas. Confiável Se o software embutido falhar, o fabricante terá que substituir todo o aparelho. Simples Donas de casa teriam que se adaptar sem transtornos aos novos aparelhos. Perspectiva de vida útil longa Toda vez que novos programas fossem desenvolvidos, os mesmos teriam que ter compatibilidade retroativa.

11 Linguagem de Programação JAVA - Histórico
Segunda Tentativa: James Gosling (Sun), um dos desenvolvedores do controle criou e nomeou a linguagem de programação de Oak, o nome de uma árvore para manipular o Star7. Linguagem denominada de OAK (precursora de Java) OAK significa CARVALHO em inglês

12 Linguagem de Programação JAVA - Histórico
Segunda Tentativa Projeto GREEN Propósito de testar um novo tipo de interface do usuário para controlar um ambiente doméstico (casa inteligente). Videocassete, TV, luzes, telefone, etc. *7 (Star Seven) Computador experimental portátil, tipo controle remoto, com interface gráfica e interativa. Nova linguagem de programação: OAK

13 Linguagem de Programação JAVA - Histórico
A Sun descobriu que o nome OAK já estava sendo usado. Decidem chamar esta nova linguagem de Java

14 Linguagem de Programação JAVA - Histórico
JAVA ( Just Another Vague Acronym) ?! NÃO. Inspiração na hora do cafezinho: Café da Ilha de Java

15 Linguagem de Programação JAVA - Histórico
Java é o nome de uma ilha do Pacífico, onde se produz uma certa variedade de café homônimo. A inspiração bateu à equipe de desenvolvimento ao saborear esse café em uma lanchonete local.

16 Linguagem de Programação JAVA - Histórico
1994: Criação do HotJava Navegador da Web que podia executar applets Java. Feito totalmente em Java. Java mostrou-se ideal para ser usada na Internet.

17 Linguagem de Programação JAVA - Histórico
1995: Netscape Navigator 2.0 suporta Java, ou então chamada applets. 1996: Lançamento oficial de Java 1.02 Download gratuito pela Internet ( Sun decide disponibilizar um conjunto de ferramentas de desenvolvimento Java (JDK) “gratuitamente” para a comunidade de software. 1997: Java toma conta da Internet Netscape, Internet Explorer, HotJava, ... Em 2002, desenvolvedores do mundo todo preferirão a linguagem Java à C/C++ e Visual Basic.

18 Linguagem de Programação JAVA - Aplicações
Serviços financeiros Home Banking, comércio seguro... Marketing e propaganda Loja interativa, animações, multimídia... Diversão e entretenimento Jogos multi-usuário, chat... Educação Ensino à distância, simulações interativas... Outros Astronomia (telescópios orbitais). Telefonia. Aparelhos eletroeletrônicos.

19 Linguagem de Programação JAVA - Prós
Escreva uma vez, execute em qualquer lugar. Escrever somente para a plataforma JAVA Suporte nos browsers da Web, TVs, PDAs e celulares. Segurança Não consegue ler ou gravar arquivos a partir do disco rígido, etc. A inexistência de ponteiros evita o acesso direto a memória Programação centrada em rede

20 Linguagem de Programação JAVA - Prós
Programas dinâmicos e extensíveis Código Java organizado em unidades modulares orientadas por objeto chamadas classes. Cada classe é armazenada em um arquivo separado e somente descarregadas para o interpretador Java quando necessárias. O código torna-se uma coleção interativa de componentes independentes de software. Internacionalização Linguagem de programação que suporta Unicode. Eficiência do programador e tempo de comercialização Conjunto de APIs (Application Programming Interface) poderoso e bem projetado.

21 Linguagem de Programação JAVA - Prós
Torna as páginas da Web mais interessantes Som, vídeo, animações, relógios, contadores Nova plataforma Pode-se criar uma grande variedade de aplicações.

22 Linguagem de Programação JAVA - Contras
Desempenho Eficiência (código interpretado: bytecode); Necessidade de uma máquina virtual; Por ser interpretada, torna-se mais lenta, não podendo ser comparada à velocidade de execução de código nativo.

23 Linguagem de Programação JAVA - Características
Características Importantes Portabilidade; Familiaridade (Similar ao C, C++); Distribuição (No caso de applets, os usuários sempre utilizarão o código mais recente); Segurança (Toda vez que um applet Java é transferido para o browser do usuário recebe um verificação de seu byte- code); Orientada a objetos.

24 Linguagem de Programação JAVA – Ferramentas para Desenvolvimento
A Sun, ao lançar a linguagem Java, pôs à disposição gratuitamente o pacote JDK - Java Developer's Kit, que inclui, entre outros: Javac - o compilador de arquivos .java para bytecodes .class; Java - a JVM específica para a plataforma; API – bibliotecas de funções; Appletviewer - visualizador de applets, sem a necessidade de execução das mesmas num browser

25 Linguagem de Programação JAVA – Ferramentas para Desenvolvimento
Applets são pequenos aplicativos escritos em Java que utilizam-se da JVM (Java Virtual Machine) do browser existente na máquina cliente para interpretar seu bytecode.

26 Linguagem de Programação JAVA – Ferramentas para Desenvolvimento
Máquina Virtual Java (do inglês Java Virtual Machine - JVM) é um programa que carrega e executa os aplicativos Java, convertendo os bytecodes em código executável de máquina. Graças à máquina virtual Java, os programas escritos em Java podem funcionar em qualquer plataforma de hardware e software que possua uma versão da JVM, tornando assim essas aplicações independentes da plataforma onde funcionam.

27 Linguagem de Programação JAVA – Ferramentas para Desenvolvimento
Application Programming Interface ou simplesmente API é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para utilização de suas funcionalidades. De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao usuário tradicional.

28 Java A portabilidade é obtida pelo fato da linguagem ser interpretada, ou seja, o compilador gera um código independente de máquina chamado byte-code. No momento da execução, este byte-code é interpretado por uma máquina virtual instalado na máquina. Para portar Java para uma arquitetura hadware/SO específica, basta instalar a máquina virtual (interpretador). O Bytecode é um tipo de linguagem interpretada, que passa pelo processo de compilação e, em seguida, é executada por uma máquina virtual, cuja sintaxe é similar a código de máquina.

29 Tipo de Arquivos JAVA

30 Lista de Exercícios Explique como um aplicativo feito em Java pode funcionar em qualquer outra arquitetura de Sistema Operacional. O que é e quando se deve usar? Applet Appletviewer

31 Lista de Exercícios Por que foi criado a linguagem de programação Java? Pesquise na internet quem foram os criadores da linguagem de programação Java. O que é JDK? Quais componentes que o integram? Conceitue Máquina Virtual Java. Cite 5 vantagens e 1 desvantagem de se utilizar o Java. Explique como funciona a compilação e a execução de um programa desenvolvido em Java.

32 Bibliografia Referências Básicas Referências Complementares
DEITEL, H; DEITEL, P. Java - Como Programar. 8. ed. Prentice Hall Brasil, 2010. LUCKOW, D. H. ; MELO, A. A. DE. Programação Java para a Web. Novatec, 2010. SIERRA, K. ; BATES, B. Use a Cabeça! – Java. 2. ed. Alta Books, 2007. Referências Complementares BARNES, D. Programação orientada a objetos com Java. 4. Ed. Prentice Hall Brasil, BAUER, C.; KING, G. Java Persistence com Hibernate. Ciência Moderna, 2007. CORNELL, G.; HORSTMANN, C.S. Core Java, V.1 - Fundamentos. 8. ed. Prentice Hall Brasil, 2009. HORSTMANN, C.; GEARY, D. M. Core Java Server Faces (em português). Starlin Alta Consult, 2007. ZIVIANI, N. Projeto de algoritmos com implementações em Java e C ++. Thomson Pioneira, 2006.

33 Regras Banheiro e tomar água é durante o intervalo.
Celular em sala de aula é proibido por lei. Acessórios como os fones de ouvido também são proibidos durante a aula. O horário de aula, ou seja, o tempo em sala de aula, está descrito no plano pedagógico do curso, portanto sair mais cedo ou chegar mais tarde, somente a critério do professor.


Carregar ppt "Linguagem de Programação JAVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google