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CURSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO

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Apresentação em tema: "CURSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO
Evento comemorativo de 20 anos da ABEC e de 25 anos do LNCC

2 DEFINIÇÕES PARTES DA PESQUISA As partes nucleares da pesquisa são Material (Casuística) e Métodos, Resultados e Discussão. As outras partes (Título, Introdução, Resumo, Abstract, Apêndices, Anexos, Palavras-chave, Agradecimentos, etc...) são consideradas apêndices.

3 DEFINIÇÕES TÍTULO É o rótulo (etiqueta) do trabalho, portanto, a escolha deve ser criteriosa. “O melhor título é aquele que com o menor número possível de palavras define o conteúdo do trabalho”. Robert A. Day. How to write and publish a scientifc paper, Cambridge Press, Cambridge, UK, 1998.

4 DEFINIÇÕES INTRODUÇÃO
O objetivo da introdução é o de conduzir o leitor ao(s) objetivos(s) geral(is) e específico(s) da pesquisa. Deve obrigatoriamente conter a definição e o enunciado claro do problema a ser investigado, com descrição de sua natureza e seu alcance.

5 DEFINIÇÕES INTRODUÇÃO
A introdução dá uma visão geral do assunto, incluindo uma pequena revisão. Deve ser finalizada pelos objetivos – que devem ser claros e sucintos.

6 DEFINIÇÕES MATERIAL E MÉTODOS Este título é usado para as pesquisas que envolvem animais, plantas, microorganismos, ou insumos de laboratório. Deve incluir os materiais utilizados e a descrição dos métodos – quando pertinente.

7 DEFINIÇÕES CASUÍSTICA E MÉTODOS ou PACIENTES E MÉTODOS Este título é usado para as pesquisas que envolvem seres humanos. Deve incluir os pacientes estudados e a descrição dos métodos – quando pertinente.

8 DEFINIÇÕES ANÁLISE ESTATÍSTICA É um tipo de metodologia a ser empregada no trabalho científico. É o último ítem dos MÉTODOS.

9 DEFINIÇÕES RESULTADOS
Estes são as partes centrais do trabalho. Não é fácil apresentá-los de forma didática e hierárquica. Devem obedecer a mesma seqüência do Material (Casuística) e Métodos. Usam-se para tanto, tabelas, gráficos, imagens, áudios, vídeos.

10 DEFINIÇÕES DISCUSSÃO É o capítulo mais difícil de ser escrito (capítulo nuclear). Reflete a inteligência do autor, porque mostra se foi capaz de interpretar seus Resultados e compará-los com os da literatura.

11 DEFINIÇÕES CONCLUSÕES
É dispensável em um trabalho científico a ser publicado. Elas podem estar contidas na Discussão. Se a revista permitir o autor deve enunciá-las claramente, destacando apenas as pertinentes. Cuidado para não ser repetitivo.

12 DEFINIÇÕES RESUMO Deve ser entendido como uma mini-versão do trabalho. Deve incluir uma súmula de cada secção principal: Introdução, Material (Casuística) e Métodos, Resultados e Discussão. É preferível que seja descrita de maneira seqüencial, não por tópicos.

13 DEFINIÇÕES RESUMO Quando bem feito, permite ao leitor identificar o conteúdo básico do trabalho, rápida e claramente, apontando para sua relevância e interesse. Não exceder 150 a 250 palavras. Referências bibliográficas NÃO DEVEM ser citadas no Resumo.

14 DEFINIÇÕES ABSTRACT OU SUMMARY É o RESUMO do trabalho em língua inglesa. Deve ser a tradução fiel do mesmo. A maioria das revistas utilizam o termo ABSTRACT. Algumas usam SUMMARY.

15 DEFINIÇÕES PALAVRAS CHAVES – KEY WORDS Usar descritores (português e espanhol): Descritores em Ciências da Saúde, da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS. Usar descritores em inglês: Medical Subject Headings – MEHS, da National Library of Medicine.

16 DEFINIÇÕES REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Muitas revistas obedecem à normas Vancouver. International Committee of Medical Journal Editors. Consulte o site Algumas: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Consulte o site A maioria tem: Proposta própria

17 DEFINIÇÕES AGRADECIMENTOS
Pessoas – orientador, co-orientador, técnicos, colaboradores, familiares, etc. Instituições – Instituição principal e governamental, Agências de fomento, etc. Nas publicações – devem ser limitados ao essencial.

18 DEFINIÇÕES COMITÊ DE ÉTICA PERMISSÃO DOS AUTORES
Experimentação em seres humanos Experimentação em animais Parecer da Comissão de Ética PERMISSÃO DOS AUTORES Carta de cessão dos Direitos Autorais

19 DEFINIÇÕES UNIDADES DE MEDIDA
Seguir as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO Site:

20 DEFINIÇÕES APÊNDICES São constituídos por tabelas, fichas de coleta de dados, entre outros, que foram elaborados pelo autor e que foram básicas para a organização, apresentação e análise dos resultados. Estes não foram incluídos no texto.

21 DEFINIÇÕES ANEXOS São tabelas ou instrumentos para coleta de dados retirados da literatura, elaborados por outros pesquisadores, ou dados oficiais, tais como tabela com o sistema métrico, tabela periódica, etc. Estes podem auxiliar o leitor na interpretação dos resultados.

22 DEFINIÇÕES QUADROS São muito usados em capítulos de livros. O conteúdo é produto da literatura mundial e traduz conceitos consolidados. É uma tabela fechada. Quadro clínico Tratamento 1 Tratamento 2 Leve sim não Moderado sim não Grave não sim

23 DEFINIÇÕES TABELAS Muito utilizadas em teses e dissertações. Traduzem os resultados da pesquisa. Devem ser auto-explicativas. O título deve explicitar o conteúdo. São estruturas abertas à esquerda e à direita. Quadro clínico Tratamento 1 Tratamento 2 Leve xxx yyy Moderado zzz vvv

24 DEFINIÇÕES FIGURAS - Gráficos

25 DEFINIÇÕES FIGURAS - Imagens

26 Clique aqui para ouvir o som Clique aqui para ver uma animação
DEFINIÇÕES Clique aqui para ouvir o som ÁUDIO: Locuções VÍDEOS: Filmes, Animações Clique aqui para ver uma animação

27 COMPOSIÇÃO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS
TÍTULO – apenas texto INTRODUÇÃO (é permitido) Texto, Quadros, Figuras, Áudios, Vídeos MATERIAL (CASUÍSTICA) E MÉTODOS Texto (recomendado) Quadros, Figuras, Áudios, Vídeos (não recomendados)

28 COMPOSIÇÃO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS
RESULTADOS Texto, Tabelas, Figuras, Áudios, Vídeos (altamente recomendados). Quadro – não pertinente. DISCUSSÃO Texto – altamente recomendado Quadro – é permitido Tabelas, Figuras, Áudios, Vídeos (não recomendados)

29 COMPOSIÇÃO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS
CONCLUSÕES – texto RESUMO - texto ABSTRACT / SUMMARY - texto AGRADECIMENTOS - texto REFERÊNCIAS Padronização recomendada pela revista

30 O QUE É PERMITIDO EM UMA PUBLICAÇÃO?
Editorial: Em geral escrito pelo Editor-Chefe ou convidado deste. O assunto na maioria das vezes está relacionado com política de publicação da revista, opinião, metas, objetivos a serem alcançados, análise editorial, etc. Tamanho: uma lauda, no máximo duas.

31 O QUE É PERMITIDO? Cartas ao Editor: Escrito na maioria das vezes por autores de artigos publicados ou leitores. Tem por objetivo opinar ou avaliar (elogiar ou criticar) determinado assunto. Tamanho: uma a três laudas. Pode conter referências bibliográficas.

32 O QUE É PERMITIDO? Artigo de revisão e de atualização: Fazem uma avaliação crítica da literatura sobre determinado assunto. Descrevem e atualizam, baseado na literatura recente, determinado assunto. Tamanho: 10 a 20 laudas, contendo Resumo (Abstract/Summary) e Referências bibliográficas.

33 O QUE É PERMITIDO? Artigos originais: Divulgam resultados de pesquisas que possam ser replicados ou generalizados. Tamanho: 10 a 20 laudas, contendo Título, Introdução, Material (Casuística) e Métodos, Resultados, Discussão, Referências, Resumo (Abstract/Summary), Keywords, Afiliação dos autores, Endereço.

34 O QUE É PERMITIDO? Comunicação curta (SC), Nota prévia (PR), Relato de caso (CR) (3 a 4 laudas no máximo) SC- descreve resumidamente os resultados de determinada pesquisa NP – descreve descobertas recentes RC – descreve caso clínico raro (diferente) e de interesse.

35 O QUE É PERMITIDO? Resumo de Tese ou Dissertação: Descreve o resumo do conteúdo Tamanho: uma a duas laudas. Resenha de Livros: Descreve resumidamente o conteúdo e os objetivos do livro Tamanho: uma lauda.

36 O QUE É PERMITIDO? Instruções aos autores – Cada Editor-chefe descreve da maneira mais adequada e personalizada possível. Em geral pedem um original mais duas cópias (3 vias). Cópia em disquete ou online Programa Word (maioria)

37 PADRONIZAÇÃO Textos, tabelas e quadros Figuras
Arquivos .doc, .txt, .rtf Figuras Gráficos – arquivos .xls (Excel) Imagens – para impressão - .bmp, .tiff Imagens – para internet - .jpg, .gif

38 PADRONIZAÇÃO Áudios: arquivos .wav, .mp3, .mid
Vídeos: arquivos .swf (streaming), .avi, .mpeg, .wmv

39 LINGUAGEM Tempo do verbo: Concordância:
Presente e passado – Introdução e Discussão. Passado – Material (Casuística) e Métodos, Resumo, Abstract. Impessoal – procedimento do autor Concordância: Número (singular e plural). Gênero (masculino e feminino).

40 Pela atenção, Muito obrigado!!!
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