A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Guilherme Rieger Junqueira –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Guilherme Rieger Junqueira –"— Transcrição da apresentação:

1 Guilherme Rieger Junqueira – 7158920
Ondas no ouvido humano Guilherme Rieger Junqueira –

2 O que é uma onda sonora? Onda sonora é uma onda mecânica que necessita de um meio material para se propagar. Assim, diferentemente da onda eletromagnética, a onda sonora não se propaga no vácuo.

3 Mas como se formam as ondas sonoras?
As ondas sonoras são consideradas ondas de pressão, ou seja, ondas que se propagam a partir de variações de pressão do meio. Por exemplo, quando um músico bate em um tambor musical, a vibração da membrana produz alternadamente compressões e rarefações do ar, ou seja, produz variações de pressão que se propagam através do meio, no caso, o ar.

4 Como é denominado o tipo da onda sonora?
Esse tipo de onda é denominado onda longitudinal, pois as moléculas constituintes do meio se aproximam e se afastam umas das outras de forma alternada.

5 Ok... Já sabemos como as ondas sonoras se formam. Já sabemos qual o tipo de onda é denominada onda sonora. Resta-nos saber, como essas ondas sonoras chegam aos nossos ouvidos e algumas outras características dessas ondas com um viés no aparelho auditivo humano...

6 Como o som chega aos nossos ouvidos?
Resumidamente, o som é captado pela nossa orelha (ouvido externo), entra no ouvido médio e se depara com o tímpano, fazendo-o vibrar. O tímpano é uma membrana bem fina e muito sensível. Essa vibração do tímpano se transfere, por meio de contato com três ossículos que estão interligados: bigorna, martelo e estribo. Estes passam a vibrar e transferem essas vibrações para o ouvido interno, onde o som é transformado em impulsos elétricos. Esses impulsos elétricos são conduzidos ao cérebro pelo nervo auditivo. O cérebro recebendo esses impulsos elétricos irá interpretá-los e distingui-los como "som" que nós ouvimos.

7 Frequências e velocidade das ondas sonoras.
Dependendo da fonte emitente, as ondas sonoras podem apresentar qualquer frequência, desde poucos hertz (como as ondas produzidas por abalos sísmicos), até valores extremamente elevados (comparáveis às frequências da luz visível). Porém, nós, seres humanos, só conseguimos ouvir ondas sonoras cujas frequências estejam compreendidas entre 20 Hz e Hz, sendo chamadas, genericamente, de sons.

8 Ondas sonoras que possuem frequência abaixo de 20 Hz são denominadas infrassons e as ondas que possuem frequência superior a Hz são denominadas ultrassons. Uma característica do som é a sua velocidade de propagação. A velocidade de propagação de uma onda sonora não depende da sua frequência, mas, sim, exclusivamente, do meio em que ela se propaga. Assim, podemos dizer que, em determinado meio, as ondas sonoras se propagam com a mesma velocidade.

9 Ouvidos de outros animais
Curiosidades: Sons de arrepiar Ouvidos de outros animais

10 Sons de arrepiar Foi feio um estudo na Universidade de Newcastle (Inglaterra) e no Centro Welcome Trust de Neuroimagem (EUA), que tentasse responder porque alguns sons; como unhas arranhando o quadro negro; um garfo raspando o fundo de uma panela; ou um giz se arrastando na superfície do quadro negro nos incomodam tanto, a ponto de sentirmos arrepios na espinha!

11 As frequências dos sons que nos perturbam estão entre 2KHz e 5 KHz.
Analisando o aparelho auditivo de pessoas sujeitas à estes tipos de sons, notou-se que existia uma comunicação entre a região do cérebro responsável pela audição: o córtex auditivo, e a região ligada ao controle das emoções, a amígdala. Nessa conversa entre as duas regiões cerebrais, a área responsável pelas emoções (amígdala) mandava a parte do cérebro que processa o que ouvimos perceber com mais intensidade os sons que são irritantes para nós. Isso mesmo, ouvimos mais “alto” o que nos irrita!

12 Aparelhos auditivos de outros animais
Os cães são capazes de ouvir vibrações sonoras aproximadamente nos limites de 10 a 40 KHz. Os gatos são capazes de ouvir vibrações sonoras nos limites de 10 a 65KHz. Os elefantes são capazes de detectar vibrações infrassonoras (< 20Hz) na Terra, através de suas patas.

13 Fontes Santo Google (www.google.com.br)
Só biologia ( Jornal da Física ( Uol (

14 Fim OBRIGADO!


Carregar ppt "Guilherme Rieger Junqueira –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google