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Kamijo K, Hayashi Y, Sakai T, Yahiro T, Tanaka K, Nishihira Y

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Apresentação em tema: "Kamijo K, Hayashi Y, Sakai T, Yahiro T, Tanaka K, Nishihira Y"— Transcrição da apresentação:

1 Kamijo K, Hayashi Y, Sakai T, Yahiro T, Tanaka K, Nishihira Y
Acute Effects of Aerobic Exercise on Cognitive Function in Older Adults Kamijo K, Hayashi Y, Sakai T, Yahiro T, Tanaka K, Nishihira Y Journal of Gerontology: Psychological Sciences, 2009

2 INTRODUÇÃO Aumento demográfico da população idosa;
Envelhecimento Declínio Cognitivo memória, associação, linguagem, comparação, atenção.

3 Melhora na função cognitiva (Hillman, Erickson & Kramer, 2008)
INTRODUÇÃO Treinamento Aeróbio Crônico Melhora na função cognitiva (Hillman, Erickson & Kramer, 2008) Treinamento Aeróbio (6 meses) Volume da Matéria Cinzenta e Matéria Branca no córtex pré-frontal (Colcombe et al., 2006)

4 INTRODUÇÃO Treinamento Aeróbio Agudo?
45 minutos: Força + Aeróbio (moderado) (Molloy et al., 1998) Melhora na Função Cognitiva de Idosos Saudáveis 35 minutos: Aeróbio (Maximo) (Emery et al., 2001) Sem Alteração na Função Cognitiva de Idosos Saudáveis

5 INTRODUÇÃO Controvérsia? Estudos Eletrofisiológicos Componente P3
em adultos jovens Amplitude: quantidade de recursos atencionais devotados à tarefa Latência: velocidade de avaliação do estímulo

6 OBJETIVOS Efeitos de diferentes intensidades de exercício aeróbio sobre a função cognitiva de adultos idosos em comparação a adultos jovens; Comparar as intensidades de exercício aeróbio em ambos os grupos em uma tarefa congruente e uma tarefa incongruente;

7 MATERIAL E MÉTODOS Amostra:
24 sujeitos (12 adultos idosos e 12 adultos jovens); sem patologia ou medicação de SNC;

8 MATERIAL E MÉTODOS Exercício Físico:
Duração: 20 minutos em cicloergômetro; Intensidade Leve: 30% VO2 máx; Intensidade Moderada: 50% VO2 máx;

9 MATERIAL E MÉTODOS Tarefa Cognitiva (“Flanker” modificada):
Duração: 8,5 minutos; Menos de 2 minutos após o exercício aeróbio; 160 tentativas; Linha de base/pós-exercício moderado/pós-exercício leve.

10 RESULTADOS TEMPO DE REAÇÃO:
exercício moderado / tarefa congruente (maior redução!) Grupo Adulto Idoso; Grupo Adulto Jovem (maior redução!); exercício moderado / tarefa incongruente

11 RESULTADOS TEMPO DE REAÇÃO: exercício leve / tarefa congruente
Grupo Adulto Idoso; Grupo Adulto Jovem; exercício leve / tarefa incongruente

12 RESULTADOS AMPLITUDE - COMPONENTE P3:
exercício moderado / tarefa congruente (maior elevação !) Grupo Adulto Idoso; Grupo Adulto Jovem; exercício moderado / tarefa incongruente

13 RESULTADOS AMPLITUDE - COMPONENTE P3:
exercício leve / tarefa congruente Grupo Adulto Idoso; Grupo Adulto Jovem; exercício moderado / tarefa incongruente

14 RESULTADOS AMPLITUDE - COMPONENTE P3: Idade x Tarefa
Adulto Idoso tarefa congruente; LATÊNCIA - COMPONENTE P3: Após exercício; Grupo Adulto Jovem / Tarefa congruente;

15 CONCLUSÕES Exercício aeróbio agudo moderado possui MAIOR eficácia em relação ao exercício aeróbio agudo de intensidade leve em melhorar a função cognitiva ao longo da vida; Mecanismos não muito bem estabelecidos


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