A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Educação Nutricional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Educação Nutricional"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Educação Nutricional
Espaço Materno

2 Alimentação Infantil A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. A infância é o período em que os hábitos alimentares estão sendo formados. Vários fatores são considerados: o comer sozinha, o preferir os alimentos, o experimentar cores e sabores.

3 Alimentação Infantil A alimentação inadequada no período escolar, pode resultar em: dificuldades no aprendizado e concentração, carências nutricionais específicas, Disfunções metabólicas: desenvolvimento de diabetes tipo II, hipertensão e colesterol elevado. Decorrente do excesso: aumento da gordura corporal - sobrepeso e obesidade

4 Assessoria Nutricional
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde. É nesse ambiente que o momento da refeição é também de educação, onde se estimula o despertar sensorial e a socialização da criança e a formação de hábitos saudáveis.

5 Assessoria Nutricional
Projeto iniciado em 2012 – parceria da Nutrir – Espaço Materno/Pé de Moleque Participação de palestras com orientações para os pais e responsáveis; Participação com os alunos e professores no desenvolvimento de oficinas culinárias; Realizado treinamento com os auxiliares e professores.

6 Projeto Educação Nutricional
Objetivos Conscientização ; Preocupação com a nutrição e alimentação; Participação da escola e família na formação de hábitos alimentares saudáveis. 1° semestre/Enfoque pais e responsáveis Construção da cultura de alimentação; Informes técnicos mensais;

7 Projeto Educação Nutricional
2° semestre/Enfoque alunos: Construção da cultura de alimentação; Oficinas culinárias; Experimentação e conhecimentos de novos alimentos; Consolidação de hábitos saudáveis.

8 Oficina Culinária Apresentação de alimentos, sabores, texturas e cores. Reconhecimento dos alimentos usando os sentidos. Degustação e experimentação

9 Oficina Culinária

10 Participação na preparação:
Desperta o interesse!!

11 O que é importante na alimentação infantil?
Diversidade e variedade dos alimentos; Contexto positivo; Dar o exemplo!!

12 Alimentação Saudável

13 O que fazer ? Investir em alimentação saudável desde bebê,
Investir em alimentos diversos, de forma lenta e gradual, Alimentação espessa desde o início, em forma de purês e papas, Não adicionar sal e acúcar à comida das crianças menores que 1 ano,

14 O que fazer ? Oferecer os alimentos várias vezes. E não desistir!!
Para que um novo alimento seja aceito pela criança, é necessário em média, 8 a 15 repetições, em momentos diferentes. O que pode parecer rejeição aos novos alimentos é resultado do processo natural da criança em conhecer novos sabores e texturas, e da própria evolução da maturação dos reflexos da criança.

15 “NUTRIR envolve uma troca de afinidades”
O que fazer ? Integrar ao hábito alimentar da família. Envolver os pequenos nas atividades relacionadas à alimentação. Dar o exemplo!! “NUTRIR envolve uma troca de afinidades” (Fábio Lopez, pedriatra e nutrólogo)

16 Tatiana Miranda Nutricionista CRN9: 2186 Fone: (31) 3689-5108
Fone: (31)


Carregar ppt "Projeto de Educação Nutricional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google