A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Superior como Formação Científica, Profissional e Política

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Superior como Formação Científica, Profissional e Política"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Superior como Formação Científica, Profissional e Política
Luciana Oliveira

2 O ensino superior visa atingir Três objetivos
Formação de profissionais das diferentes áreas aplicadas, mediante o ensino/aprendizagem de habilidades e competências técnicas.

3 O ensino superior visa atingir Três objetivos
Formação do cientista mediante a disponibilização dos métodos e conteúdos de conhecimento das diversas especialidades de conhecimento

4 O ensino superior visa atingir Três objetivos
Referente à formação do cidadão, pelo estímulo de uma tomada de consciência, por parte do estudante, do sentido de sua existência histórica, pessoal e social.

5 cIDADANIA O QUE É MESMO? Palavra derivada de cidade.
Todo cidadão, que integra a sociedade pluralista do Estado democrático, é senhor do exercício da cidadania, a qual, em síntese, é vocábulo que expressa um extenso conjunto de direitos e de deveres.

6 cIDADANIA Tem havido avanços ao longo do tempo...

7 Promulgação da constituição de 1988
Houve avanços na constituição em termos de cidadania (5/10/1988) Exemplo: Criação do SUS – Sistema Único de Saúde. Premissas do SUS: Saúde é um direito de todos, e dever do Estado; Saúde como resultado de políticas econômicas e sociais; O SUS é organizado pelos princípios da: Descentralização, Participação da Comunidade e Atendimento Integral.

8 Processo constituinte
CRIAÇÃO DO SUS Fruto de um intenso trabalho – conformado em um espaço democrático de negociação constante, desenvolvido ao longo de diversas etapas em que um núcleo de congressistas desempenhou papel relevante, apoiado pelo movimento da REFORMA SANITÁRIA.

9 Avanços para administração pública
A Constituição de 1988 institucionalizou princípios pautados em conceitos como participação e controle social. Constata-se no texto constitucional aprovado em 1988, um conjunto de aspirações da sociedade civil no tocante à participação e à transparência na gestão pública, sendo o resultado dos processos de mobilização e das pressões exercidas por vários segmentos da sociedade. No artigo 14 ,da Constituição Federal prevê a utilização dos mecanismos diretos de participação popular, iniciativa popular, referendo e o plebiscito, na soberania popular. A partir da utilização desses instrumentos, possibilita-se a implementação inicial e gradual da democracia participativa, reestruturando o modelo de delegação de poderes

10 cIDADANIA E também alguns retrocessos...

11 Crise de valores na contemporaneidade
Há uma crise de valores vigentes, no âmbito sócio- econômico, psíquico e cultural Em nossa época o que permeia em nossa cultura é uma atmosfera de incertezas e mudanças constantes no ritmo de vida. O sujeito em presença de incertezas e riscos procedentes da liberdade de escolha vive em um ambiente que, por um lado, inviabiliza um sentimento de confiança mínimo; por outro, cria expectativas e exigências, entre elas, por exemplo, se submeter à alta competitividade, cultuar a flexibilidade, ter uma performance invejável, exaltar a competência pessoal, etc. Freud chamava “mal-estar contemporâneo” – cada época histórica convive com sua forma de mal estar.

12 Cidadania em sociedades de risco
O crescimento da individuação e o enfraquecimento da sociedade têm ajudado a criar a impressão de uma existência fragmentada, cuja principal demanda é a precaução. Em anos recentes, essa crença tem propiciado a formação de uma nova moralidade, baseada na desconfiança das pessoas, em que há um exercício de precaução e de se evitar o risco. O ambiente pós-moderno criou uma atmosfera que abalou as bases do sentimento de confiança e de segurança dos sujeitos, visto que as relações que mantinham as pessoas vinculadas perderam sua relevância. Ou seja, ao considerar o quão relevante é a confiança para o amadurecimento psíquico dos sujeitos, pode-se entender o cenário de risco contemporâneo como não sendo suficientemente bom para os sujeitos.

13 cIDADANIA Democracia Esta idéia, de exercício de um vasto conjunto de direitos e de deveres, consiste o conceito amplo de cidadania, cujo conteúdo, superior ao conceito estrito de cidadania, o qual é percebido unicamente como o exercício do direito e dever políticos de votar e de ser votado, só adquire pleno significado, no mundo contemporâneo, num Estado democrático de direito. E, normalmente, na atualidade, quando fazemos referência à cidadania, estamos falando de seu sentido ampliado.

14 democracia Perceber o pleno alcance do conceito amplo de cidadania, hoje, exige, necessariamente, o ambiente de vida e de convívio entre os homens típico e próprio de um Estado democrático de direito. Em sua acepção ampla, cidadania constitui o fundamento da primordial finalidade daquele Estado, que é possibilitar aos indivíduos habitantes de um país o seu pleno desenvolvimento através do alcance de uma igual dignidade social e econômica.

15 democracia O ambiente de vida social do Estado democrático, cujos pilares de sustentação encontram-se na admissão, na garantia e na efetividade dos direitos fundamentais da pessoa humana, em uma sociedade solidária, é tornado real através da observação de vários postulados que lhe são essenciais. São pressupostos do Estado democrático: 1) a valorização e atualidade da dignidade do homem e o reconhecimento da importância de dispensar a todos tratamento fraternal, igualitário e não discriminativo; 2) a confiança nos talentos e possibilidades latentes dos homens; 3) a segurança e o crédito nos valores institucionalizados pelas massas, como fundamentos para o progresso do bem comum e o alcance da justiça; 4) a aceitação da legitimidade das decisões tomadas por meio de processos racionais e participativos de deliberação, com o consenso da maioria, que constitui o reflexo, o resultado de debates livres entre todos; 5) o respeito aos grupos minoritários; 6) e, a compreensão de que todo o interesse geral é a síntese dos diversos interesses e idéias dos indivíduos e dos grupos, diferentes centros de poder, que integram a sociedade pluralista. Diante disso, percebe-se que, o conceito amplo de cidadania, está conectado e conjugado, porque encontra aí seus princípios básicos estruturantes, aos conceitos de democracia e de igualdade.


Carregar ppt "Educação Superior como Formação Científica, Profissional e Política"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google