A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapa da Inclusão Digital no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapa da Inclusão Digital no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Mapa da Inclusão Digital no Brasil
MID Mapa da Inclusão Digital no Brasil

2 O que é o MID? É uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para avaliar as iniciativas da inclusão digital no país por parte de agentes públicos e privados.

3 Objetivo Localizar os programas e seus respectivos pontos de inclusão digital (PIDs) existentes nos municípios brasileiros.

4 E o que é um PID? São locais dotados de computadores para acesso gratuito ou pago, conectados, ou não, à Internet. Proporcionam o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio do acesso a informação, criação de conteúdos, entretenimento e comunicação com outras pessoas. Os PIDs incluem telecentros, infocentros, lan houses, cibercafés, centros de inclusão digital, laboratórios de informática em escolas públicas e projetos de extensão em instituições relacionados a inclusão digital.

5 A pesquisa O MID dividiu suas atividades em 02 etapas:
1ª etapa: coleta de dados junto às iniciativas; 2ª etapa: atualização e validação dos dados coletados e fidelização dos PIDs.

6 A 1ª etapa Foram coletados PIDs em 108 iniciativas. As iniciativas e PIDs foram categorizados em: Governo Federal, Governo Estadual, Governo Municipal, Terceiro Setor e Universidade.

7 Nº de PIDs por categoria - 2006

8 A 2ª etapa – retirada das duplicações
Início da 2ª etapa; Duplicações ocorrem quando duas ou mais iniciativas se aliam para a implementação de 1 único PID, ocorrendo sobreposições; NÃO retira os PIDs de suas iniciativas; Foram descartados 900 PIDs; Destes, há sobreposições, principalmente, entre GESAC, ProInfo e Comunidade Digital Telemar; Há dados duplicados nos programas TIN/MDIC e GESAC, entre outros.

9 A 2ª etapa – a validação Após a retirada das duplicações;
Dados coletados em 2006 serão atualizados, corrigidos e/ou completados pelos próprios PIDs; Amapá, Maranhão, Ceará e Distrito Federal são os primeiros estados em processo de validação; Número Identificador Único.

10 A 2ª etapa – novos dados Nova categoria: Empresas (Lan Houses/ Cibercafés e empresas de Responsabilidade Social); A coleta de Lan Houses/Cibercafés está em andamento.

11 A 2ª etapa – novos dados Nº de PIDs em 2007: Governo Federal: 11.071
Terceiro Setor: 3.646 Governo Estadual: 2.435 Governo Municipal: 1.975 Universidade: 80 Empresas: 05 TOTAL:

12 Comparativo de PIDs por categoria – 2005, 2006 e 2007

13 A 2ª etapa – novos dados Os números atribuídos à 2007 são referentes à coleta pela equipe MID na Internet, no período entre maio e julho do mesmo ano. O cadastro no sistema dos novos PIDs encontrados está em andamento. Cabe ressaltar que NOVOS PIDs não significa que eles foram inaugurados recentemente, mas sim que não foram contemplados pela pesquisa anteriormente. Portanto, são novos no Mapa.

14 A 2ª etapa – novos dados Assim, ainda não é possível definir com exatidão o número de PIDs existentes na base considerando a retirada das duplicações, pois nem todos os novos PIDs encontrados foram inseridos no sistema.

15 A 2ª etapa – fidelização A fidelização é o momento no qual os PIDs manterão atualizadas as suas informações no Mapa.

16 Produtos do MID Sismid; Banco de Dados; Portal de Inclusão Digital;
Mapa; Glossário de Inclusão Digital; Repositório de Inclusão Digital; Sistema OAI-PMH.

17 O Sismid / Banco de Dados
O Sistema de Apoio ao Mapa da Inclusão Digital (Sismid) possui recursos de geração de relatórios com todos os dados de um PID. Este sistema pode recuperar de maneira rápida e simples as informações cadastradas; O Banco de Dados reúne todas as informações coletadas pela pesquisa.

18 O Portal de Inclusão Digital
O Portal divulga informações e conteúdos para download sobre o tema de ID, sobre o MID e sobre Aprendizagem Informacional.

19 O Mapa O Mapa da Inclusão Digital no Brasil é acessado por meio do Portal e disponibiliza informações armazenadas no banco de dados para acesso público, bem como informações acerca da própria pesquisa.

20 O TIN/MDIC no Mapa Considerando os quantitativos levantados pelo MID (2006/2007), o programa de inclusão digital do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior representa 918 PIDs do universo de Embora com grande representação, o programa TIN/MDIC tem apresentado resultados tímidos no andamento da validação de seus PIDs. Até o memento, o Sismid contabilizou 30 PIDs validados.

21 O Glossário de Inclusão Digital
As especialistas Lígia Café e Marisa Bräscher coordenam a pesquisa do Glossário, pretendendo definir e divulgar conceitos, termos e palavras amplamente utilizados na área de Inclusão Digital.

22 O Repositório de Inclusão Digital
Utiliza a ferramenta DSpace para referenciamento e disponibilização de fontes de informação relacionadas ao tema. Até o momento, as fontes são: Relatórios; Livros e Artigos; Revistas; Teses e Dissertações; Manuais, Cartilhas e Guias; Sites; Multimídias.

23 OAI-PMH BD BD BD BD BD BD BD BD BD

24 OAI-PMH Sistemas distribuídos de BD;
Coleta de metadados atualizados permanentemente; Metadados compartilhados; Visibilidade a todos os cooperantes.

25 E o papel do Ibict? O Ibict atua como organizador de redes e serviços de informação. Também desenvolve soluções tecnológicas para que as organizações constituem suas próprias bases de dados.

26 Cecília Leite Oliveira José Carlos Cordeiro da Costa Júnior
MID Emir José Suaiden Diretor do Ibict Cecília Leite Oliveira Coordenadora geral do Programa de Inclusão Social do IBICT Anaiza Caminha Gaspar Coordenadora técnica do projeto MID José Carlos Cordeiro da Costa Júnior Coordenador de Cooperação Nacional

27 Maria Nazaré Freitas Pereira Claudine Bichara de Oliveira
MID Tadao Takahashi Consultor externo Maria Nazaré Freitas Pereira Consultora externa Claudine Bichara de Oliveira Carlos Alberto Afonso Mário Brandão

28 Ana Maria Moraes de Albuquerque Lima
MID Adriana Mendes Fortes Jornalista Ana Maria Moraes de Albuquerque Lima Analista da Informação Carolina Lucena Déborah Proença Eny Marcelino

29 MID Jane Fontes Gadelha Marcio Henrique dos Santos Rosa
Programadora Marcio Henrique dos Santos Rosa Analista de Sistemas e Programador Marcos Sigismundo da Silva Programador Maria Elisa Mendonça Analista da Informação Ramón Martins Sodoma da Fonseca Web Designer e Programador


Carregar ppt "Mapa da Inclusão Digital no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google