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PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO

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Apresentação em tema: "PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO"— Transcrição da apresentação:

1 PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Consultoria PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO

2 O que é Consultoria ? Consultoria, de uma forma ampla, é o fornecimento de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor do tema. O serviço de consultoria oferecido ao cliente, acontece por meio de diagnósticos e processos e tem o propósito de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações. De posse dessas informações, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de acordo com a necessidade específica de cada cliente.

3 O que é Consultoria ? É o produto de um trabalho de co-participação, de casamento de dois tipos diferentes de “Know-How”, aquele técnico específico sobre o assunto e aquele decorrente da vivência organizacional e de conhecimento de suas peculiaridades políticas e contextuais. É um conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos interrelacionados que ocorrem no seu ambiente. É a influencia exercida por uma pessoa sobre um indivíduo, grupo ou organização, no sentido de mudar ou melhorar uma situação, seu controle direto sobre a implementação.

4 Quais os vários tipos de Consultoria ?
Organizacional - atividade que visa a investigação, identificação, estudo e solução de problemas atinentes a estrutura, ao funcionamento e a administração de empresas e entidades privadas ou estatais. Autônoma - Profissional qualificado que atua em determinado projeto de forma independente, não vinculado a uma estrutura organizacional. Associada - Parceiros de empresas de consultoria empresarial, solicitados para realizar determinados projetos.

5 Quais os vários tipos de Consultoria ?
Externa - Profissional não integrante da empresa a qual presta serviços Exclusiva - Profissional que se dedica a oferecer aconselhamento e a conduzir projetos especiais de consultoria a determinada empresa. Interna - Funcionário da empresa que, em geral, desempenha atividades técnicas. É um facilitador. Elabora diagnóstico, busca soluções para os problemas, sugere e opina.

6 OS AGENTES DE MERCADO – COMO ELES TRABALHAM

7 CONSULTORIA INTERNA É o conjunto de atividades desenvolvidas por um profissional multidisciplinar da organização, como o objetivo de desenvolver, influenciar e assessorar de forma consistente e articulada os clientes internos. Intervenção É a meta ou produto final obtido de uma atividade de consultoria. Descreve quaisquer ações que se deva adotar em relação a um sistema do qual você não faz parte. Cliente Interno É um profissional, um grupo de trabalho, um setor, departamento..., que o consultor quer influenciar, sem exercer controle direto. Por que não encantar seu cliente interno? Por que não oferecer ao seu cliente interno um padrão de atendimento de excelência?

8 Tipos de Consultoria Interna
Por Projetos - é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que diagnostica a situação-problema e propõe alternativas de solução ao cliente. Por Processos - é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente.

9 CONSULTORIA INTERNA OBJETIVOS DEFINIDOS: Prover a organização de informações descentralizadas. Facilitar a tramitação das informações. Oferecer melhor atendimento às necessidades do cliente interno, que é facilitado pela proximidade e entendimento de suas necessidades. Empregar eficientemente as informações recebidas, visando o desenvolvimento das estratégias organizacionais. Aprimorar os produtos oferecidos aos recursos humanos por meio da antecipação de tendências da área. Atuar de maneira que as ações e estratégias de RH alinhem-se às da organização.

10 CONSULTORIA INTERNA FACILIDADES
RH ligado ao negócio = agrega valor ao cliente e permite propriedade na atuação que passa a ser compartilhada O cliente interno sabe a quem recorrer A participação direta do consultor interno na área atendida propicia a criação de vínculo e confiança do gestor na função da área de RH. A multifuncionalidade do consultor interno exige uma visão generalista, otimizando o atendimento das necessidades do cliente e estimulando a senioridade do profissional de RH. A atuação direta junto à área atendida possibilita que o consultor não só desenvolva projetos que atendam as necessidades imediatas do cliente, como também avalie sua efetividade e proponha mudanças.

11 CONSULTORIA INTERNA DESAFIOS
Administrar os choques e conflitos de atuação entre generalistas (consultor – front) e especialistas (apoio). Contornar os riscos oferecidos pelo forte envolvimento com o negócio que oferece a possibilidade do consultor ultrapassar os limites de sua atuação. Na maior parte das empresas pesquisadas o consultor interno reporta-se ao RH Corporativo e ao gestor da área atendida, o que é visto como um aspecto desfavorável.

12 Consultoria interna - desafios
A clareza de papéis foi identificada como ponto crítico, já que pela proximidade de sua atuação o consultor muitas vezes pode ser visto como “tirador de pedidos”, “muro de lamentações”, “investigador”, “leva e traz”. Atender as necessidades de seus clientes internos ao mesmo tempo em que considera as políticas e estratégias organizacionais. Promover o desenvolvimento dos gerentes de linha como gestores de seus recursos humanos.

13 Consultoria interna Apesar dos desafios encontrados, as facilidades ainda imperam, ressaltando o modelo de consultoria interna como uma das formas de inovação da área de RH. Em busca de um RH alinhado ao negócio e que atenda às necessidades de seus clientes internos e externos, as empresas pesquisadas buscam atualmente a otimização deste modelo que já foi definido, por meio de seus depoimentos, como IDEAL no aperfeiçoamento de suas práticas. *Pesquisa realizada pela CATHO em 2004 com ORLICKAS, Elizenda: Consultoria Interna de Recursos Humanos. São Paulo, Futura, 2001.

14 Objetivos da consultoria interna
Prover a organização de informações descentralizadas facilitar a tramitação da comunicação e informação oferecer melhor atendimento ao cliente interno indo de encontro às reais necessidades de seus funcionários

15 Afinal ... Cabe à Consultoria Interna de RH detectar esses interesses e necessidades, empregar eficientemente as informações recebidas visando o desenvolvimento de estratégias, propondo soluções e aprimorando os produtos oferecidos aos recursos humanos. Esse modelo também tem como objetivo antecipar tendências de RH e ter sua atuação alinhada com suas estratégias e as da organização. Todos os treinamentos voltados para serviço total ao cliente menciona a importância de se oferecer excelência de serviços.

16 A consultoria interna permite atender a maioria das necessidades dos funcionários
Proximidade entre cliente e consultor Multifuncionalidade do consultor interno Rapidez na resolução de problemas Maior interação e a geração de uma relação de confiança Envolvimento com colegas de trabalho Alteração da imagem da área


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