A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética Conceitos Básicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética Conceitos Básicos"— Transcrição da apresentação:

1 Genética Conceitos Básicos

2 Cromossomos...

3

4 O DNA, constituinte fundamental é formado por bases nitrogenadas, entre elas as purinas, representadas pelas adenina e guaninas, e pelas pirimidinas, representadas pelas citosina e timina.

5

6

7

8

9

10

11

12 Tipos de cromossomos metacêntrico submetacêntrico acrocêntrico
telocêntrico (não há em seres humanos)

13 O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: Genética Clássica  Mendel (1856 – 1865) Genética Moderna  Watson e Crick (1953).

14 Gene Genética Clássica  unidade fundamental da hereditariedade.
Genética Moderna  Fragmento de DNA que codifica uma proteína.

15 Genótipo Constituição gênica do indivíduo, isto é, são os genes que ele possui em suas células e que foram herdados dos seus pais.

16 Fenótipo São as características manifestadas por um indivíduo.
São características morfológicas, fisiológicas ou comportamentais. É determinado pelo fenótipo, mas pode ser modificado pelo ambiente.

17 Fenótipo F = G + A (Fenótipo é igual ao genótipo do indivíduo mais a ação do ambiente). Ex.: cor de pele, textura do cabelo, tipo sangüíneo, etc.

18 Alterações do material genético

19 Introdução ● O alelo para a hemoglobina S (cadeia β ) é recessivo.
● Os indivíduos heterozigóticos (HbAHbS), portadores, são resistentes à malária.

20 Introdução

21 Introdução Agentes internos ou externos causam alterações nos genes ou nos cromossomas – MUTAÇÕES (ex: anemia falciforme, trissomia 21) Tecnologia permite alterar o genoma dos indivíduos – ENGENHARIA GENÉTICA (ex: gene da insulina é inserido em bactéria - OGM)

22 Mutações O que são? São alterações ou modificações súbitas, espontâneas, em genes ou cromossomas, podendo acarretar variação hereditária. As mutações podem ser gênicas quando alteram a estrutura do DNA, num determinado gene, ou cromossômicas quando alteram a estrutura ou o número de cromossomos.

23 Mutações O que são?  As mutações são espontâneas e podem ser silenciosas, ou seja, não alterar a proteína ou sua ação. Podem ainda ser letais, quando provocam a morte, ou ainda acarretar doenças ou anomalias.  As mutações também promovem a evolução já que determinam aumento na variabilidade genética.

24 Mutações Onde / Como ocorrem?
Por erros na replicação de DNA que antecede uma divisão celular (mitose ou meiose). Por erros relacionados com a individualização dos cromossomas, por exemplo no crossing-over, na separação de cromossomas ou de cromatídeos, durante uma divisão celular (meiose ou mitose)

25 Onde ocorrem? Nas células somáticas (durante a mitose) refletindo-se nas células, desse indivíduo, descendentes da que sofreu a mutação (ex: tumores). Na formação dos gametas (meiose) - células da linhagem germinativa - e serão transmitidas hereditariamente.

26 Mutações gênicas  As mutações gênicas são responsáveis por alterações nos genes e consequentemente nas proteínas, determinando, muitas vezes, a formação de novas proteínas ou alterando a ação de enzimas importantes no metabolismo.

27 Mutações gênicas Alteram a sequência de nucleotídeos de um gene (alteram uma ou mais bases do DNA), o que afetará a leitura durante a replicação ou durante a transcrição. Constitui-se assim um alelo, uma nova versão, do gene alterado.

28 Mutações gênicas Substituição
 ocorre a troca de um ou mais pares de bases.

29 Mutações gênicas Inserção e deleção
 acontece quando uma ou mais bases são adicionadas ou removidas, respectivamente, ao DNA, modificando a sequência de leitura da molécula durante a replicação ou a transcrição.

30 Mutações cromossômicas
Também chamadas de aberrações cromossômicas, são alterações na estrutura ou no número de cromossomos normal da espécie. Podem ocorrer nos autossomos ou em cromossomas sexuais. Podem provocar anomalias e mal formações no organismo ou até a inviabilidade dele.

31 Mutações cromossômicas Estruturais
Provocam alterações na estrutura dos cromossomos, podendo ocasionar a perda de genes, a leitura duplicada ou erros na leitura de um ou mais genes. Podem acontecer por deleção, duplicação, translocação ou inversão de partes de cromossomos.

32 Mutações cromossômicas Estruturais
Deleção / duplicação / inversão

33 Mutações cromossômicas Estruturais
Translocação

34 Mutações cromossômicas Estruturais
Síndrome do “Grito do gato” – exemplo de deleção

35 Mutações cromossômicas Numéricas
Provocam alterações no número típico de cromossomos da espécie (cariótipo). Aneuploidias - os erros envolvem apenas determinado par de cromossomos. Formam-se indivíduos cujas células possuem: um cromossoma a menos (monossomia); um cromossoma a mais (trissomia), dois ou mais cromossomas a mais (polissomia) ou sem os dois cromossomas de um determinado par (nulissomia). Poliploidias – os erros multiplicam o conjunto de todos os cromossomas. Formam-se indivíduos cujas células possuem múltiplos de n cromossomas: 3n (triplóides), 4n (tetraplóides), (…).

36 Mutações cromossômicas Numéricas - Como se originam as aneuploidias?

37 Mutações cromossômicas Numéricas Trissomia 21 (Síndroma de Down) – Aneuploidia autossómica
É a mais comum entre os natos-vivos. síndrome: forma os olhos mto característica, baixa estatura, boca pequena, atraso mental c/ grau variável, malformações cardíacas, esterilidade habitual nos rapazes, …. Têm tb uma esperança de vida inferior ao normal.A ocorrência aumenta com a da idade da mãe: - 0, caso / 1000 nascimentos qdo a mãe tem entre anos a ,5 casos / 1000 nascimentos qdo a mãe tem 46 ou mais anos. 3737

38 Mutações cromossômicas Numéricas Outras Aneuploidias autossómicas:
● Trissomia 18 (47, XX ou 47, XY +18) – Síndroma de Edwards - elevado nº de anomalias, morrendo, a maioria, antes do ano de vida; - ocorrência: 1 / nascimentos ● Trissomia 13 (47, XX ou 47, XY +13) – Síndroma de Patau - elevado nº de anomalias, morrendo, a maioria, antes do ano de vida; - ocorrência: 1 / nascimentos 3838

39 Mutações cromossômicas Numéricas Síndrome de Klinefelter (47, XXY) – Aneuploidia (Trissomia) heterossômica Testiculos pouco desenvolvidos e com nenhuma ou reduzida produção de esperma. Estatura elevada, por vezes um ligeiro desenvolvimento dos seios e as ancas alargadas. Alguns apresentam ligeiro atraso mental.  Ocorrência : 1 / 1000 indivíduos do sexo masculino

40 Mutações cromossômicas Numéricas Síndroma de Turner (45,X0)– Aneuploidia (monossomia) heterossómica
Desenvolvem características femininas apresentando contudo: - pequena estatura e reduzido desenvolvimento do pescoço; - caracteres sexuais pouco desenvolvidos e normalmente estéreis; - por vezes manifestam atraso mental.  Ocorrência: 1 / indivíduos do sexo feminino

41 Mutações cromossômicas Numéricas Anomalias gaméticas que justificam algumas Aneuploidias heterossômicas

42 Mutações cromossómicas Numéricas
 POLIPLOIDIA - Na espécie humana a poliploidia é letal. Nas plantas, não só é viável como pode conduzir a fenómenos de especiação. Como surge?

43 Causas ● As mutações podem ocorrer espontaneamente na Natureza ou serem induzidas por exposição a agentes físicos e químicos (agentes mutagénicos) Físicos - raios X, radiação alfa, beta e gama e raios ultravioleta Químicos - colquicina, gás mostarda, nitrosaminas, constituintes do fumo do tabaco, etc. ● Agentes mutagénicos ● As células possuem a capacidade de reparar muitos dos erros do DNA causados pelos agentes mutagénicos. Qdo o equilíbrio entre a mutagénese e a reparação se rompe surge a mutação.

44 Causas ● As mutações espontâneas ocorrem com frequencia muito reduzida
● Qdo a exposição é prolongada ou a intensidade dos agentes mutagénicos é elevada, aumenta a frequência das mutações. ● A exposição a agentes mutagénicos é, em alguns casos, natural e inevitável, como a exposição a fontes naturais de radiação solar, radioactividade de minerais, (…) mas, a intensidade com que atingem os organismos provoca baixo nº de mutações. ● A exposição a agentes mutagénicos pode ser deliberada: - para fins médicos (Ex: raios X); - por hábitos (alimentares ou outros); - com fins bélicos (Ex: gás mostarda, armas nucleares)

45 Cromossomos Homólogos
São cromossomos que apresentam genes para as mesmas características para as mesmas posições. Um homólogo veio do pai e outro da mãe.

46 Espermatozóide  n Óvulo  n Zigoto  2n

47 Tamanho do Pé Tamanho do Pé Cor de Cabelo Cor de Cabelo Tipo Sanguíneo Tipo Sanguíneo Temperamento Temperamento

48 P P c C Genes alelos IA IB a a

49 Genes Alelos Genes presentes nos mesmos locais nos cromossomos homólogos.

50 Homozigose Seres diplóides apresentam duas cópias de cada gene  cada um em um cromossomo homólogo. O indivíduo homozigoto apresenta dois alelos de um gene iguais, sejam eles genes dominantes ou recessivos. Ex: AA, bb, ZZ, pp....

51 Heterozigose Indivíduos que apresentam dois alelos DIFERENTES de um gene são chamados heterozigotos. Ex.: Aa, Bb, Pp, IA IB, Zz......

52 Dominância Alelos que se expressam da mesma forma nas condições homozigótica e heterozigótica são chamados dominantes. Ex: Indivíduos RR e Rr para o fator Rh são Rh+.

53 Recessividade Alelos que não se expressam na condição heterozigótica são denominados recessivos. Ex: o alelo r, uma vez que um indivíduo rr é Rh-.

54 Que tipo de gametas os indivíduos abaixo podem produzir?
AA Bb AABB aabb AAbb AaBb

55 Qual é a probabilidade de:
Um indivíduo homozigoto dominante formar um gameta A? Um indivíduo heterozigoto formar um gameta A?


Carregar ppt "Genética Conceitos Básicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google