A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DETERIORAÇÃO MICROBIANA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E HISTÓRICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DETERIORAÇÃO MICROBIANA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E HISTÓRICO"— Transcrição da apresentação:

1 DETERIORAÇÃO MICROBIANA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E HISTÓRICO

2 Biodeterioração no Ambiente Construído
Aspecto frequente em Edifícios brasileiros; a superfície sobre a alvenaria é mais suscetível à colonização do que a superfície sobre concreto. Alteração da cor das superfícies dos prédios e telhas pelos biofilmes. Áreas escuras são as colonizadas mais intensamente – Incidência do gênero Cladosporium.

3 Deterioração Microbiana de Material de Construção e Histórico
A Biodeterioração pode ser definida como qualquer alteração indesejável nas propriedades de um material causada pela atividade vital de um organismo. Aliados a fatores físicos (como ventos e chuvas) e químicos (como a poluição atmosférica) e fatores biológicos que participam do processo de biodeterioração estão algas, fungos e bactérias.

4 O Estudo de Durabilidade e a Biodeterioração
Condições para Ocorrência de Biodeterioração de Materiais. Água Biodeterioração Temperatura Nutrientes

5 O Estudo de Durabilidade e a Biodeterioração
Espécies de microorganimos encontrados em materiais deteriorados Aureobasidium pullulans é um tipo de levedura. Apresenta coloração escura e viscosa nas esculturas. Conídios e conidióforos típicos de Cladosporium herbarum

6 Métodos de Cultivo para Análise em Laboratório
Necessário identificar e quantificar micro-organimos através dos meios de cultivo específicos. São utilizados meios de cultura líquidos, pour plate. O método mais utilizado pois permite comparação do grau de contaminação entre várias amostras diferentes.

7 Biodeterioração do Concreto
Os primeiros registros de biodeterioração do concreto foram estudados no ano de 1945 em tubulações de esgoto de Melbourne – Austrália. No Brasil a primeira evidência de biodeterioração em concreto foram estudados em 1990 em Brasília – DF.

8 Biodeterioração do Concreto
Bactérias Quimiolitotróficas ex: do gênero Thiobacillus. No processo de biodeterioração do concreto Produzem ácido sulfúrico (corrosivo), por oxidação de gás sulfídrico

9 Biodeterioração do Concreto
Região do concreto sem biofilme Região do concreto com biofilme Imagens obtidas por microscopia eletrônica de varredura

10 A Biodeterioração do Teatro Nacional em Brasília
Imagem obtida por microscopia eletrônica de varredura em região de metal com biofilme exposto ao túnel.

11 A Biodeterioração do Teatro Nacional em Brasília
Vista do anexo do Teatro Nacional, sob o jardim e a rua, as amostras foram coletadas no teto da marquise abaixo da rua.

12 A Biodeterioração do Teatro Nacional em Brasília
Incidência de micro-organimos no Teatro Nacional - Análises microbiológicas teste positivo. Bactérias Thiobacillus + Fungos Cladosporium spp Biofilmes aderidos na superfície

13 Monitoramento Microbiológico de Água em Drenos de Barragens de Concreto
Vista da Usina de Itaipu, onde a preocupação com a prevenção da biodeterioração foi objeto de pesquisa (FOTO: Itaipu Binacional). Realizados estudos para monitorar micro-organismos com amostras de água de drenos da barragem. E.coli

14 Biodeterioração de Monumentos Históricos
Fachada em mármore da antiga biblioteca em Ejesus, Turquia.

15 Biodeterioração Poluição atmosférica influencia os processos biológicos de degradação das rochas; A poluição do ar aumenta o crescimento do Biofilme e a Biodeterioração, (amônia); Uso intensivo de combustíveis derivados de petróleo.

16 Os biofilmes podem modificar a composição química da pedra original. Mecanismos de ação dos micro-organismos nos processos de biodeterioração das pedras Poluição do ar + microorganismos, influenciam no processo de biodeterioração. Principalmente através de duas maneiras: 1) A excreção de ácidos inorgânicos ou orgânicos 2) A excreção de substâncias poliméricas extracelulares que absorvem a água formando os chamados biofilmes

17 Situação Ecológica e Poluição
Limo – subst. Verde e viscosa que se forma em lugares úmidos Situação Ecológica e Poluição A poluição do ar aumenta consideravelmente o crescimento dos biofilmes e , consequentemente, a biodeterioração. Algas e cianobactérias podem suprir as rochas com grandes quantidades de limo bacteriano. O uso intensivo de combustíveis derivados do petróleo, milhões de gases poluentes são liberados na atmosfera – (S02 e N0 e No2).

18 Organismos Envolvidos nos processos de Biodeterioração das Pedras
Líquens Fungos Bactérias quimiorganotróficas Bactérias quimiolitoautotróficas Organismos Fotolitotróficos

19 Controle dos Processos de Biodeterioração
Diagnóstico e tratamento das rochas comprometidas, que podem conter pigmentos negros, brancos, verdes e vermelhos. Um série de substâncias que podem ser empregadas para preservação, como antibióticos, enzimas, tensoativos, biocidas, entre outros. É indispensável garantir as condições de umidade e temperatura apropriadas da rocha.

20 Controle dos Processos de Biodeterioração
O Processos de restauração onde são ignorados a ação microbiana são de curta duração e podem levar a um aumento da degradação de material, assim como processo de biodeterioração.

21 Análise de Laboratório
Métodos e técnicas utilizadas na análise do estado e controle da biodeterioração de monumentos de pedras Coleta de Amostras Realizada uma seleção de locais característicos de intemperização,em seguida, retirados pequenos cubos de pedra acondicionadas em placas de petri e enviadas para o laboratório. Fotografado o local para posterior estudo das condições do ambiente. Análise de Laboratório Realizada mediante isolamento, a contagem e a investigação dos grupos microbianos e a investigação fisiológicas dos mecanismos físico-químicos de deterioração.

22 Importância da preservação e dos estudos em monumentos Históricos
Permite orientar os pesquisadores da área, na medida em que estabelece critérios e oferece base científica para a conservação e restauração do material pétreo dos monumentos históricos e também pela herança cultural na humanidade. A Casa de Cultura, monumento histórico paranaense, passou por estudos de biodeterioração.

23 Questões Qual a importância da preservação e dos estudos em monumentos históricos? Quais são os organismos envolvidos nos processos de biodeterioração das pedras? E quais os métodos e técnicas usadas na análise do estado e controle da biodeterioração de monumentos de pedras? Como é chamado o meio de cultura usado para a contagem de colônias em material de construção que esta contaminado? E Porque é o método mais usado? Para que é feito o controle dos processos de biodeterioração? O que é biodeterioração ?

24 Referências - Imagens Título. Biology Lab Study Pages.Microbiology.
Disponível em: < Acesso em: 14 mai Título. Geopolítica I. < Acesso em: 12 mai Título. Coloração de Gram. Acesso em: 10 mai

25 Referências - Imagens Título. Ataque de Microrganismos a Monumentos Históricos. Disponível em: < Acesso em: 09 mai Título.Biodeterioração de Pinturas Externas. < Acesso em: 13 mai


Carregar ppt "DETERIORAÇÃO MICROBIANA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO E HISTÓRICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google