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ÉTICA HINDU.

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Apresentação em tema: "ÉTICA HINDU."— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA HINDU

2 Certo número de valores são intimamente relacionados com a ética.

3 São os valores que determinam as opiniões, atitudes e comportamentos de uma pessoa.

4 Quando esses valores são de natureza ética, a pessoa se comportará de modo ético.

5 Esses valores influenciam a qualidade de vida e o desenvolvimento cultural.

6 Devemos ter clareza quanto aos valores que constituem ou condicionam o comportamento humano.

7 Os rituais são as pernas da religião e a ética constitui as mãos.

8 Realizar certas cerimônias pode ser importante, mas também alguns deveres e cultivar certas virtudes são necessários.

9 Somos lentos no prosseguimento do externo para o interno

10 da ação ritualística para a ação moral
- e da ação para o caráter, convocando nossa vontade a trabalhar.

11 Por que deveria fazer isto e não aquilo?
Por que deveria levar uma vida moral?

12 Uma questão ética é Qual é o objetivo da moralidade, quais suas sanções

13 Os sábios hindus que estudam esta pergunta chegam até sua raiz.

14 O modo de ver a vida moral é parte de seu modo de ver toda a vida neste universo.

15 O problema ético é parte de sua metafísica.

16 Viram um propósito universal envolvendo a criação.
O retorno do espírito dividido à sua integridade inicial.

17 Com o aparecimento do homem a evolução passa a ser voluntária e consciente e assim o progresso não se encontra em linha reta, mas em curvas sinuosas.

18 Com essa visão do universo os sábios hindus consideravam todo o progresso do homem como um aspecto do desenvolvimento que viam na ordem da criação.

19 Hinduísmo

20 O hinduísmo é a religião originária da Índia e praticada pela maioria de seus habitantes até os dias atuais.

21 Pela sua relação com todos os aspectos da vida pode ser considerado mais do que uma religião,

22 também é sistema social e legal, conjunto de noções artísticas e científicas e também filosofia.

23 Representa a vida de um povo e não somente a fé religiosa a que processam.

24 Em cada época nossos códigos morais são apenas expressões parciais do mais alto ideal que nos é revelado na religião.

25 Esta idéia é bem expressa nos Purusarthas ou fins de vida
Esta idéia é bem expressa nos Purusarthas ou fins de vida. ou “quatro objetivos da vida”

26 Kama artha dharma moksa

27 O que os seres humanos querem?

28 Kama -Prazer - físico ou emocional –

29 Não há nada de errado com o prazer, o mundo está cheio de beleza e deleites, mas nem todo impulso pode ser seguido impunemente.

30 Enquanto regras da moralidade forem obedecidas você é livre.

31 Artha Sucesso O sucesso mundano se divide em três: RIQUEZA FAMA PODER

32 “Se conseguisses todas as riquezas do mundo inteiro, ainda restariam mais riquezas e a falta delas te deixaria mais pobre.” (Gregoris)

33 O hinduísmo espera pela insatisfação do homem ao descobrir que prazer, sucesso e dever não são as metas mais importantes da humanidade.

34 O que as pessoas realmente querem?

35 existência infinita – percepção infinita – bem-aventurança infinita

36 O QUE ANIMA O HOMEM É UM RESERVATÓRIO DE EXISTÊNCIA IRRESTRITO EM CONSCIÊNCIA E BEM-AVENTURANÇA.

37 o prazer não é tudo que deseja,
é muito trivial para satisfazer a natureza humana.

38 O hinduísmo vê os objetos do caminho do desejo como brinquedos, e em determinado o ponto essa atração é superada.

39 O propósito, segundo o hinduísmo é ultrapassar totalmente a imperfeição.

40 Dharma – harmonia moral
Nesta vida a retidão é dirigir possessões e paixões a um fim espiritual. Quanto mais fazemos isso maior é o nosso progresso em dharma que significa o progresso do homem em direção à perfeição divina.

41 Moksa absoluta felicidade, liberação do samsara liberdade de espírito
é o reino de Deus,

42 A salvação não é só um processo ético, é também um processo religioso ou metafísico.

43 Simples moralidade não pode abolir nosso afastamento e pecado.

44 Sábios hindus dizem que a moksa não é através do karma ou ação moral mas através de bhakti ou jnana.

45 Enquanto estiver limitado à região da moralidade,
está sujeito à lei do karma.

46 A lei do karma é um aspecto característico do pensamento religioso da Índia.

47 A parte ética é quase a mesma em todas as religiões.

48 lei do karma é uma lei moral correspondendo à lei física de causa.

49 Nossos destinos se amoldam de uma vida para outro de acordo como uma lei orgânica que está moldada em nossas naturezas.

50 Lei de causa e efeito no mundo físico
Lei do karma atua no mundo moral.

51 A lei do karma é apenas a extensão desta seqüência invariável que vemos na vida e que vai além das limitações da presente vida.

52 Este processo continua através de várias vidas, até que a alma possa obter moksa.

53 Roupas gastas São largadas pelo corpo; Corpos gastos São largados pelo seu habitante Bhagavad-Gita, II:22

54 e o desejo de fugir desses ciclos que fundamentam a vida religiosa.

55 “A árvore do desejo nasce no coração da confusão mental, a ignorância é sua raiz, a ira e o orgulho são o tronco e o fruto provém das ações realizadas nas vidas passadas”

56 Este processo é conhecido como reencarnação ou samsara, passagem infindável pelos ciclos de vida, morte e renascimento

57 O mecanismo que une essas novas aquisições é a Lei do Karma, que enquanto doutrina significa lei moral de causa e efeito.

58 Karma são ações pessoais, boas ou más, que ficam ligadas à alma durante sua transmigração.

59 Karma determinado no nascimento prarabdha e se resolve na vida presente;

60 sanchita permanece latente durante esta vida

61 sanchyamana elaborado nesta vida, amadurece em uma vida futura

62 A influência psicológica dessa lei leva o hindu a uma responsabilidade pessoal,

63 O processo cósmico decreta que numa vida ou em outra,

64 cada um de nossos desejos será atendido trazendo consigo suas conseqüências.

65 Ao entrar pela primeira vez no corpo humano, uma jiva quer provar amplamente os deleites sensoriais possíveis devido ao seu equipamento físico.

66 Mas com o tempo fica monótono e se volta para as conquistas sociais que também se desgastam, o dever à comunidade preencherá as necessidades algum tempo.

67 A salvação consiste na liberação do samsara,
através do karma,

68 Os pontos mais importantes da moral hindu podem ser resumidos em:

69 domínio de si mesmo,

70 compaixão pelos outros, pessoas animais

71 a esmola

72 Quase todas as virtudes que o homem conhece encontram-se dentro dos deveres de cada religião.

73 Cada religião dá ênfase a poucas chamadas de cardeais que determinam a individualidade da religião.

74 As virtudes cardeais do hinduísmo são indicadas no:

75 Mahabharata Ramayana Puranas

76 Os quatro estágios da vida


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