A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Pirataria e a Ética Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Pirataria e a Ética Informática"— Transcrição da apresentação:

1

2 A Pirataria e a Ética Informática
Trabalho de grupo que visa alcançar a reflexão sobre a sociedade atual e as influências que os conteúdos informáticos derivados da pirataria instituem.

3 O que é a Pirataria? A definição mais elementar e abrangente diz-nos que pirataria é o ato sob a forma adversa que permite ao seu praticante obter o que não é seu, lucrando e /ou afirmando-se como fonte temor .

4 Pirataria em outros tempos
As tripulações de piratas eram formadas por todos os tipos de pessoas, mas a maioria deles era de homens do mar que desejavam obter riquezas e liberdades reais. Muitos eram escravos fugitivos ou servos sem rumo. As tripulações eram normalmente muito democráticas. O capitão era eleito por ela e podia ser removido a qualquer momento.

5 O que é Informática Informática é um termo abrangente que pretende definir tudo o que rodeia as ciências de informação, bem como a análise e a metodologia de representação e modelação de problemas.

6 O que é Ética? O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

7 O que é Ética? Ética é um tipo de saber normativo, isto é, um saber que pretende orientar as ações dos seres humanos

8 A importância da Ética na Informática
A informática é omnipresente na maioria das sociedades; Conceito que permite uma universalidade nas comunicações entre habitantes globais; Meio que permite conhecer, apreender, partilhar e evoluir; Possibilita a estruturação de sistemas de poder e controlo.

9 A importância da Ética na Informática
As sociedades são constituídas por cidadão participativos; A maioria das sociedades molda-se com participação dos seus cidadãos; O modo como o cidadão interage com a sociedade pode ser variado. Uma participação com conteúdo relevante não será necessariamente implementada. A força, o populismo e o interesse, muitas vezes triunfa em detrimento do sentido de correto humano.

10 A importância da Ética na Informática
Há necessidade do cidadão profissional possuir um código e conduta que respeite o seu igual. Um profissional é também um elemento da sociedade, que por norma emprega o produto o seu trabalho em outros. Há necessidade de códigos que guiem os cidadãos no respeito humano e no eticamente correto.

11 Pirataria Informática
O que acrescenta o termo informática ao conceito de pirataria? Forma atual de: “Tomar o que não é seu”; Afirmação de conhecimento e poder; Imposição de uma nova consciência coletiva.

12 Pirataria Informática Um mal necessário?
O que é piratiavel? Suportes digitais; Estruturas empresariais; Dados governamentais; Informações bancárias; Computadores pessoais; Etc…

13 Pirataria Informática Um mal necessário?
Porque há pirataria? Torna-se mais apetecível o ato de piratear algo conto maior for o seu custo ou dificuldade de acesso; Impor uma maior democracia de distribuição de conteúdos; Facilidade de acesso a meios de distribuição e acesso a conteúdos através da internet

14 Pirataria Informática Um mal necessário?
O poder da pirataria INFORMAÇÃO É PODER; Instituir o receio de perda de dados; Publicação de dados secretos; Manipulação de informação; Bloqueios de sites e aplicações etc

15 Pirataria Informática Uma inevitabilidade?
A internet possui hoje uma dimensão global, e assume-se como meio privilegiado e comunicação. A estimativa mundial atual é da existência e cerca de um computador para cada duas pessoas. Pela internet processa-se, na maioria dos casos de pirataria, o acesso , manipulação, recrutamento bem como distribuição de conteúdos.

16 Pirataria Informática Uma inevitabilidade?
Falta de legislação especifica. Para cada download que se realize sabe-se se é legal? Se produzo conteúdos em cima de outros que me são disponibilizados via internet, estão a cometer usurpação? Se por utilização de conceitos apreendidos, deixo de ter barreiras devo continuar a respeita-las? A partilha de conhecimento permite a evolução inteligente.

17 Pirataria Informática Anonymous
Representa o conceito de muitos utilizadores de diversas comunidades online existindo simultaneamente como um anárquico e constituindo uma consciência global. O termo Anonymous também é comum entre os membros de certas subculturas da Internet como sendo uma forma de se referir às ações de pessoas em um ambiente onde suas verdadeiras identidades são desconhecidas.

18 Pirataria Informática Anonymous
Desde 2008, os Anonymous ficaram cada vez mais associado ao hacktivismo colaborativo e internacional, realizando protestos e outras ações, muitas vezes com o objetivo de promover a liberdade na Internet . Ações atribuídas ao Anonymous são realizadas por indivíduos não identificados que atribuem o rótulo de "anônimos" a si mesmos.

19 Pirataria Informática Ser um Anonymous?
O que leva à existência deste “Grupo”? Será apenas pirataria informática individual e desorganizada ou estaremos perante uma nova forma de consciência coletiva? VIDEO

20 Façam o favor de refletir!
Esta apresentação terminou! Obrigado a todos. J.Ricardo Fernandes / Luis Fontes / Derek Budde


Carregar ppt "A Pirataria e a Ética Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google