A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise do ambiente empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise do ambiente empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Análise do ambiente empresarial
Análise do ambiente é o processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas. Se usada adequadamente, pode ajudar a garantir o sucesso da organização. Profº Adm. Cláudio de Almeida Fernandes, Ph.D Ph.D em Administração e Negócios - EUA Pós-Doutorando in Business Administration - EUA

2 “ Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.” Zun Tsu

3 Fundamentos da análise do ambiente
• Definição e base lógica • Propósito da análise do ambiente • Papéis da análise do ambiente • Papéis da análise do ambiente nas organizações

4 Ambientes da organização
O ambiente de uma organização é geralmente dividido em três níveis: geral, operacional e interno. A organização, os níveis de seu ambiente e os componentes desses níveis.

5 Os ambientes Geral Componentes: econômico, social, político, legal e tecnológico Operacional Componentes: cliente, concorrência, mão-de-obra, fornecedor, internacional Interno É o nível de ambiente da organização. Estão mais facilmente perceptíveis e controláveis.

6 Os ambientes: ambiente geral
Demográfico Social Tecnológico Macro-Econômico Competidores Potenciais Rivalidade entre os Produtos Substitutos Poder dos Fornecedores Compradores Ambiente Político / Legal

7 Os ambientes: ambiente interno
PONTOS FORTES E FRACOS

8 Resumidamente, análise ambiental é...
Análise Macroambiental – cenário econômico, demográfico, político legal, sócio-cultural, tecnológico, sindical, ecológico, mercadológico. Análise Microambiental – expectativas externas: comunidade, de clientes, fornecedores; expectativas internas: acionistas, alta administração, colaboradores.

9 Avaliando o mercado e estratégias empresarias
Determinando Oportunidades e Ameaças - “ANÁLISE EXTERNA” O que é oportunidade para uma empresa pode ser ameaça para outra. Empresas bem preparadas transformam ameaças em oportunidades de mercado. Ex.: Troca de material de fabricação por outro. Determinando Pontos Fortes e Fracos - “ANÁLISE INTERNA” Analisar a concorrência para saber suas vantagens (pontos fortes, potencialidades) e desvantagens (pontos fracos, fragilidades). O objetivo é maximizar os pontos fortes e minimizar ou eliminar os pontos fracos. Ex.: Empresas com competência tecnológica, maior mix de produtos, espírito de equipe.

10 Variáveis incontroláveis e controláveis da análise do ambiente
4 P’s Fonte: Adaptado - KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

11 Diretrizes para a execução de uma análise do ambiente
• Determinar a relevância dos níveis ambientais e das questões estratégicas • Utilização de técnicas de análise do ambiente - Exame do ambiente - Análise de oportunidades e riscos - Previsão ambiental

12 Avaliação do processo de análise do ambiente
As atividades de análise ambiental são realizadas nas organizações para ajudá-las a atingir suas metas de modo efetivo e eficiente. Assim, a análise ambiental bem-sucedida é: • Conceitual e ligada às atividades de planejamento; • Exige informações para a alta administração; • Deve ser apoiada pela alta administração; • É efetuada por pessoas que têm habilidades de estrategista.

13 Áreas de estudo na análise do ambiente
1. Ambiente geral 2. Ambiente operacional 3. Ambiente interno A análise do ambiente é útil para desenvolver um entendimento amplo da situação atual de uma organização. No entanto, seu propósito inicial é auxiliar o analista a reconhecer as principais oportunidades e riscos.

14 Armadilhas a serem evitadas na análise de casos
• Definir inadequadamente o problema; • Procurar a resposta; • Presumir que o problema não existe; • Dispor de informações insuficientes; • Confiar nas generalizações; • Propor uma situação diferente; • Adotar um foco muito fechado; • Faltar com o senso de realidade; • Estabelecer alternativas de ‘fachada’.

15 Armadilhas a serem evitadas
• Recomendar pesquisa ou consultoria • Refazer a matéria-prima do caso • Não refletir amplamente • Ficar desanimado

16 Comunicação A arte de comunicar-se: "EU LEVO OU EU DEIXO?"
Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe: - Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à qüinquagésima potência que o vulgo denomina nada. E o ladrão, confuso, diz: "- Dotô, eu levo ou deixo os pato?"


Carregar ppt "Análise do ambiente empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google