A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(Ver no site muitos artigos e entrevistas)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(Ver no site muitos artigos e entrevistas)"— Transcrição da apresentação:

1 (Ver no site muitos artigos e entrevistas)
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA: PROBLEMAS E PROPOSTAS Valdemar W. Setzer Depto. de Ciencia da Computação, Universidade de São Paulo google: valdemar setzer (Ver no site muitos artigos e entrevistas) Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

2 (Ver no site muitos artigos, entrevistas e esta apresentação)
O PROBLEMA DO USO DE MEIOS ELETRÔNICOS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES E COMO LIDAR COM ELE Valdemar W. Setzer Depto. de Ciencia da Computação, Universidade de São Paulo google: valdemar setzer (Ver no site muitos artigos, entrevistas e esta apresentação) Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

3 2. Problemas comuns a todos os meios eletrônicos 3. Problemas da TV
TÓPICOS 1. Introdução 2. Problemas comuns a todos os meios eletrônicos 3. Problemas da TV 4. Problemas dos video games 5. Problemas dos computadores 6. Problemas da Internet 7. Conclusões Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

4 1. Introdução Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

5 Pergunta: estão todos de acordo que estamos destruindo a natureza?
1. Introdução (cont.) Pergunta: estão todos de acordo que estamos destruindo a natureza? Exs.: Aumento do CO2 na atmosfera Acidificação dos mares, com desaparecimento de corais, fitoplancton etc. Possível efeito estufa (mais o metano etc.) Envenenamento do solo, da água, do ar, de plantas e animais Por agrotóxicos, adubos químicos, transgênicos, hormônios, restos de medicamentos, hidrocarbonetos dos combustíveis, pneus, medicação forçada etc. Desaparecimento de várias espécies vegetais e animais Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

6 Provavelmente todos concordaram que estamos destruindo a natureza.
1. Introdução (cont.) Provavelmente todos concordaram que estamos destruindo a natureza. Mas pouquíssima gente está percebendo que estamos destruindo os seres humanos pela poluição física; pela “poluição psicológica” feita pelos meios digitais!!! A destruição mais eficiente da humanidade: a de crianças e adolescentes Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

7 Hoje, com smartphones e tablets, eles estão disponíveis:
1. Introdução (cont.) Antigamente, para se usar TV, ou computador/Internet era necessário ir para casa ou para o trabalho. Hoje, com smartphones e tablets, eles estão disponíveis: a qualquer momento; em qualquer lugar. Isto é, o ataque tornou-se total! Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

8 1. Introdução (cont.) Em 2004, crianças inglesas de 11 a 15 anos passaram 53 h/sem, 55% do seu tempo acordadas, usando aparelhos com tela, aumento de 40% em uma década (British Market Research Bureau) No Brasil, crianças de 10 a 14 anos que usam a Internet (PNAD 2011, IBGE): 2005: 24,3% 2011: 63,6% Instituto Alana: as crianças no Brasil são as que mais veem TV. Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

9 2. Problemas de todos os meios eletr.
Vejamos as destruições produzidas pelos meios eletrônicos Infelizmente, muito brevemente O que todos os meios digitais têm em comum? Uma tela! Manfred Spitzer (2005), Vorsicht, Bildschirm! Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

10 2. Problemas de todos os meios eletr.
Quais os problemas produzidos pelas telas? Imagens virtuais, e não a realidade como se a vê, ouve, cheira, toca; sente o gosto, o peso, a forma tridimensional Mas, com movimento da imagem, querem fingir que transmitem a realidade O contrário de uma pintura, de uma escultura Crianças de até 8 anos não distinguem fantasia de realidade Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

11 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Ao ver-se imagens em movimento em uma tela (filme, animação) é impossível criar imagens interiores Ex. de pessoa andando) Prejudica a capacidade de imaginar! e, portanto, a criatividade Criatividade = imaginação + “concretividade” (di Masi) “Concretividade” (bom senso e habilidade em relação à realidade), também é prejudicada pela virtualidade Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

12 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Com crianças NADA de brinquedos eletrônicos Matam a fantasia Contra-exemplo: bonecas Waldorf Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

13 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Telas produzem inatividade física Aumento de peso Nos EUA: 1/3 pessoas normais 1/3 com excesso de peso 1/3 obesas (Sc. American, 9/13, p. 52) Dobrou nos últimos 40 anos daí um monte de doenças diabetes, cardiovasculares, depressão etc. Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

14 Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola
17/8/13

15 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Telas produzem inatividade física (cont.) Em crianças, a passividade prejudica desenvolvimento motor coordenação motora desenvolvimento dos sentidos interesse pelo mundo real Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

16 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Telas produzem distúrbios no sono Pela luminosidade à noite Bedrosian, T.A. et al. Chronic dim light at night provokes reversible depression-like phenotype. Molecular Psychiatry (2012) 1:7. (Influência de luz artificial [5 lumens vs. 150 do dia] no hipocampo de cobaias.) Pelo conteúdo Esses distúrbios aumentam enormemente a chance de doenças Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

17 2. Problemas de todos os meios (cont.)
TODOS os meios aceleram indevidamente o desenvolvimento intelectual e emotivo Talvez a pior de todas as destruições Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

18 2. Problemas de todos os meios (cont.)
TODOS os meios eletrônicos exigem muito 1. Conhecimento Para saber o que e como usar, criticar 2. Discernimento Junto com o conhecimento, para distinguir o que é bom, belo e verdadeiro do que é mau, feio e falso 3. Autoconsciência Para observar-se a si próprio quanto ao uso 4. Autocontrole Para não usar mal (tempo, frequência, não usar) Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

19 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Mas crianças e adolescentes estão desenvolvendo conhecimento, discernimento, autoconsciência e autocontrole Ainda não os têm! Ex.: criança com menos de 3 anos normalmente não fala “Eu” para si própria Isto, é, quase não tem autoconsciência Se são forçados a terem essas capacidades acelera-se indevidamente o seu desenvolvimento Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

20 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Ensinar crianças e adolescentes a usar bem esses meios é forçá-los a se comportarem como adultos Mas os adultos não estão se controlando! Falácia total: crianças e adolescentes precisam aprender a usar Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

21 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Diminuem a consciência Viciam Pode-se parar de ler um livro a qualquer momento, mas os meios eletrônicos prendem o usuário Ex.: Estadão 8/7/12, p. C1: “Pesquisa [IBOPE] feita com 350 jovens de 18 a 24 anos em cinco capitais brasileiras mostra que 59% deles digitam na direção [guiando um carro]. São torpedos, posts no Facebook, conversas em chats. ... Perguntados se acham o hábito arriscado, 80% disseram que sim e um em cada três reconheceu que não faz nada para mudar.” Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

22 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Viciam (cont.) Smith, Darling e Searles, Perfusion 26(5), 2011, pp [Of a total of 430 responders] “The use of a cell phone during the performance of cardiopulmonary bypass (CPB) was reported by 55.6% of perfusionists. Sending text messages while performing CPB was aknowledged by 49.2% ... For smart phone features, perfusionists report having accessed (21%), used the internet (15.1%), or have checked/posted on social networking sites (3.1%) while performing CPB. Safety concerns were expressed by 78.3% who believe that cell phones can introduce a potentially significant safety risks to patients.” Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

23 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Produzem um bombardeio de imagens, sons e informações Comparar com a calma de ler um livro São massificantes Prejudicam o desenvolvimento da individualidade Bom professor: Dirige-se a cada aluno em uma classe de 35 Como na pedagogia Waldorf Não têm contexto em relação ao usuário Comparar com um bom professor Dá aula hoje baseado nas aulas anteriores Dá aulas interessantes e diferentes para cada classe Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

24 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Produzem isolamento social Uso solitário Contato virtual é diferente do que o contato real Prejudica a capacidade de se ter contato real Leitura solitária: não está havendo um contato virtual! Induzem o exercício de “multitarefas” (Nicholas Carr, A Geração Superficial, Agir 2011, cap. 7) Cada tarefa é prejudicada Prejudicam a capacidade de se concentrar em uma só tarefa Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

25 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Multitarefas (cont.) Eyal Ofir (2009), Stanford Univ. “Viciados em multitarefas são ávidos por coisas irrelevantes; qualquer coisa os distrai” Michael Merzenich (o descobridor da plasticidade do cérebro, N.Carr, cap. 7) “Ao realizar multitarefas, estamos treinando nossos cérebros para prestar atenção em lixo” “As consequências para nossa vida intelectual podem ser mortais” Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

26 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Para os pais que têm uma concepção religiosa ou espiritualista do mundo Os meios eletrônicos induzem uma mentalidade materialista, fisicalista Violam a natureza de religiosidade que é inerente a TODAS as crianças Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

27 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Livros, brinquedos, são idealmente escolhidos pelos pais e professores Nos meios eletrônicos, há praticamente livre escolha por parte de crianças e adolescentes Educação “libertária” O que crianças e adolescentes precisam é de Orientação Liberdade com limites Ex: livros e brinquedos adequados à idade e ao contexto Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

28 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Há mais de artigos científicos mostrando as destruições feitas pela TV Há centenas de artigos (mais recentes) mostrando isso para video games, computadores e Internet Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

29 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Exemplos de citações de artigos contra o uso: Setzer, V.W. “Efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes” (no meu site) Atualmente cita literalmente 113 artigos e livros Sigman, A. (2013) “The impact of screen media on children: a erusovision for parliament” Cita 102 artigos científicos, todos sobre efeitos negativos Sptizer, M. (2012) Digitale Demenz Cita 362 artigos científicos, idem Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

30 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Quem é a favor do uso de meios eletrônicos por crianças e adolescentes simplesmente ou não conhece a literatura científica a respeito, ou é vendedor de software e de hardware, ou é mercenário da educação. QUALQUER BENEFÍCIO TRAZIDO PELOS MEIOS ELETRÔNICOS É INFINITAMENTE SUPLANTADO PELOS PREJUÍZOS QUE ELES CAUSAM Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

31 2. Problemas de todos os meios (cont.)
O QUE FAZER? Com crianças é possível exercer controle Não dar-lhes os aparelhos Não deixar usá-los Na casa de amiguinhos será muito menos do que em casa ou tendo um smartphone ou tablet Pedir aos pais deles para não deixarem usar os meios durante a visita Professores não devem incentivar o uso, pelo contrário Se incentivam, cometem um CRIME pedagógico Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

32 2. Problemas de todos os meios (cont.)
O QUE FAZER? (cont.) Mas e com adolescentes? Como controlar??? A juventude está “perdida”??? Minha sugestão trágica: deixar cair TALVEZ A MANEIRA MAIS EFICAZ DE SE DESTRUIR A HUMANIDADE É DESTRUIR AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES É ISSO QUE OS MEIOS ELETRÔNICOS ESTÃO FAZENDO Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

33 2. Problemas de todos os meios (cont.)
Mas não tenho esperança de que a maioria dos pais vá eliminar ou mesmo restringir o uso de video games, computadores e Internet pois não fizeram isso com a TV!!! Comodidade: “babá eletrônica” Até para adolescentes Por exemplo, ficam em casa Prevejo um futuro NEGRO para a humanidade Luta de todos contra todos? Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

34 Produz um estado mental de desatenção, de sonolência, semi-hipnótico
3. Problemas da TV Pior efeito: Produz um estado mental de desatenção, de sonolência, semi-hipnótico Já comprovado por vários estudos neurofisio-lógicos (o 1º foi o de Krugman, 1971) Mas que cada um pode observar em si próprio Tente-se pensar em cada imagem e fala: Em cerca de 1 min sente-se um esgotamento mental Percebe-se a tendência a relaxar mentalmente Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

35 3. Problemas da TV (cont.) Efeito mais importante
Telespectador é reduzido a um estado de sonolência, semi-hipnótico Já demonstrado por estudos neurofisiológicos Krugman (1971), usando EEG; No. de ondas x frequência: Leitura TV TV (anúncio Max Factor) (3 anúncios, (3a. exposição) 1a. exposição) Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

36 Estado mental de desatenção, de sonolência, semi-hipnótico (cont.)
3. Problemas da TV Estado mental de desatenção, de sonolência, semi-hipnótico (cont.) Cada um pode observar em si próprio Tente-se pensar em cada imagem e fala: Em cerca de 1 min sente-se um esgotamento mental Percebe-se a tendência a relaxar mentalmente Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

37 3. Problemas da TV (cont.) Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

38 Pensar e querer (ações físicas) inoperantes: Sobram os sentimentos
3. Problemas da TV (cont.) Pensar e querer (ações físicas) inoperantes: Sobram os sentimentos Alvo principal de todos os programas Programas que não excitam as emoções são considerados monótonos Ou se desliga a TV ou muda-se de canal ou passa-se da sonolência para o sono profundo Fórmula garantida para excitar emoções: Conflitos, violência Suspense Erotismo Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

39 A TV não tem efeito educativo Condiciona
3. Problemas da TV (cont.) A TV não tem efeito educativo Condiciona Casamento perfeito com a propaganda Induz ações e atitudes Por isso a propaganda de cigarros na TV foi proibida Cinismo: continua propaganda de bebidas alcoólicas Por não ter efeito educativo, jamais funcionou na escola Em extensão, a MAIOR tragédia que já ocorreu na humanidade Pelo menos metade da humanidade é bestificada todos os dias e noites por ela Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

40 3. Problemas da TV (cont.) O que fazer? No lar: Na escola:
O mais fácil de tudo: NÃO TER! Não há nenhuma necessidade de se ver TV Eu não vejo – leio o jornal todos os dias. Se é para ter Ver apenas programas muuuuito especiais Não instalar em lugar facilmente disponível Na escola: Usar apenas para ilustrações muito breves com DVD Repetindo e discutindo A partir da 8ª série atual (13-14 anos) Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

41 4. Problemas dos video games
Vamos tratar dos mais jogados, os do tipo “mata mata”, ou “ego shooter” De longe os mais jogados Violentíssimos Muuuuito piores do que a TV Eliminam totalmente o pensamento consciente, que é lento Condicionam pela ação, não só pela imagem Ação de violência Induzem ações (vontade) automáticas, mecânicas Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

42 4. Problemas dos video games (cont.)
É preciso ter um pensamento muito simplista e ingênuo para achar que a violência dos VGs não induz agressividade Já provado por dezenas de trabalhos científicos, no laboratório e na vida real Ex.: Anderson, C.A. e K.E. Dill (2000). Video Games and Aggressive Thoughts, Feelings, and Behavior in the Laboratory and in Life. Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

43 4. Problemas dos video games (cont.)
Agressividade induzida pelos VGs (cont.) Comportamento agressivo vem da falta de sensibilidade social e de compaixão Origem dos video games violentos: Dave Grossman, em Stop Teaching our Kids to Kill: Dessensibilização de soldados do exército americano Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

44 4. Problemas dos video games (cont.)
Agressividade induzida pelos VGs (cont.) Agressividade aparece em momentos de semiconsciência, como raiva, stress, falta de sono, emergência, medo O que fazer? No lar e na escola: não ter Não dar para crianças e adolescentes Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

45 5. Problemas dos computadores
Computadores forçam, em qualquer uso, um pensamento lógico-simbólico, algorítmico Pensamento “maquinal”, que pode ser introduzido na máquina Qualquer programa, para ser atraente, deve ser apresentado como se fosse um video game Induzem o vício por multitarefa Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

46 5. Problemas dos computadores (cont.)
O que fazer? Controlar o próprio uso Usar apenas em casa ou no trabalho Em casa, deve ficar em ambiente comum Para que se possa ver o que os filhos estão fazendo com eles Idealmente, ficar ao lado das crianças quando elas usam mas esse uso não é necessário Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

47 Apresenta um ambiente “libertário”
6. Problemas da Internet Apresenta um ambiente “libertário” Mas crianças e adolescentes necessitam de orientação Produz distração Páginas com dezenas de caixas Links prejudicam a compreensão e a memorização Prejudica a capacidade de concentração e a “leitura profunda” (N. Carr) Prejudica a sociabilidade Vício em contatos virtuais Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

48 6. Problemas da Internet (cont.)
Dúzias de pesquisas mostram que pessoas conectadas na rede Têm pensamentos apressados e distraídos Têm aprendizado superficial Não conseguem pensar profundamente É impossível pensar superficialmente quando se lê um livro “Com exceção do alfabeto e dos números, a Internet talvez seja a tecnologia mais poderosa para alterar a mente” (N. Carr) Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

49 6. Problemas da Internet (cont.)
Helene Hembrooke (2003): numa classe da Cornell University Um grupo de estudantes sem laptops Outro grupo com laptops com acesso à Internet Esse grupo “teve rendimento significativamente mais fraco nas medidas imediatas de memória” Independente de o aluno ter navegado em conteúdos que diziam respeito à aula ou não Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

50 6. Problemas da Internet (cont.)
Nielsen Co. (2008), celulares nos EEUU Enviam/recebem em média 400 textos/mês Aumento de 4 vezes desde 2006 Adolescente (teen) médio americano 2.272 textos/mês [76/dia, parece impossível] Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

51 6. Problemas da Internet (cont.)
Outras pesquisas, ex.: Morrisson e Gore (2010): The Relationship between Excessive Internet Use and Depression. Psychopathology 43:2 H. Krasnova (2013): Envy on Facebook: A Hidden Threat to User’s Life Satisfaction? 11th Intn’l Conference on Wirtschaftspolitik, Leipzig, Germany Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

52 6. Problemas da Internet (cont.)
Redes sociais Dão uma falsa impressão de sociabilidade Prejudicam a sociabilidade “olho no olho” Diminuem o contato pessoal Pessoas comunicam em geral o que gostariam de ser H. Krasnova (2012) Maior razão para depressão: inveja Em geral, comunicação de trivialidades inúteis Excitação pela curiosidade do imediatismo E saber se alguém se importou com o que foi postado Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

53 6. Problemas da Internet (cont.)
Eliminação da privacidade e uso indevido de dados O caso Google Deseja apossar-se de todos os dados do mundo Construção do perfil dos usuários Gmail: inclusive dos não registrados nele Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

54 6. Problemas da Internet (cont.)
O que fazer? Adultos Usar apenas no trabalho ou em casa Senão será uma luta permanente consigo mesmo Ver recomendações em meu artigo “O que a Internet está fazendo com nossas mentes”? Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

55 6. Problemas da Internet (cont.)
O que fazer? (cont.) Crianças Não deixar usar, NUNCA Adolescentes Dar apenas um celular como telefone, sem acesso à Internet Fazer um contrato de uso da Internet, em casa e fora dela como recomendado por Gregory Smith, Como Proteger seus Filhos na Internet, Ed. Novo Conceito, 2009 Com proibições e penalidades Local do computador em casa: em local visível por toda família Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

56 7. Conclusões Resumo Querer (ações) Sentir Pensar Rádio (notícias)
ativa, na concentração mental Querer (ações) ativa, imagens interiores e emoção do locutor ativa, a partir de imagens interiores Sentir força imagens e associações, velocidade forçada força imagens e associações, velocidade própria Pensar Rádio (notícias) Leitura Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

57 7. Conclusões (cont.) Resumo (cont.) abafa, mecaniza automatiza,
condiciona elimina, Querer (ações) desafio ativa, irreal, desafio, competição, banaliza banaliza, exagerado Sentir ativa, formal, elimina Pensar Computador Jogo eletrônico TV Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

58 7. Conclusões (cont.) Qual é a solução? (Para os adultos)
Conhecer profundamente cada tecnologia Principalmente seus impactos na natureza e nos seres humanos Dominar o uso de cada tecnologia Usar com consciência Colocar a tecnologia em seu devido lugar Ex.: o lugar correto de todos os video games violentos é no LIXO Fazer a tecnologia deixar de servir ao egoísmo e à ganância E passar a servir ao amor altruísta Pois o egoísmo é destrutivo, o altruísmo é construtivo Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola 17/8/13

59 F I M Valdemar W. Setzer – Tecnologias digitais no lar e na escola
17/8/13


Carregar ppt "(Ver no site muitos artigos e entrevistas)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google