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A crise da razão
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Teoria do conhecimento
Atividade racional: É realizada pelo sujeito de conhecimento por: Intuição: capta por inteiro e de uma só vez o objeto de conhecimento. Não necessita de provas. Raciocínio (razão discursiva):
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História e progresso No século XIX, Hegel afirma que somos seres históricos. Concepção que no século passado, levou a idéia de progresso. tudo melhora com o passar do tempo. Acumula-se conhecimento e práticas, aperfeiçoando-se cada vez mais
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O presente é melhor e superior que o passado, e o futuro será melhor e superior que o presente.
Visão também desenvolvida por Comte. Atribuía o progresso ao desenvolvimento das ciências positivas. Traz a ideia de “ordem e progresso”.
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Já no século XX, essas concepções levaram a ideia de que:
A história é descontínua, Não progressiva, Cada sociedade tem sua História própria.
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A ideia de progresso é criticada por servir para que os “adiantados” dominassem os “atrasados”.
É criticado também o valor e o sentido do conhecimento, que muda de acordo com a época. O passado foi passado, o presente é presente e o futuro será futuro.
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Século XX: filosofia passa a desconfiar do otimismo científico-tecnológico devido à:
Guerras, bombardeios, campos de concentração nazista, ditaduras, destruição da natureza, etc...
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Século XX movimento irracionalista
>critica o uso da razão como arma de poder e agente de repressão; Individualismo exacerbado Aniquilamento de princípios e valores.
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A culpa é da razão? A razão pode ser deturpadora e pervertia.
Ideologias e impulsos do inconsciente são responsáveis por distorções. Colocam a razão em serviço da mentira e do poder. O poder que oprime fala em nome da razão. É preciso contestar a razão.
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