A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Efeito DOS metais Pesados na saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Efeito DOS metais Pesados na saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Efeito DOS metais Pesados na saúde

2 Índice O que são os metais pesados?
Os principais metais pesados contaminantes. Tabela Periódica dos Elementos.

3 O que são os metais pesados?
Os metais pesados são metais quimicamente altamente reativos e bioacumuláveis, ou seja, os organismos não são capazes de eliminá-los. Quimicamente, os metais pesados são definidos como um grupo de elementos situados entre o cobre e o chumbo na tabela periódica tendo pesos atómicos entre 63,546 e 200,590 e densidade superior a 4,0 g/cm3.

4 O que são os metais pesados?
Os seres vivos necessitam de pequenas quantidades de alguns desses metais, incluindo cobalto, cobre, manganês, molibdênio, vanádio, estrôncio, e zinco, para a realização de funções vitais no organismo. Porém níveis excessivos desses elementos podem ser extremamente tóxicos. Outros metais pesados como o mercúrio, chumbo e cádmio não possuem nenhuma função dentro dos organismos e a sua acumulação pode provocar graves doenças, sobretudo nos mamíferos.

5 O que são os metais pesados?
Quando lançados como resíduos industriais, na água, no solo ou no ar, esses elementos podem ser absorvidos pelos vegetais e animais das proximidades, provocando graves intoxicações ao longo da cadeia alimentar.

6 Os principais metais pesados contaminantes
Os principais metais pesados contaminantes são: Arsénico Causa problemas nos sistemas respiratório, cardiovascular e nervoso. Chumbo Atinge o sistema nervoso, a medula óssea e os rins. Cádmio Causa problemas gastrointestinais e respiratório

7 Os principais metais pesados contamintes
Mercúrio Se concentra em diversas partes do corpo como pele, cabelo, glândulas sudoríparas e salivares, tireóide, sistema digestivo, pulmões, pâncreas, fígado, rins, aparelho reprodutivo e cérebro, provocando inúmeros problemas de saúde. Crómio Provoca irritação na pele e, em doses elevadas, câncer. Manganês Causa problemas respiratórios e efeitos neurotóxicos.

8 Tabela Periódica A partir do 26º, todos os outros metais são pesados

9 Ricardo Valverde Lopes
Feito por: Ricardo Valverde Lopes Francisco Simões


Carregar ppt "Efeito DOS metais Pesados na saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google