A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria de Saúde Mauá da Serra - PR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria de Saúde Mauá da Serra - PR"— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Saúde Mauá da Serra - PR
H1N1 Secretaria de Saúde Mauá da Serra - PR

2

3 GRIPE sempre deve ser combatida
Aviária Estacional H1N1 suína SAZONAL 3

4 Houve pandemias de influenza antes?
SIM Ano Nome Virus Mortes 1918 GRIPE Espanhola Vírus GRIPE tipo A (H1N1)‏ 50 milhões[1] 1957 GRIPE Asiática Vírus da GRIPE tipo A (H2N2)‏ 2 milhões 1968 GRIPE de Hong Kong Vírus da GRIPE tipo A (H3N2)‏ 1 milhão (1) Osterholm MT. “Preparing for the next pandemic” N Eng J Med 2005; 352 (18): 4

5 GRIPE ESPANHOLA

6 GRIPE = INFLUENZA

7 Qual o agente causador da influenza humana(Gripe comum)?
Um vírus. São conhecidos 3 tipos de vírus da influenza: A, B e C. Esses vírus são altamente transmissíveis e podem sofrer mutações (transformações em sua estrutura genética), sendo que o tipo A é mais mutável que o B e este mais mutável que o tipo C. Os tipos A e B causam maior morbidade (doença) e mortalidade (mortes) que o tipo C. Geralmente as epidemias e pandemias (epidemia em vários países) estão associadas ao vírus do tipo A.

8 Como o vírus da influenza(gripe) existe na natureza?
Os vírus existem naturalmente em diversas espécies animais, como aves (especialmente as aquáticas, como os patos), mamíferos e herbívoros. Em geral, os vírus são específicos de cada espécie animal e só raramente se observa transmissão cruzada entre espécies diferentes, como da ave para o homem, por exemplo. No entanto, o porco pode se infectar tanto com vírus humanos como com vírus de aves.

9 O que é influenza(Gripe comum)?
Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares no País. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

10 Resfriado e influenza (gripe) são a mesma coisa?
Não. O resfriado geralmente é mais brando que a gripe e pode durar de 2 a 4 dias.  Também apresenta sintomas relacionados ao comprometimento das vias aéreas superiores, como congestão nasal, secreção nasal, tosse e rouquidão. A febre é menos comum e, quando presente, é de baixa intensidade.

11 SINTOMAS RESFRIADO INFLUENZA
FEBRE Criança 39º Adultos pouco freqüente Pode elevar-se até 40º dura de 3 a 4 dias DOR DE CABEÇA Raras vezes Início súbito e intenso DORES MUSCULARES Leve a moderado Geralmente intensa CANSAÇO E DEBILIDADE Pode durar de 2 a 3 semanas DECAIMENTO Leve CONGESTÃO NASAL Freqüente Algumas vezes ARDOR E/OU DOR DE GARGANTA TOSSE Leve a moderada Quase sempre 11

12 Existem outras doenças que podem ser confundidas com a influenza(Gripe)?
Sim, além do resfriado comum, a  rinite alérgica é uma das doenças que mais se confundem com a gripe. Na rinite alérgica ocorrem sintomas como espirros, congestão e corrimento nasal.

13 Como a influenza humana (Gripe comum) é transmitida?
A influenza humana pode ser transmitida: - de forma direta:, através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar, ou tossir; ou - de forma indireta: por meio das mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos.   A transmissão direta inter-humana (ou seja, de pessoa-a-pessoa), é a mais comum, mas já foi documentada a transmissão direta do vírus de aves e suínos para o homem. O período que uma pessoa pode transmitir a doença  (transmissibilidade) é de 2 dias antes até 5 dias após o início dos sintomas.

14 Quem pode ser mais afetado pela influenza sazonal?
Tem a capacidade de afetar a todas as pessoas Mesmo assim são mais suscetíveis de sofrer complicações: Crianças menores de 5 anos. Adultos maiores de 65 anos. Pessoas com doenças crônicas como: diabetes, doença do coração, dos pulmões, Grávidas,etc. 14

15 Existe vacina para a influenza sazonal?
SIM É APLICADA ANUALMENTE 15

16 Pode-se ter gripe mesmo estando vacinada contra influenza (gripe comum)?
Sim, porque a vacina protege contra os três tipos de vírus que anualmente fazem parte da sua composição e porque, entre os idosos, sua proteção não é de 100%. Mesmo assim, a vacinação diminui a gravidade da gripe e, portanto, as chances de complicações e óbitos.

17 Por que pode morrer tanta gente pela pandemia de INFLUENZA?
Porque nenhum ser humano ainda foi exposto a este vírus Não há imunidade Ele se transmite facilmente pela tosse e pelo espirro 17

18 INFLUENZA A (H1N1)‏ GRIPE SUÍNA

19 CAUSADA POR UM VÍRUS NOVO
Ninguém no mundo tem imunidade - Não se sabe qual vai ser o comportamento dele - Ele pode sofrer mutações que são imprevisíveis

20 Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1- gripe suína)?
Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é, ao ter alguns desses sintomas, procure seu médico ou vá a um posto de saúde. É importante frisar que, na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%.

21 INFLUENZA FEBRE ALTA TOSSE DOR DE GARGANTA MAL ESTAR GERAL
MUITO CANSAÇO DOR MUSCULAR DOR NAS ARTICULAÇÕES

22 NOSSA ÚNICA PROTEÇÃO É A PREVENÇÃO
NÃO EXISTE VACINA NOSSA ÚNICA PROTEÇÃO É A PREVENÇÃO

23 Posso pegar a gripe suína(H1N1) se eu comer carne de porco?
Não.O vírus morre se a carne de porco for corretamente cozida,frita ou assada a 70°C. A forma de transmissão do H1N1 é igual a da gripe comum,ou seja, de forma direta, através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar, ou tossir; ou de forma indireta ,por meio das mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos.

24 TRANSMISSIBILIDADE 2 dia antes dos sintomas até 10 dias após
INCUBAÇÃO 1 a 5 dias após contato com o vírus em média 2 dias TEMPO TRANSMISSIBILIDADE 2 dia antes dos sintomas até 10 dias após

25 TRANSMISSÃO DO VÍRUS 90% GOTÍCULAS RESPIRATÓRIAS 10% CONTATO
COM SUPERFÍCIES CONTAMINADAS

26 ESPIRRO OU TOSSE

27 GOTÍCULAS ALCANCE ATÉ 2m
Vírus da Influenza

28 CORIZA

29 Existe transmissão sustentada do vírus da Influenza A (H1N1) no Brasil?
Desde 24 de abril, data do primeiro alerta dado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o surgimento da nova doença, até o dia 15 de julho, o Ministério da Saúde só havia registrado casos no país de pessoas que tinham contraído a doença no exterior ou pego de quem esteve fora. No dia 16 de julho, o Ministério da Saúde recebeu a notificação do primeiro caso de transmissão da Influenza A (H1N1) no Brasil sem esse tipo de vínculo. Trata-se de paciente do Estado de São Paulo, que morreu no último dia 30 de junho. Esse caso nos dá a primeira evidência de que o novo vírus está em circulação em território nacional.

30 Por que o exame laboratorial parou de ser realizado em todos os casos suspeitos?
Essa mudança ocorreu porque um percentual significativo — mais de 70% — das amostras de casos suspeitos analisadas em laboratórios de referência, antes dessa mudança, não era da nova gripe, mas de outros vírus respiratórios. Com o aumento do número de casos no país, a prioridade do sistema público de saúde é detectar e tratar com a máxima agilidade os casos graves e evitar mortes.

31 Como eu posso me prevenir da doença?
Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

32 HÁBITOS DE HIGIENE

33 TRABALHAMOS COM O INVISÍVEL
GERMES

34 HIGIENE DAS MÃOS

35 Álcool 70% glicerinado ou gel
Mãos não visivelmente sujas - não colocar o álcool nas mãos molhadas - não secar com papel toalha SEMPRE FRICCIONAR ATÉ SECAR MESMOS MOVIMENTOS DA LAVAGEM DAS MÃOS

36 ETIQUETA DA TOSSE E DO ESPIRRO

37 NÃO USAR MAIS AS MÃOS PARA COBRIR A BOCA DURANTE A TOSSE

38 ENSINAR AS CRIANÇAS

39 BARREIRAS PARA A TOSSE E ESPIRRO
PAPEL HIGIÊNICO LENÇOS DE PAPEL GUARDANAPO DE PAPEL PAPEL TOALHA

40 DESCARTAR NO LIXO COMUM
DEPOIS QUE USAR DESCARTAR NO LIXO COMUM

41 LIXO É LIXO NÃO É QUALQUER LUGAR

42 ÀS VEZES, SE NÃO TEM JEITO...
CDC

43 MÁSCARA RESPIRADOR N 95 Tipo cirúrgica, três camadas
Nunca usar pendurada no pescoço Sempre substituída quando ficar úmida Sempre manuseada pelas tiras RESPIRADOR N 95 nas situações que possam gerar aerossóis (intubação endotraqueal, aspiração , ...)‏

44 Todo mundo tem que usar máscara(EPI)?
Não. Somente os profissionais de saúde e as pessoas consideradas como sendo caso suspeito. O uso incorreto da máscara pode ser prejudicial aumentando o número de transmissão segundo a OMS.

45 EVITAR AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS

46 AREJAR AMBIENTES

47 EM RESUMO

48 Quando eu devo procurar um médico?
Se você tiver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum.

49 Cobrir o nariz e boca, de preferência com lenço descartável, ao tossir ou espirrar
Se não tem lenço, utilizar a manga da blusa/camisa Lavar as mãos depois de tossir ou espirrar Evitar cumprimentar: com a mão ou com beijo, quando estiver doente Evitar compartilhar copos, pratos, talheres, objetos pessoais, e/ou beber no copo de outros Evitar aglomerações Manter-se longe de pessoa com gripe Não tocar a boca, nariz e os olhos Não cuspir no chão Manter o ambiente higienizado, com ventilação externa, mas evitando formar correntes de ar Não se automedicar Usar sempre os EPIs necessários

50 CUIDE DA SUA SAÚDE

51 você pode ser o diferencial entre a vida e a morte de um ser humano!
Se envolva, você pode ser o diferencial entre a vida e a morte de um ser humano! 51

52 O mundo agradece!

53 Dúvidas Ministério da Saúde http://portal.saude.gov.br/saude/
OMS Ministério da Saúde


Carregar ppt "Secretaria de Saúde Mauá da Serra - PR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google