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Gestão de Redes: Conceitos, práticas e lições aprendidas.

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Apresentação em tema: "Gestão de Redes: Conceitos, práticas e lições aprendidas."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Redes: Conceitos, práticas e lições aprendidas.
Dr. Diego González Machín OPAS/Brasil 1

2 Trecho do discurso de posse do primeiro mandato
Este será o século das redes, da conectividade e da interdependência que nos permitirá superar as barreiras do espaço e do tempo e que abrirá possibilidades inimagináveis à humanidade. Se estimularmos essas redes para que multipliquem exponencialmente o capital social disponível, e para que se vinculem às pessoas e às instituições em uma grande malha de suporte e inclusão de todos os habitantes do continente, teremos dado um passo fundamental para que fluam o conhecimento e a experiência em novas modalidades de intercâmbio de cooperação técnica para o desenvolvimento humano sustentável. Trecho do discurso de posse do primeiro mandato da Dra. Mirta Roses Periago como Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde 31 de Janeiro de 2003

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4 A estratégia de trabalho em redes NÃO é uma estratégia de trabalho novo
Redes Regionais Rede BVS (Red Biblioteca Virtual en Salud) Rede de Equidade, Saúde e Desenvolvimento Humano RILAA (Red Interamericana de Laboratorios de Análisis de Alimentos) RETOXLAC (Red de Toxicología de Latinaomérica y el Caribe) RED-PSA/LAC (Red de Planes de Seguridad del Agua) RSST (Red de Salud de los Trabajadores) REPIDISCA (Red Panamericana de Información en Salud Ambiental)

5 Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Brasil (RETSUS)
Redes Nacionais Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Brasil (RETSUS) Rede Interagencial de Informação para a Saúde do Brasil (RIPSA) Rede de Toxicologia da Argentina

6 Redes Nacionais Rede Nacional de Promoção da Saúde Forum Brasileiro das redes de Cidades, Municipios e Comunidades Saudáveis Rede de Ambientes Saudáveis de Curitiba-PR Rede Brasileira de Habitação Saudável Rede de Alerta e comunicação de Riscos de Alimentos-REALI

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9 OPAS/OMS Representação no Brasil BIREME OPAS/OMS PANAFTOSA OPAS/OMS
KMC/OC Colaboradores

10 Informação, Intercambio, Conhecimento

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14 O que significa trabalhar em Rede?

15 Redes Sistemas dinâmicos Relações menos hierárquicas Cultura de dar e receber. Descentralização:

16 Trabalhar em redes é uma mudança de cultura organizacional e tambem de cultura profissional

17 Grande desafío Protagonismo

18 Grande desafío Eu Eu NOS

19 Quem tem a informação tem o poder Democratização da informação
Grande desafío Quem tem a informação tem o poder Democratização da informação

20 Grande desafío REDES

21 Redes versus Organizações e Instituições
Flexibilidade REDES Desempenho Direccionalidade Coordinação Fonte: Forum Nacional de Redes em Saúde

22 …para um novo paradigma organizacional
horizontal comunicação/interatividade diversidade descentralizado facilitar participação colaboração confiança convergência de propósitos claridade de papeis visão estratégica dinamismo flexibilidade do pensamento e comportamento ... Vertical Hierarquia Centralizado Planificação excessiva Burocracia Modificado de REPAMAR. 2001

23 Fuente: http://www. cetesb. sp. gov

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25 Vantagens Maís próximas das necessidades de sua Região Idioma
Acesso a recursos financeiros

26 Redes Sub-regionales AMI GMCP/ WHO/PAHO - Manejo de casos
(Proyecto) Rede RAVREDA (Red Amazónica de Vigilancia de la Resistencia a los Antimaláricos) MS Bo MS Bra MS Col MS Ecu MS Guy MS Per MS Sur MS Ven USAID USP MSH CDC PAHO MS Ecu MS Sur MS Guy MS Ven MS Per CDC USAID USP - Manejo de casos - Controle vetorial - Uso de informação MSH MS Col MS Bol MS Bra GMCP/ WHO/PAHO (Programa)

27 Elementos críticos para o êxito de uma rede

28 Necesidade de ter um bom modelo de gerenciamento da rede

29 Preparación de Propuesta Establecer la Red

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31 Elementos que devem ser avaliados
Relevância: A missão da Rede é consistente com as necessidades de seus membros? Importância: A Rede gera impactos nos setores em que ela atua? Eficiência: Os produtos e resultados são economicamente viáveis?

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34 Grande desafio: Evitar este ciclo de vida
Necesidade de identificar um bom facilitador

35 Manter a comunicação ativa na Rede
Este é o principal papel do facilitador 3 Cs (Comunicar, Comunicar, Comunicar)

36 Boa comunicação como um indicador de qualidade da Rede
Aproveitar todas as modalidades de comunicação e tecnologias de informação. Comunicações síncronas Reuniões presenciais Sistema de conferência Web (Elluminate) Sistemas de vídeo conferência Comunicações assíncronas Listas de correio eletrônico Grupos de notícias Fóruns de Discussão (URL) Blogs, Wikis Lista de Distribuição - Listserv Sistema de Lições Aprendidas Sites Web Acesso a Informação BVS – Biblioteca Virtual de Saúde SciELO – Biblioteca Científica Eletrônica

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40 ELLUMINATE (SALA VIRTUAL)

41 “Quem sabe o que” Premisas “Quem faz o que” “Quem tem o que” 41

42 A Rede deve contar com seu espaço na internet
Meio de disseminação de informação sobre páginas web, novas publicações, eventos, bolsas de estudos, etc. 42

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45 Estimular o desenvolvimento de Bibliotecas Virtuais no tema das Redes

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49 Estimular a Produção Cooperativa e democratização da informação.

50 RIPSA Rede Interagencial de Informações para a Saúde no Brasil

51 É um meio para divulgar materiais educativos

52 Disseminar informação em situações emergentes

53 Total de Atendidos: 903 casos 1 3 9 60 97 223 274 99 81 16 14 8 11 2 4
Surto de Intoxicação por Alcool Adulterado com Metanol, León Nicaragua, Setembro de Casos segundo o dia de Ingresso 1er día: 8 casos 3er día: 83 casos 5to día: 403 ptes. Total de Atendidos: 903 casos Fuente: Archivos CIVATOX 1 3 9 60 97 223 274 99 81 16 14 8 11 2 4 5 6 7 10 12 15 17 18 19 Casos

54 O caso de Metanol em Nicaragua
Primeira mensagem: 7 Setembro de 2006 Escribo del Centro de Toxicologia de Nicaragua, para consultar si en alguno de los paises mas cercanos tienen disponibilidad de 4 metil pirasol (Fomepizol). para ser usado en pacientes intoxicados por metanol. Estamos en emergencia ya que tenemos un total de 33 personas intoxicadas con metanol (confirmado por clinica y laboratorio) y han fallecido 9. Dra. Jackeline Berroteran CIVATOX/ Nicaragua

55 9 de Setembro Ingresa antídoto antizol donado por Jack Pharm, en respuesta de solicitud del Centro Nacional de Toxicología a través de la Red de Toxicología y apoyo de OPS. Se inicia tratamiento a pacientes graves y a todos los nuevos ingresos, modificando el protocolo manejado hasta ese momento. Centro Nacional de Toxicología

56 DISQUE INTOXICAÇÃO R E N A C I T

57 Fundamentos e paradigmas das redes (Condições para o êxito)
A comunicação e a interatividade se desenvolvem a partir de acordos estabelecidos em comunidade Valores e objetivos compartidos Participação Colaboração Fonte;

58 Fundamentos e paradigmas das redes (Condições para o êxito)
Horizontalidade Conectividade Informação e Retroalimentação Descentralização e Capilarização Dinamismo Fonte;

59 Fundamentos e paradigmas das redes (Condições para o êxito)
Balanço entre flexibilidade e restrições-regra claras. Visão comum e confiança mútua Boa gestão Definição de papeis Fonte;

60 Existe a iminência de uma crise na Rede quando:
O tratamento e intercâmbio de informações não são baseados em acordos aceitos por todos, surgem desequilíbrios e aparece clima de desconfiança. Durante a cooperação na rede se faz modificações do planejado sem consulta. Os sócios se sentem controlados por outro mais poderosos e é imposto um esquema vertical de conduta.

61 Os NÃO nas Redes Tentar forçar sua implementação quando não existem membros comprometidos Iniciar pelo estabelecimento de um espaço eletrônico e depois procurar os membros Facilitação diretiva, controladora e dominante. Esperar resultados imediatos. Se necessita tempo para crescer. Excesso de estruturação e formalidade Regulamentar a participação (isto quebra a flexibilidade)

62 A Rede é difícil de criar e más difícil de manter

63 Benefícios das redes baseados nas lições aprendidas
Ajudam a formar relacionamentos confiáveis. Servem como mecanismo de aprendizagem. Fomentam a interface entre conhecimento e ação. Promovem alianças entre pares. Possibilitam o acesso a mais informação e conhecimentos práticos. Promovem a sinergia. Os atores alcançam seus objetivos que sozinhos não conseguiriam alcançar. Estimulam buscar novas idéias e soluções inovadoras.

64 Muito obrigado Diego González Machín


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